engrenagem 3dmax

Por: nandaxv  

Em: 17/06/2007 23:12

ai galera..pleeeease! alguem me ajuda por favor!!! preciso prum trab de faculdade, de uma engrenagem..em movimento..dai, como n sei meleca nenhuma em 3d max..queria q alguem me ajudasse...ou dando um tutorial..ou uma ja pronta rs. so bastava da engranagem..o movimento dou um jeito..é beeem mais facil! nao queria engrenagem complexa n..uma simplezinha..tanto faz.. é so rpa mostrar pra mulher ..a prof retardada. bom..espero anciosa.. vlw nandaxv ;)
Olá nandaxv, tudo bem? Para criar as engrenagens, você pode criar um cilindro, conveter em Editable Poly ou Mesh e extrudir algumas faces laterais. Para animar as engrenagens, você pode animar a rotação de uma e utilizar o Reactor, ou Wire Parameters com Expressions para criar automaticamente as animações das demais engrenagens. Na seção Tutoriais da 3D1, você encontrará diversos tutoriais sobre os itens descritos acima que poderão te ajudar. Qualquer dúvida no processo, posta aqui que tentaremos ajudar.
Sergio Feitosa
Oi Nanda, tudo bem? Realmente é bem simples modelar uma engrenagem, mas não será simples animar. Para modelar, a dica do Feitosa é perfeita. Você cria um cilindro com a quantidade de segmentos igual a quantidade de dentes da sua engrenagem. Transforma em Poly clicando com o botão direito sobre o objeto e escolhendo Convert to>Editable Poly. No menu Modify, você seleciona os polígonos na lateral do cilindro, selecione um sim e um não, para ficarem intercalados. Depois, clica no ícone em frente ao botão Bevel do Editable Poly, vai abrir uma janelinha para você definir o valor da extrusão e do bevel, que faz a extrusão se afunilar um pouco, criando assim os dentes da engrenagem. Agora, para animar as engranagens interagindo será bem mais complicado. Abraços
blz pessoal! muuuito obrigada! vou fazer isso q vcs falaram! o q me resta agora é conseguir o programa, pq ate nisso to com azar essa semana..pq ja tive o prog, mas como tive problemas no pc, perdi. to termianndo de baixar..qq coisa falo copm vcs sobre duvidas.. brigaduuu bjo
Olá nandaxv, tudo bem? Segue abaixo um pequeno teste que fiz com Wire Parameters. Animei a primeira engrenagem e as demais foram rotacionadas automaticamente. No Wire Parameters, eu apenas associei a rotação entre os mesmos eixos de duas engrenagens (no meu caso, o eixo Z), interligando a engrenagem 1 com a 2, a 2 com a 3, e assim por diante. Lembrando sempre que a primeira engrenagem tem uma rotação, e a segunda engrenagem tem a rotação inversa (-Z) no Wire Parameters.
Sergio Feitosa

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143170

Últimos membros registrados: GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 343

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.