Não vou falar que vcs TEM QUE IR ou FIQUEM no mercado de CG no Brasil, só vou falar do eu tenho de experiencia.
Trabalho em CG a 17 anos, fiz outras coisas por diversão mas realmente vivo de CG nesse pais.
Como em toda a area, quem é bom se sobressai e vence, impreterivelmente , eu diria que é uma regra.
Existem sim salarios muito bons em CG, tanto em 3d, composição e ilustração, mas somente em grandes empresas e alguns profissionais, mas isso não acontece em todas as areas ??? Claro que sim.
O tiagodmed colocou bem: " No Brasil infelizmente é impossível alguém dizer, eu sou modelador, ganho a vida modelando, ou então animando, texturizando... ". Perfeita a visão do mercado de trabalho no Brasil, mas aos poucos as cosias vão indo pra segmentação, sai mais barato (por incrivel que pareça) e produz muito mais. Já existem algumas segmentações como artista 3d, Compositor e ilustrador mas é muito pouco , tem que ser muito mais subdividido que isso mas com o tempo vem...
Acho que no Brasil os dois grandes problemas são: Falta de visão de quem está gerenciando ou dirigindo as empresas que tem CG como produto de venda, produtoras, televiões e etc. E nós da area, profissionais que temos que nos valorizar, temos que ter postura profissonal, muitas vezes passamos por hipies , os artistas aqui são considerados amantes da arte, até somos, só que temos que ser respeitados (mostrando como é dificil fazer algo de bom nessa area) e respeitando as regras da nossa area.
Acredito que fazemos bem o que gostamos, simples assim, se vc gosta de modelar e nao gosta de rigging entao fatalmente vc vai modelar muito melhor do que riggar, pensando nisso é facil entender como os "americanos" conseguem fazer as obra primas deles.
Nossa esse é um daqueles papos que vão ficar anos pra acabar...ehehhee
Posso te falar , alias posso afirmar que no Brasil tem profissionais que tem salarios em torno de 5 mil dolares, algo perto de 10 mil reais, mas a media é bem menor que isso. Como em todas as areas tem profisonais que tem de salario o que uma empregada domestica ganha (nada contra as domesticas) e tem outros que passam dos 10 mil dolares, essa discrepancia que com o tempo acaba, mas isso são os outros quinhentos...
Vou ficando poraqui...
vlw galera !!!!