Oi Heuew, tudo bem?
Este seu exemplo é maravilhoso para mostrar como é ruim não ter um Schematic Material Editor no Max.
Só o Max usa uma janela de Material Editor daquela forma para criar materiais, todos os outros grandes softs de 3D usam Schematic Material Editor.
De cara fica mais difícil para iniciantes, mas depois é milhares de vezes melhor, porque é a melhor forma de montar um material e ter acesso a todas as configurações facilmente, além de permitir ver toda a árvore do material e alterar combinações rapidamente.
Da forma que é no Max, você tem que ficar navegando por trocentos menus, em materiais complexos é um martírio, em materiais puros do Mental Ray é uma peregrinação.
O Max só oferece esse Map Navigator que você mostrou e Map/Browser, o resto está tudo nos menus do Material Editor, o que é um pé no saco.
A forma de fazer o que você quer no Max é copiar os mapas para Slots vazios no Material Editor, ai vai pegando e colocando de volta no material para inverter a ordem.
Por isso que eu acho o NodeJoe um dos plug-ins mais úteis para o Max na atualidade.
Antigamente o Max precisava de plug-ins para um monte de coisas, como Render, Hair, Cloth, líquido, entre outros.
Hoje só precisa para líquido, porque de Schematic Material Editor só tinham alguns projetos fracos pela internet.
Agora surgiu o NodeJoe que era um destes projetos e estava parado há anos, parece que agora é para valer e será de grande utilidade para todos os usuários do Max.
Acho que foi uma ótima sacada dele, porque era o que o Max estava precisando.
Se fizerem bem feito como estão fazendo, é capaz da Autodesk comprar e inserir no Max.
Porque na Autodesk só tem imbecil cheio da grana, eles não desenvolvem nada, compram dos outros, estragam e vendem para gente.
Abraços