formato de video(animação)?

Por: Abilio  

Em: 10/08/2007 17:36

Valeuw tmb. aprendi mais sobre essas extensões......e os programas de edições......baita dica!!!!!!!!!
Se alguém quiser mais informações sobre o que são, para que são, como funionam... os mais diversos formatos de arquivo, pode olhar na wikipedia, lá tem tudo! Inclusive a história de cada um desses formatos. Isso pode até desmistificar alguns tabus, do tipo, esse formato é melhor que aquele pra vídeo. TGA é um formato que quando se fala em vídeo todos lembram, mas acho que poucos sabem o pq é usado. TGA é um formato usado para hardwares de vídeo como por ex a matrox, pois esse é o único formato que ela aceita importar. Por isso é um formato tradicional de vídeo. O pessoal que trabalha com Edição, principalmente o pessoal que trabalha em emissoras de TV, usa praticamente só esse formato. Mas quem trabalha com after, pode usar qualquer formato de arquivo cuja a compressão não danifique a qualidade da imagem. Sinceramente pra determinadas coisas eu uso até JPG sem perder qualidade nenhuma. As vz prefiro até usar tif do que tga, pois em determinados casos o tif é mais leve que o tga e tb tem canal alpha. Assim como o tga foi desenvolvido pra video, o tif foi desenvolvido para impressão PostScript. Mas como disse hoje em dia eu vejo isso apenas como uma questão de tabus. Um formato que não gosto muito de usar para video é o png, mas tb pode ser usado sem grandes problemas aparentes. A questão do PNG é que o alpha dele tem mais compressão que o alpha de um tif ou de um tga, nesse caso isso não é bacana, mas se a imagem for um still pra internet pode realmente ser um png. Espero ter ajudado um pouco tb.
boa dica tiago.... e concordo contigo....png para animação não é mto bom pela compressão...e aliás...seria contra a lógica de renderizar em alta qualidade para gerar o video depois.... então cara....tif realmente é mais leve q tga...a diferença é pouca, mas existe....mas eu não sei qual teria mais qualidade...depois precisaria testar para ver a qualidade máxima de cada um, mas acredito q não deve ser mto diferente não.....e mudar o q se usa agora é fogo....principalmente q o novo padrão das gráficas é o pdf mesmo.....
Abração Té+
Oi gente, tudo bem? Profissionalmente em televisão só usam o formato TGA, porque os equipamentos nem aceitam outro formato, o único formato que os equipamentos aceitam é TGA. Se quiser colocar uma tarja ao vivo, um logo de marca d'agua no canto, qualquer imagem que quiser lançar no ar, tem que estar no formato TGA sem compressão e as vezes o arquivo tem que ser gerado pelo soft do equipamento, você entra com um arquivo AVI ou um TGA normal e salva novamente usando o soft do equipamento. TGA foi feito para equipamentos de vídeo, era o formato da antiga Targa, eu acho que todo mundo das antigas já usou uma placa Targa para tirar vídeo de PC em fita Betacam. Nada imprede que faça o vídeo em qualquer outro formato, apesar que se TGA fica maior, é porque tem menos compressão e por consequência tem mais qualidade, mas até GIF aceita animação, então, a questão do formato é para manter um padrão de qualidade conhecido por Broadcast. Isso que é importante é muita gente não se liga. Por exemplo, muita gente grava em DV e mini DV e acha que tem qualidade, mas não tem, é inferior, não é Broadcast. Só que todo mundo usa como se fosse. Então, eu acho que a gambiarra começa por ai. Para fazer uma produção realmente profissional, só vai gravar em formato Broadcast e só vai trabalhar no micro usando um formato de qualidade Broadcast, que é o TGA. Abraços
CARAMBA, voces são muito feras, eu estou a alguns milhões de anos luz do conhecimento de voces. mas prometo fazer o possível para me virar com estas dicas. assim nao incomodo os profissionais com perguntas de principiantes, Valeu Deus abençoe a todos Até mais
Antes eu achava q andré era um ciborgue, mas agora LeandroM tbm não duvido. !!!!!!!!!!
