Projeto apresentação interativa 3D

Por: isaias verdin  

Em: 04/06/2007 08:54

Caros colegas! Estou fazendo um projeto de paisagismo de minha escola, onde usarei à animação com a modelagem do cenário emitindo uma prévia do que será construido. Porém, o terreno é grande, o que consumirá muito tempo de render, então pra resolver isso, queria criar uma apresentação interativa, onde o usuário mesmo poderia andar pela escola, jardin, quadra e etc's. Andei vendo que é melhor fazer isso através do Director, e, os matriais que inclusive aqui encontrei falam mais a respeito de interagir física no cenário, onde no meu caso não é necessário. Então queria saber se isso realmente é útil pra minha apresentação, e se alguém, por colaboraçaõ, poderia dizer-me, que códigos em Lingo usaria pra apenas mover a câmera no cenário (teclas quaisquer), pois os materiais que encontrei são mais pra colisão e física do cenário. Agradeço atenção de todos.
Alguém pode ajudar? Descobri que existe algumas ações fabricadas dentro do Director, só não sei qual usar pra controlar a câmera com as teclas pra apresentar o projeto. A minha versão é demo, será por isso que não consigo exportar o projeto final? Como faço pra exportar pra ser executado em outro PC? Obrigado pela atenção!
Boas, Este semestre tive oportunidade de fazer um projecto em director. Como tinha alguns conhecimentos de 3ds resolvi inserir sprites em w3d! Não sei se é por o Director ser um producto descontinuado, mas não consegui arranjar tutoriais "decentes" que explicassem como trabalhar decentemente com o 3d em lingo... tudo o que encontrava era complicado demais. Na library que vem no Director, na secção 3D existem uma série de "acções predifinidas. Primeiro deve-se aplicar acção ao objecto w3d, depois aplica-se o trigger (por esta ordem). Para aplicar, basta arrastar para o objecto. Pode experimentar: -Abra o Director e importe para o Cast o seu objecto w3d -Insira o objecto no Stage -Com o objecto seleccionado, na janela "property inspector", seleccione "3d model", desmarque a opção DTS(direct to stage) e animation (se tiver alguma) -Na janela "Code", seleccione Library, e explore Behaviors->3d->actions. Arraste a acção "Fly Trought" para o seu modelo no Stage. -Ajuste os valores conforme o pretendido, e no campo em que pede o nome do grupo insira um nome - não deixe em branco (costumo usar o nome do objecto 3d presente no Cast) -Na janela "Code", seleccione Library, e explore Behaviors->3d->triggers. Arraste a acção "Keyboard input" para o seu modelo no Stage. -Na primeira opção selecione "Up Key" e em "Select a Group an its action" selecione "<nome_grupo>->Forward Thrust" -Agora já tem a animação para a frente, repita os dois últimos passos e insira a acção "Reverse Thruth" para fazer andar a camara para trás. -Agora é necessário não deixar o director chegar ao fim da score e acabar o filme, para isso, vamos colocar um loop no frame 1. Abra o Score, coloque a linha no primeiro frame e vá a Modify->Frame->Script... e coloque o seguinte código: [code:1:3fde146fe6] on exitFrame me _movie.go(_movie.frame) end [/code:1:3fde146fe6] - Agora carregue no play e divirta-se a andar para a frente e para tras no seu modelo :) Claro que isso é o básico, se quiser uma coisa mais elaborada é necessário "bater código", e acredite, o Lingo não é "pêra doce"!... Por isso, no meu projecto, para evitar Lingar com uma negativa, torneei o problema e fiz a animação no max, exportando para o director, usando o score para alinhar as cenas, e botões para navegar por elas... Cuidado com as texturas que por vezes ficam erradas! Por último para transformar o seu projecto num executável lido por qualquer computador tem de ir a File->Publish. Espero que tenha ajudado, qualquer duvida, é só perguntar!
Tojo_Cafunfa, e como ajudou! Muito obrigado mesmo. Era exatamente isso que precisava. Falow-se!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143170

Últimos membros registrados: GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 341

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.