vale a pena continuar a estudar 3D?

Por: 3duardo  

Em: 02/07/2007 22:15

Olá galera 3d!! Bom venho aqui postar umas dúvidas mais crueis q me assolan, srsr Na boa, estou trabalhando com maquetes usando max e vray. Mas minha grande paixão é animação. Mas tenho algumas dúvidas: Como anda o mercado de animação no brasil? Quero me aperfeiçoar em modelagem, dá pra ganhar a vida como modelador ou seria preferivel me aperfeçoar em animação? O mercado de propaganda anda mesmo saturado? melhor é a área de games? Espero possam me dar uma força pois essas duvidas, na boa, tem me angustiado muito. Estou estudando o ZBRUSH 3 e as vezes me pego pensando: "o q q eu tô fazendo?" Obrigado a todos!
acho que estudo nunca é demais quanto maior seu repertorio maior sera a procura isso eu tenho certeza. eu estudo a 1 ano +- 3Dstudio max. quanto comecei a meche nele comecei abri pra outros softwares. after effects , premiere , photoshop , corel drawn entre outros. e quanto mais vc aprende mais coisa vc acha pra estuda. eu sinceramente acho que vc deva seguir com o seus planos. continue trabalhando com maquete 3D pq o mercado não é facil , mais tbm estude animação que é sua paixão , futuramente vc pode encontrar um trabalho na area em que vc gosta =] e aqui no Brasil tem bons profissionais , pq justamente o brasileiro estuda varios tipos de coisa. animação,iluminação,texturização,rig e etc... consegue criar uma animação do começo ao fim "sem problema" ja ai por fora , eles são mais focados para areas especificas , tanto que sempre tem um profissional soh pra texturizar , iluminar entre outros. por isso um brasileiro indo trabalhar tanto dentro como fora do Brasil tem uma certa vantagem em poder se adaptar a qualquer parte de criação. é minha opinião mais vamo ve a dos outros =] abraço ae brother
http://www.vimeo.com/pedrofernandes
valeu pela atenção pedro!!
Estou na mesma dúvida que você. Eu trabalho na area de web, manjo bastante de 3D...e quero me empenhar nisso....ateh chegar num nivel de efeitos especias niveis de cinema..nem q isso demore minha vida toda...e como vc eu tbm quero saber se vale a pena seguir esse rumo...se da pra ganha a vida com isso.
Cara, conhecimento e estudo são como saúde e dinheiro, nunca são demais! Curso as faculdades de Desenho Industrial e Arquitetura aqui na minha city, e comecei a explorar estas magnificas ferramentas que os softs atuais oferecem. Não pretendo trabalhar exclusivamente com modelagem e maquete, mas sei que estas ferramentas me auxiliarão na apresentação de meus futuros projetos! E até onde eu puder,eu prefiro fazer isto do que terceirizar. Acredito que gere um involvimento maior do projetista a seu projeto! Abraços cara! E continua os estudos!
!!! Power MODE On !!!
Blz cara? Esta realmente é uma duvida cruel...rsrs :) Na minha opinião cara, voce tem que estudar 3d por "prazer"... É meio dificil de conseguir coisas boas rapidamente, acho que a ideia seria pra longo prazo mesmo... Mas se voce gosta cara, vai fundo e não desiste não! Um dia a felicidade bate na sua porta! :) Pelo menos tenho essa esperança...rsrsrs Ai vamo levando :) Flw
Portfolio - http://cursidesign.com.br
"3duardo" disse: Olá galera 3d!! Como anda o mercado de animação no Brasil? Quero me aperfeiçoar em modelagem, dá pra ganhar a vida como modelador ou seria preferível me aperfeiçoar em animação? O mercado de propaganda anda mesmo saturado? melhor é a área de games?
O mercado é extremamente exigente, devido a concorrência. Se vc quer ter o seu lugar ao sol vc tem que ser competente. Mas isso vale para qualquer área não só para publicidade. No Brasil infelizmente é impossível alguém dizer, eu sou modelador, ganho a vida modelando, ou então animando, texturizando... Isso é coisa de americano, pois lá eles tem grandes estudios e prazos curtíssimos em relação ao grande volume de trabalhos, portanto eles tem a necessidade de muitos profissionais trabalhando em um mesmo projeto, consequentemente ocorre uma segmentação da área. Sem falara que eles tem grana pra bancar isso. no Brasil precisamos ser polivalentes, ou seja saber um pouco de tudo. E sinceramente, acho isso muito vantajoso, pois vc acaba se tornando um profissional completo e apto a qualquer trabalho. Não existe essa história de mercado saturado, existe profissional incompetente, seja o gerente, o vendedor... Se vc tem um empresa em uma determinada cidade, e a renda que vc tem nesse local não é o que vc espera, então significa que vc tem que aumentar a sua praça, aumentando a sua clientela e sua renda. Se vc não for a luta, vc não consegue nada, as coisas não caem do céu.
ola pessoal, o q tiago falou é verdade. Trabalho bem no meio dessa area de animação, sou diretor de edição em uma produtora de video. Na verdade to querendo sai dessa area mais rapido possvivel :(:( :(:( :(:(. To falando na area de comeciais. Mexer com Publicitario n da certo cara. Primeiro. Prazo curto, segundo, cliente ignorante e entre outros. Trabalha com ilustração é mais simples pq é um render so, e n é tão complexo como animação. Pq o cliente n saca q tem q ter um tempo para renderizar. na verdade eles pedem qualquer mudança tem q renderizar a maior parte ja rederizada e o pior, tem o prazo de entrega da televisão se n entregar, ele vincula sem comecial ai na certa tem um prejuizo monstruoso. Quanto a remuneração. Depende do cliente e do trabalho. Em vt de 30 secs ja faturei ate uns 8.000 conto mas tb 800. Tudo depende do cliente. Claro q só cliente como a coca e a pepsi paga o q devia ser pago de verdade. A ideia é ir para area de cinema ou de games, mas propaganda n esta com nd
3D Reality

www.3dreality.com.br
realmente cinema e games seria o q mais gostaria de fazer e falando de polivalência é verdade, srsr , já trabalhei com premiere, encore( pra autoração de DVD ) e sei alguma coisa de photoshop ainda quero aprender after mas agora estou me concentrando no ZBRUSH q está fantastico, quero muito modelar personagens cartoons. acho eles show de bola!!
pois eu sou fanatico por conecimento, estudo 3dsmax,photoshop,after,zbrush,vue,premiere, tudo de uma vez quando to renderiando no max ja vou para outro pc e comeco a estudar outro programa , ainda sem comtar os plugin que sao uns 6 ou 7 e o web designr e coisa de louco velho aqui onde eu moro eu nem sei se mercado de animacao de maquete eu sei que tem mais de animacao numca vi uma pessoa aqui de sergipe que faz animacao que e a minha grande paixao tambem, sergipe e o fim do mundo.aqui nem ecola de 3d tem.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143170

Últimos membros registrados: GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 444

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.