Caustics

Por: João Paulo Chaves  

Em: 14/08/2007 13:38

Alguem pode me da o toke de como utilizar o efeito de caustics no metal ray, 3ds 8.
Olá João Paulo Chaves, tudo bem? Abaixo segue um artigo que contém muitas informações sobre o efeito de Caustic: Caustics, entenda o que é, quando acontece e como criar http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15357
Sergio Feitosa
Oi João Paulo, tudo bem? Leia o artigo que o Feitosa te indicou, nele você vai ficar por dentro das questões de Caustics, é muito importante. Agora, para testar o efeito no seu 3ds max, cria um Teapot, aplica um material de vidro nele usando o material Raytrace do 3ds max. Clica com o botão direito sobre o objeto e escolhe Properties. Acessa a ficha Mental Ray e habilite a opção Generate Caustics. Abre a janela Render Scene teclando F10 e habilita o Caustics na ficha Indirect Illumination. Habilita o Radius dos Photons e aumenta a quantidade de Photons de Caustics. Vem com 10 mil, coloca uns 100 mil e renderize para ver. Deve aparecer o Caustics bem pontilhado, se não aparecer, aumente o Energy. Depois, ajuste a qualidade controlando o Radius dos Photons e a quantidade de Photons. Basicamente é assim que se faz, mas tem muitas outras questões envolvidas, no vídeo curso de Mental Ray aqui da 3D1 eu explico detalhadamente todas as possibilidades deste efeito, inclusive Volume Caustics, que o V-Ray não permite criar. Abraços
valeu feitosa, a questão é que eu ja tinha lido o artigo da tresd1 mais mesmo assim não tinha conseguido fazer o caustics funcionar, não conseguia visualizar o efeito mais com as dicas do André finalmente pude visualizar o efeito. Agora é continuar estudando e fazendo testes. Muito obrigado andre, vc desmistificou algo q para mim era complexo e agora me parece muito mais palpavél. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 544

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.