Como fazer refração lateral de um Aquário?

Por: Crazyforanimation  

Em: 16/06/2007 17:43

Sabe aquela refração quando se olha o Aquário de lado e você o interior dele bem plano?Isso dá pra fazer espessano os lados do Aquário ou algum outro jeito? Valeu Ai! ;)
A Persistência leva a Perfeição!
Ei irmão, tua imagem ta show, eu tenho uma dica pra vc, se vc estiver usando o mental-ray pode fazer isso com o caustic, vai dar um ótimo efeito de refracção.
Portfólio: http://hubaleque.wix.com/in3d
Primeiro só uma correção a imagem é real foi uma foto mesmo eu vou fazer bem desse eito e esperoa que fique assim!HE!Mas mesmo assim valeu!! E Segundo.. como assim usar o Caustic, sei oque é o caustic e como colocá-lo, mas como usá lo? Valeu ;)!!
Olá Crazy.... Você pode trabalhar com material raytrace e alterar o índice de refração até obter o efeito desejado! Achei interessante a observação!! Vou fazer uns testes aqui tb.... Pra tentar recriar o ambiente precisaremos saber a espessura do vidro e as dimensões do aquário. Daí criamos 2 materiais raytrace com índices de refração 1,3 (água) e 1,5 (vidro). Daí é só modelar o aquário e a água e colocar algumas primitivas dentro d´água pra ver o que acontece, quando se olha deste ângulo. Mas é necessário trabalhar com precisão para obter resultados fisicamente coerentes no MR. Abraço! Obs.: Corrigi os índices de refração da água e do vidro. É que estes dois são tão usuais que às vezes a gente acaba trocando as bolas....
pow! denada tirmey!É porque me veio dúvida assim de repente aí eu fiquei na curiosidade!!
cara olha ae fiz alguns testes.... realmente mesmo sem ajustar perfeitamente o material raytrace funcionou muito bem na imagem 3 por exemplo repare como o teapot ficou paecendo uma imagem plana como realmente ficaria na vida real boa raytrace!
Oi gente, tudo bem? É bem simples de fazer, é apenas refração Raytrace normal, não tem nada haver com Caustics. Caustics é o efeito de refração da luz convergindo para o mesmo ponto e criando áreas de alto brilho, não tem nada haver com o aspecto visual da refração na superfície do material, é um efeito apenas da luz. Sugiro que o sk8erboy leia este artigo que explica o que é Caustics: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15357 O teste do Cesar mostra perfeitamente que é apenas uma questão de refração no material. Como o Tirmey disse, use IOR de 1,3 para o vidro e 1,5 para a água que vai dar a diferença na refração. A espessura do vidro também vai influir na diferença da refração dependendo da posição da câmera, teste que você vai perceber. Se você caprichar nessa imagem, vai ficar linda. Veja como tem Volume na água, se usar o Mental Ray, aplique um Shader Parti Volume para simular isso, vai ficar perfeito. Abraços
Pow cesar ficou do caramba sua agua bom vou mandar o meu pra vcs darem uma olhada! Já volto!!
Checa aí!! botei uns detalhes a mais e alguns ao meu gosto, mas eu entandi como se faz dependendo da espessura,o raytrace vai fazer isso automaticamente. valeu:)
Só mais uma pergunta André, essas ondulações são feitas a partir desse voume parti? primeiro o que é volume parti? E como se faz ele? Valeu!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717408.

Total de membros registrados: 143171

Últimos membros registrados: rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos .

Usuário(s) on-line na última hora: 670

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.