Oi gente, tudo bem?
Eu fico feliz de saber que o vídeo curso de Mental Ray está ajudando vocês, realmente precisa estudar com dedicação, porque é muita informação, são mais de 10 horas de vídeo editado para não sobrar nem um segundo, então, são 10 horas de informação sem parar, é normal ter que assistir mais de uma vez para guardar tudo.
Mas no que eu puder ajudar, por favor, postem aqui, me mandem email, não fiquem com dúvidas, vou ajudar com o maior prazer se precisarem.
O recurso de Render Passes é ideal para renderizar imagens muito mais pesadas do que a máquina suporta, você pode renderizar a imagem em quantas partes quiser e depois o próprio Mental Ray monta para você, não precisa de PhotoShop nem nada como acontece nos outros renders, que usam o Region padrão do Max para fazer isso.
No vídeo curso de Mental Ray eu explico detalhadamente a forma de usar, como o Demon e o Leandro mencionaram.
Quem quer dominar todos estes detalhes do Mental Ray, a melhor opção é o vídeo curso da 3D1, porque tudo isso está explicado detalhadamente.
Sobre outras possibilidades, ainda poderia renderizar apenas os mapas de Photons e Final Gather, desligar a máquina e renderizar a cena final depois usando os mapas salvos previamente.
Para trabalhar profissionalmente com 3D precisa ter equipamento para renderizar, render é um gargalo mesmo, sem equipamento adequado fica difícil.
O Mental Ray oferece um monte de recursos para burlar problema com máquina fraca, então, você consegue renderizar qualquer cena em qualquer computador, só que quando usa estes recursos, o tempo de render será muito maior do que seria num equipamento adequado.
Abraços