Dúvidas "mr Area Omni" do Mental Ray

Por: Jefferson Santana  

Em: 23/08/2007 07:47

Galera, bom dia! Gostaria de saber o que é aquele plano junto com o gizmo da luz? Para que ele serve? Como posso fazer aquilo na minha mr Area Omni? Valew...
Jefferson Santana
bom dia je.a...... isso aí aparece nas luzes do MR.....seria mais ou menos como a área que essa luz irá iluminar.....o campo dela está no painel modify da luz na ficha Area Light Parameters...é lá que v. irá determinar o tamanho dessa área de iluminação dessa luz....no render Mental Ray
Ola, "Daniel de Moura"... kara lá eu achei a opção de "Sphere" e "Cylinder" mas ele não fica na viewport... aumento os parâmetros em "Radius" e Height" mesmo assim não vejo esse plano na minha viewport... e o gizmo da luz do meu max é como se fosse um "Hedra" e desse exemplo que mostrei na imagem é uma "esfera"
Jefferson Santana
Bom dia pra vcs.... Então je.americana....essa luz que vc tá mostrando não é uma luz omni...essa é uma Photometric...ou é uma Target Area ou é uma Free Area...O que o Daniel disse tá certo....Vc entra no menu de Area light e com isso consegue deixar as bordas das sombras mais leves... Embora o exemplo da figura seja referente a uma luz photometric, isso pode ser feito nas mr area omni ou mr area spot também....lá vc encontra o mesmo parâmetro de Area light para configurar....a diferença é que nas luz photometric o gizmo fica visível o tempo todo, nas MR o gizmo só é visível no momento em que está sendo configurando....pra ver isso, tente usar o mouse para modificar os valores de Area light e mantenha o botão do mouse pressionado....enquanto estiver assim vc poderá ver o gizmo....outra coisa, o gizmo poderá ser em forma de dico ou retangular...isso afeta a forma da sombra... Abraço, Sander
Pow "sanderpalma" tem razão!!! Eu fiz uns teste aqui... e realmente com a luz Photométrica "Free Area" tive o mesmo gizmo que a imagem acima... já observei tutoriais... aonde o pessoal usa esse tipo de luz nas janelas... é isso mesmo? E porque na janela? Se na mesma cena usa uma luz do sol, como uma Spot ou um IES Sky...??? Não intendo isso!
Jefferson Santana
olá je americana, acontece que quando se utiliza uma luz para simular o sol, como uma direct, por exemplo, em uma cena interna, esta luz não gera aquela sombra difusa causada pela iluminação indireta, como ocorre no mundo real. Um dos motivos para a adição dessas luzes nas entradas de luz (portas, janelas) é gerar estas sombras e uma iluminação extra ao ambiente, deixando a cena mais real ;)
Doe medula óssea! Doe vida!
Pow "tirmey"... valew...!!! Vou começar a fazer uns estudos e testes sobre isso! Bacana valew mesmo.
Jefferson Santana

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 671

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.