Como fazer refração lateral de um Aquário?

Por: Crazyforanimation  

Em: 16/06/2007 17:43

opa boa pergunta pq uma vez jah vi o andré sitando esse eskema de dar volume verdadeiro para água porem nunca intendi como se faz...se o mestre poder reponder :)
Olá pessoal, tudo bem? O Shader Parti Volume aplica um efeito de volume sobre objetos transparentes, dando a impressão de que o objeto possui volume, ao invés de apenas a área que é o normal dos objetos do MAX. Para acrescentar o Parti Volume na sua água, você irá no Editor de Materiais e no slot do seu material, você irá clicar no botão None da opção Volume que se encontra dentro do rollout Mental Ray Connection. Na tela que aparece, você irá escolher Parti Volume. Para que o Parti Volume apareça e funcione é necessário que o Render seja o Mental Ray.
Sergio Feitosa
" use IOR de 1,3 para o vidro e 1,5 para a água que vai dar a diferença na refração." Fala Andre blz borw ? Não seria 1,3 pra AGUA e 1.5 pra vidro ? Claro que vc deve usar o que ficar mais bonito mas acho que o IOR eh assim. Ow Feitosa blz meu camarada ? O Shader Parti Volume tem algunas restrições, como vc disse só funciona com mental ray (pq ele é um shader de MR) enao funciona pra animação, fora que o fato que dependendo de como vc modelou o aqguario, o efeito do Shader Parti Volume não funcionara, pela distancia que a "agua" fica da parede do aquario. Vlw !!!
Olá thunndro, tudo bem? Eu estou muito bem. Em relação a restrição da animação, qual seria a sua sugestão para resolver o problema do Crazyforanimation se fosse uma animação?
Sergio Feitosa
Recompletando boa pergunta também Feitosa!por que tipo se alguém batesse na mesa que eu botei embaixo do aquário, o que ia acontecer , teria que usar,quer dizer pra ajudar, o Real Flow não é?
A Persistência leva a Perfeição!
eu usei o volume parti e diminui a luz dentro do aquário , ficou mais realístico?
A Persistência leva a Perfeição!
"Feitosa" disse: Olá thunndro, tudo bem? Eu estou muito bem. Em relação a restrição da animação, qual seria a sua sugestão para resolver o problema do Crazyforanimation se fosse uma animação?
Mateiral Raytrace mesmo, já que estamos falando de Mental Ray que tal usar o Dieletric (3dsmax) ? Ficaria com controle total, com resultados realista e ainda pra ele modificar a malha era só afastar ela um pouco da parede de vidro do aguario. Senao me engano o Andrezao fala no cd de Mental Ray dele isso que eu acabei de colocar. vlw !!!!
Olá thunndro, tudo bem?
"thunndro" disse: Mateiral Raytrace mesmo, já que estamos falando de Mental Ray que tal usar o Dieletric (3dsmax) ? Ficaria com controle total, com resultados realista e ainda pra ele modificar a malha era só afastar ela um pouco da parede de vidro do aguario. Senao me engano o Andrezao fala no cd de Mental Ray dele isso que eu acabei de colocar.
Era o que eu imaginava mesmo. Só queria confirmar a forma que você usa, já que não se compara a minha experiência com a sua. Valeu.
Sergio Feitosa
Oi gente, tudo bem? Primeiro eu quero me desculpar pelo erro absurdo que cometi, trocando os valores de IOR da água e do vidro, com certeza é 1.3 para água e 1.5 para o vidro. Eu sei estes valores com 4 casas decimais de cabeça e cometo este erro, realmente estou ficando velho, espero que logo tenha cirurgias seguras de lobotomia, porque eu já estou precisando de uma. :) Agora, sobre o comentário do Thunndro em relação a limitação do Shader Parti Volume para animação, eu sinto discordar, pois funciona perfeitamente. O que pode acontecer as vezes é de gerar artefatos, passos na imagem ou granulados, isso se deve a baixa qualidade, o Parti Volume é pesado mesmo, para ele ficar bom precisa colocar boa qualidade nas suas configurações e o render pesa mais mesmo. Mas funciona perfeitamente em animação, abaixo está o teste que eu fiz na época do tópico sobre Caustics na caixa, criado pelo Tirmey. A água tem Parti Volume e não deu problema na animação. Também tenho uma versão deste teste com a água feita no Real Flow, onde o Mesh muda de forma totalmente e a quantidade de polígonos também, e funcionou perfeitamente. [video_url=http://www.tresd1.com.br/Temp/teste_caustics.avi,320,280] Para quem não tem o Divx, pode ver no Youtube também com qualidade pior. O efeito de Volume é muito importante em qualquer porção maior de água, em copo não precisa, apesar que tem gente que usa, mas de um aquário para cima, precisa aplicar Volume, caso contrário dá para perceber que é oco. Até no render padrão é assim, usam o Volume Fog para dar este efeito, mas não fica a mesma coisa que o Parti Volume do Mental Ray, que aceita qualquer objeto e não apenas Gizmos. Sobre o material usado para criar o vidro e a água, eu concordo com o Thunndro que a melhor opção é o Dielectric, ele foi feito exclusivamente para isso. Mas dá para criar um bom vidro e uma boa água com o material Raytrace padrão do Max. Ainda poderia usar a base do material Raytrace e aplicar um Dielectric no Surface do menu Mental Ray Connection apenas para ter um resultado melhor na superfície do material. Abraços
Andre, nos meus teste nao funcionou 100% o Parti Volume pelo que vc disse mesmo, cria umas manchas e tudo mais e ainda ficou pesado que só a praga ! Então fiz com o Dieletric (3dsmax) , ficou muito bom, rapido de configurar e ainda ficou bemmm mais leve, dai eu parei de testar o Parti Volume , mas acrdito que , como vc disse aumentando muito as configurações de render desse shader possa ficar bom, quando penso em resolver alguma questao tecnica eu penso no custo beneficio do que eu tenho que fazer pra melhorar, dai fui direto pro Dieletric e como resolveu todas as questoes nem me aprofundei mais no Parti Volume . Abração !

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 551

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.