boa tarde Mateus, posso lhe falar sobre minha experiência. Sou formado em Publicidade e Propaganda pela Unisinos aqui no RS. De todas as cadeiras do Curso de 58 no total, 10 tiveram contato com a área da criação, usando desde computadores (softwares como Corel e Photoshop) câmeras fotográficas, Filmadoras Beta e VHS (usando softwares nas ilhas de edição como o Director e o Final Cut entre outros). Porém, não havia cadeiras específicas em que se aprendia a usar os softwares (Corel, Photoshop, Page Maker, After Effects, 3D, Director entre tantos outros usados para área da comunicação), v. deveria ter aprendido em algum curso ou na marra mesmo......precisava usar os programas...mas v. já deveria saber.....hoje nuam sei se há cadeiras em que se aprende a usar esses softwares.,....penso que deveria ter.....seria mais fácil.....
Agora os cursos em que se usa a Computação Gráfica, são vários, como a Publicidade, o Jornalismo (sim para montar um jornal, v. precisa saber sobre o page maker ou o mais atual o In Design, o Relações Públicas...isso só na área da Comunicação. Mas e o pessoal da Engenharia? da Arquitetura? com o Cad?...tmb é CG......o pessoal da Biologia...da Geologia com os softwares de hoje, tmb precisam saber do uso deles...que de uma forma ou de outra irão ter de imprimir seus trabalhos para serem apresentados ou mostrados através de multimídia.
Agora, a área em que vejo maior uso da Computação Gráfica é a área da Comunicação. Embora outras áreas também usam computação gráfica como a área da Arquitetura e Engenharia Civil.