Dúvida Animação

Por: Lucas  

Em: 18/04/2007 18:04

Olá Pessoal; Seguinte, estou fazendo uma animação e fui pego de surpresa. Vou tentar explicar rapidamente oq acontece: A animação se trata de um livro, daqueles que se abrem e uma paisagem é montada dentro (as paisagens sobem, na real é papel dobrado de uma maneira que qdo o livro abre eles montam e ficam como se fosse em 3d, chamasse pop-up book um exemplo em http://www.library.ubc.ca/spcoll/displays/kidsxmas/cards.jpg). Seguindo, o livro deve ser aberto (até então todos os objetos ficam deitados) qdo completamente aberto surgem as paisagens, logo preciso agrupar todos objetos deitados para que abram junto com a estrutura do livro, depois desagrupá-los para animá-los surgindo. Ai está o problema, qdo desagrupo ele perde a animação inicial da abertura do livro... há alguma maneira de agrupálos e em determinado momento da animação desagrupá-los sem perder a animação anteriormente feita no group? Se não tiver sido claro explico... acho que o Feitosa de uma explicação sobre isto a pouco tempo em uma animação que o personagem tinha que pegar uma xícara, mas não consegui encontrar o post aqui. Abraço Lucas
Hardcore, tudo bem ? Cara, é possivel sim, selecione o grupo vá em group/open . Note que ficam umas linhas ao redor dos obejtos do grupo, isso indica que fazem parte desee grupo ok? Dai vc pode animar normalmente os objetos separados do grupo. Depois de acabar a animaçao é só ir em group/close e pronto. Eu nao te aconselho fazer assim, eu faria com Link, de cada objeto mas grupo funciona tbm. Vlw !!!!
Ola Hardcore beleza? A maneira mas fácil que conheço é usando o Link Constraint. Vc terá um objeto onde vc aplicará o Link constraint que pode ser encontrado na Guia "motion" do max (Assing Controller > Transform:Position/Rotation/Scale> Link Constraint). No painel que ele abre os parametros te dão a possibilidade de animar o Link de um objeto em outro. Em um determinado frame o objeto estará linkado no "world" (ou seja em nada) e no frame que desejar estará linkado em algum objeto da cena. Espero ter sido claro o bastante para que entenda. Qualquer outra dúvida estou a disposição. Valeu!
Olá hardcore, tudo bem? Segue as dicas do pessoal que você conseguirá o que você deseja. Outra forma de criar esta animação, é preparar os objetos que serão aberto dentro do livro com Wire Parameters, de forma que eles se comportem de acordo com a abertura do livro. Porém não é tão simples preparar tudo isso, mas é uma alternativa.
Sergio Feitosa
ae feitosa sem graça....eu tava lendo e ja ia falar em wire mas nem deu tempo....uahuhauhauhaua então...vc usa o wire coloca para o eixo de abertura do livro manipular o eixo de abertura das partes das cenas internas, caso o giro das partes internas seja mto grande vc pode transformar a rotação para graus radianos "degtorad", ou então simplismente adicionar uma divisão por 2 ou mais no final. por exemplo: no objeto q sogre a influencia da rotação ficara assim: (X_Rotation)/2 não precisa usar parenteses em equações simples desse tipo, mas é bom pegar o costume se separar as funções pois em equações mais complexas vc deverá usar..... sim...existe matemática no max....uahuahuahuhauha
Abração Té+
Obrigado a todos! Vou testar todas opções. E aprender o lance do wire parameters. Obrigado; Lucas
Olá LeandroM, tudo bem? Eu já passei por isso também, enquanto eu respondia a pergunta, alguém já havia respondido... rs Wire Parameters nessa situação seria um pouco complicado, já que não é apenas um objeto dentro do livro que irá se virar, porque se isso ocorrer, esse objeto poderá entrar dentro do livro (interpenetrando-0). Mas pode-se também associar o Wire Parameter ao modificador Bend para controlar a encurvatura, enquanto o livro é aberto.
Sergio Feitosa
caro amigo feitosa.... ainda não entendi o pq o wire parameters não seria uma boa opção.... como disse anteriormente é só trabalhar em cima da expressão q é possivel ajeitar o ponto minimo e máximo de dobra de todos os objetos da cena....os objetos de denro não precisam necessariamente dobrar a mesma porcentagem q o livro... por exemplo...para gerar o offset do começo da dobra caso ela comece de manera desordenada (X_Rotation)/2-(H) onde o "H" é um nº qualquer + ou - q vc irá testar até encontar o ponto q deseja.... outro exemplo....caso a rotação começasse no sentido errado.... -((X_Rotation)/2) vc está dizendo q o resultado d exprssaõ interia será negativo... ai no caso é só usar a imaginação e criar funções mesmo... só para terem uma idéia....eu usei isso em rigg bem velho q eu tenho...ai depois perguntei a um colega meu q faz matemática se ele podia revisar as equações q eu gerei e qdo ele revisou ele conseguiu simplificar td, ou seja, eu fazia expressões gigantes q teriam o mesmo resultado de uma pequena...mas o q eu quero dizer é q aos trancos e barrancos pode ir montando a expressão como vier a cabeça q provavelmente vai funcionar bem, independente de ser bom ou não nisso... boa sorte e bons estudos para todos
Abração Té+
Olá LeandroM, tudo bem? Eu percebo que você tem facilidades com Expressions, eu também não tenho problema com elas, mas nem todos os usuários de MAX possuem essa facilidade de entender o funcionamento das expressões. Por este motivo que eu disse que seria complicado, até mesmo porque eu não sei o nível de conhecimento do hardcore. Sobre esse seu valor de H é igual a um teste que fiz aqui, também usei uma expressão semelhante a sua.
Sergio Feitosa
facilidades com Expressions???? eu???...uahuahuahua eu digo q tenho facilidades com gambiarras isso sim....eu sempre me dei em matemáica, mas depois do colegial nunca mais estudei...no máximo algebra qdo cursei o técnico em eletronica e a facu de desenho industrial, mas nunca me aprofundei nesse tipo de coisa.... acho q só me dei bem mesmo pq entendi a lógica disso... olha um exemplo de rigg onde o parametro polegar controla a rotação da 3º falange do polegar... -(Polegar/25)-5.6 se fosse pensar na lógica bastaria fazer assim q iria funcionar da mesma forma... (Polegar/25)+5.6 mas não sei o pq só funciona assim....uahuahuhauhau do outro jeito o offset da falange vai longe...uahuahuahuha no entanto a 2º falange resolvi apenas assim Polegar/20 ja q ela é um bone filho e agrega a orientação do bone anterior... isso são as expressões mais sussas q eu fiz...tem umas q ficaram grandes e depois de um tempo eu nem entendi mais como cheguei aquele resultado....uahauahuahuah agora uma coisa q cheguei a conclusão é q wire só fica bom mesmo para coisas desse tipo....a ação X de um elemento exerce X influencia na ação X de outro elemento...para outras coisas não funciona por nada.... eu tentei com wires no ano passado fazer em um rigg de mão um botão reset para todos os dedos, mas não funcionava, pois pelo wire se o botão reset influencia uma ação no parametro do dedo, então ele influencia o dedo e ai o slider ou spinner perdia a influencia dos dedos.... por isso q ficou louco da vida qdo vi o tuto do fabio q ele fez o q eu queria com max script e ai funciona direitinho pois vc usa uma lógica de programação e não uma lógica de cadeia de influencia.... agpra to aqui me matando para aprender um pouco de max script tb.... bem...deixa eu parar por aqui senão vira um off totip...hehehhe...foi mals...
Abração Té+

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 831

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.