Luzes e mais Luzes...

Por: AcquaBlue  

Em: 10/06/2007 01:11

Opa... Primeiramente, um olá pra comunidade! Em segundo minha duvida... Estou com uma duvida aparentemente simples. Sou novo no 3D, jas fiz algumas coisas que ficaram bem legais e talz... (http://img474.imageshack.us/img474/3005/aerofoliopn4.jpg) Ai ultimamente estava testando luzes e mais luzes em cenas simples como essa ai do aerofolio. E agora lanço minha duvida. No caso da cena do aerofolio, para o chão ter ficado totalmente BRANCO, utilizei uma luz consideravelmente forte, mas que não fez muita diferente diante de um objeto solido... Agora me deparei com esse mesmo problema se tratando de materias meio transparentes tipo vidro. Quando a luz esta media, o chão esta cinza (Sem nenhum material, detalhe), vou deixando-a mais forte e conforme vai indo, o chão vai ficando mais branco, em compensação, a luz estourada, literalmente some com o vidro XD. Eu vejo em muitas imagens que estão meio na lateral que dão para ver o horizonte da imagem, que algumas pessoas fazem com que esse "Chão" fique todinho branco, sem ter estourado a luz da forma como eu tenho feito. Existe alguma tecnica pra isso?
Bom, no seu caso eu colocaria uma Spot com sombras Ray traced, e ligaria o Final gather, assim o chao fica branco se você colocar o material branco, além do objeto ficar muito mais realístico...
Oi AcquaBlue, tudo bem? O motivo de o seu chão ficar cinza mesmo sendo branco com uma luz é que nada no mundo real é completamente branco, mas sim um pouco acinzentado, tanto que muitos dos que trabalham com 3D recomendam que você não utilize o branco total em 255 de vermelho verde e azul. Então quando você for modelar algo que seja branco em objetos procure colocar valores com intensidade 240. A única forma de um objeto ser totalmente branco é se ele for auto-iluminado. Então nesse caso, coloque um material no chão com o Self Ilumination entre valores de 10 e 50% para ele poder gerar a sombra e ficar totalmente branco. Também é possível fazer algumas jogadas de luzes que ficara bom. Outra forma também muito utilizada é você usar um material Matte/Shadow no chão. A finalidade desse material é criar uma sombra sem que o material apareça preservando o Background, é muito utilizado para fazer montagens em fotos reais. Tem um ótimo tutorial aqui na 3d1 sobre esse material. O nosso amigo Fud deu uma dica interessante, mas só poderá ser aplicado se você usar o renderizador Mental Ray e se você ainda não o conhece é melhor que você consiga obter resultados de formas mais simples, para depois aprender os renderizadores mais avançados. Gostei bastante da modelagem do seu aéreo folio. Vai ficar muito bom com os ajustes! Firmeza ai nos estudos, da uma olhada nos tutoriais da 3d1 que você encontrara excelentes dicas para seu aéreo folio! ;)
http://www.sfs-studio.com.br
Oi AcquaBlue, tudo bem? Para ficar um chão branquinho como fundo infinito, tem que fazer como o Jonathan disse, tem que usar Matte/Shadow. Porque ai você renderiza o objeto perfeitamente, gerando sombra no piso e não aparece o piso, só a sombra. Assim, no fundo você coloca a cor branca e vai ficar branco sem interferir na cena. Abraços
Opa... Vlw mesmo pessoa eraa exatamente isso que eu tava precisando =]... Valeu mesmo galera... [quote:35227c1aad]O nosso amigo Fud deu uma dica interessante...[/quote:35227c1aad] XDD Eu ri quando li isso...

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143168

Últimos membros registrados: OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt.

Usuário(s) on-line na última hora: 451

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.