auhuauahuahuahuahuhauhau não sou ciborgue não.....ja até postei uma foto no mural de aberrações(digo de fotos) da 3D1.....ahuahuahuahuha e to longe de ser como o andré....se a cabeça da gente fosse proporcional ao conhecimento a do andré iria ser tão grande q ele arrastaria no chão e não passaria nem pela porta da casa dele....uahuahuahuahuhua
Abração Té+
Eu tenho uma duvida bem legal. (hehehe duvida legal é ótimo) Ta legal, salvemos a animação em sequencia de TARGAS. Pra gravar um DVD, eu faço a sequencia de TARGAS no formato DVD (720x576?) (obs.: é claro que observando a questão dos fields e aspect.) Depois vou pra algum soft de edição (premiere), e gero um arquivo de DVD video extensão VOB e de audio e gravo o DVD ? queria saber de um soft gravador de DVD que grave o arquivo VOB da forma que ele esta gravado, sem processa-lo antes (sacam?) Pra não correr o risco do soft de gravação comprometer a qualidade da coisa falei moa moapictures
excelente topico heim...soh quero acrescentar uma coisa q o amigo leandroM falou... ".principalmente q o novo padrão das gráficas é o pdf mesmo....." na verdade naum eh q o padrão das graficas eh o pdf, eh q o pdf eh usado pra poder juntar texto e imagem em alta definição e ao mesmo tempo sendo compacto para distribuição inclusive pela web ele eh tipo um doc para materiais graficos porem se vc for mandar somente uma imagem para grafica naum cometa o erro de gerar um pdf....mande somente a iamgem alta resolução mesmo naum importando o formato...pode ser ate jpg com o tiago med flw desde q seja com baixa ou nenhuma taxa de compressão...apesar de q o jpg se degrada sozinho...soh o fato de vc abrir e salvar novamente ele jah eh recomprimido e então perde resolução.... caramba esse andre eh alienigena mesmo..... :) abraço amigos
"moacyr" disse: Eu tenho uma duvida bem legal. (hehehe duvida legal é ótimo) Ta legal, salvemos a animação em sequencia de TARGAS. Pra gravar um DVD, eu faço a sequencia de TARGAS no formato DVD (720x576?) (obs.: é claro que observando a questão dos fields e aspect.) Depois vou pra algum soft de edição (premiere), e gero um arquivo de DVD video extensão VOB e de audio e gravo o DVD ? queria saber de um soft gravador de DVD que grave o arquivo VOB da forma que ele esta gravado, sem processa-lo antes (sacam?) Pra não correr o risco do soft de gravação comprometer a qualidade da coisa falei moa moapictures
to vendo q esse tópico precisa de um pouquinho mais conteúdo....hehehehe Seguem abaixo as resoluções das mídias e seus respectivos formatos... Resolução HD DVD e Blu-ray: 1920 x 1080 - H.264 AVC (MPEG – 4) / VC-1 / MPEG-2 Resolução DVD: 720 x 480 30fps (NTSC). 720 x 576 25fps (PAL) - MPEG-1 / MPEG-2 Resolução SVCD: 480 x 480 30fps (NTSC). 480 x 576 25fps (PAL) - MPEG-1 Resolução VCD: 352 x 240 30fps (NTSC). 352 x 288 25fps(PAL) - MPEG-1 Agora vai uma opinião minha.....eu acho besteira criar vob direto do premiere....ele até faz bem isso, mas a lógica é a mesma q criar um video direto no max....é sempre bom criar o vob em um software de autoração, assim vc ja cria o dvd completo e estipula tamanho entre outras coisas..... tem vários softwares bons de autoração....dos mais fáceis de se usar e bem completo tem o DVD-Lab pro...a maior parte das coisas é feita via fluxograma....vc pode criar a imagem do dvd nele e se criar gravar o dvd tb por ele.... se vc quiser criar um dvd vob sem menu pode criar o video no premiere sim...o VOB na verdade é o mpeg com algumas informações a mais...inclusive eu ja brinquei renomeiando as extensões de vob para mpeg e alguns players q não leem vob passaram a ler os mpegs....ehhehehe para q o premiere importe e exporte arquivos vob e vc trabalhe normalmente na timeline instale a ultima versão do mainconcept q é o codec para esse tipo de coisa.... os dvd players de mesa leem mpeg1 / 2, assim vc poderia gravar um video nesse formato q o aparelho le normalmente sem precisar fazer o vob q na verdade é mais para incluir menus, entre outras coisas.... por enquanto é isso....se lembrar de mais alguma coisa eu completo mais o tópico....
Abração Té+

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 1119

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.