É verdade Thiago, é por umas coisas dessas que vale a pena investir em memória RAM e ter paciência com um sistema 64bits. Por que mesmo que você use uma imagem Jpeg compactada que pese apenas 230Kb, o render vai convertê-la para bitmap, por que render não renderiza compactação, então se essa imagem em bitmap sem compactação nenhuma fosse pesar 12mb, na hr do render mesmo q ela pese 230Kb vai gastar 12Mb, ou até um pouco mais, por ter de fazer conversão.
Então imagens grandes consomem muito mais memória do que a gente imagina na hr de um render, por que o tamanho da imagem em Kb não cresce em PA junto com a dimensão, e sim em PG... Aí se ainda for usar muitos poligonos e efeitos que consumam ainda mais memória como displace... vai tudo pro buraco! hehe
Eu nã o acho que hoje, com técnicas ja conhecidas de composição é pós, vamos precisar fazer um render super pesado que saia tudo prontinho...
Mas acho que é como o André disse por aí em algum lugar, não adianta querer fazer um render absurdo em um único PC com 3GB de ram, vai precisar de varias maquinas com uma penca de memória em um sistema 64Bits.
Abraço.