Ajuda na modelagem de uma arvore!! [b]URGENTÍSSIMO!!![/b]

Por: DigitaliJapa  

Em: 29/08/2007 11:56

[size=18:d9b8138898][/size:d9b8138898]E ae pessoal blz!! Bem eu trabalho na area de computação grafica ja faz um tempo, minha especialidade é o after, mas tambem faço muita coisa com o Max, só que agora estou precisando d uma ajuda muito importante!! É o seguinte: Tenho q fazer uma animação de uma arvore, bom modelar uma arvore é facil, mas o problema é que a animação q o cliente pediu requer q ela apareça germinando, crescendo e crescendo formando as folhas e tals até ela fica grande (adulta) e isso ta me deixando doido, procurei em vários foruns do mundo todo e num achei nada, ja vi esse tipo de animacão muitas vezes sei que é complexo mas se alguem puder me ajudar, já tentei o modificador Morph...mas fica uma ..##%*& estou achando q isso é só possivel por script...bem não sei, pois tambem num manjo nada de script!! se alguem puder me ajudar ficaria muito grato mesmo!! um abraço!!
usa o programa xfrog que tem plug-in que importa no max e vai fazer a animação germinando até biologicamente correta.
Blz mano, vou tentar!! Muito obrigado, logo mando resposta se deu certo ou não
Caramba, não deu certo, to fuçando o Xfrog mas ele é muito limitado, e quando exporto para 3DS ou OBJ ele não exporta a animação, e ele só exporta a malha pronta, cujo, o que mais me interessa é a animação, ele tambem tem um plugin de conecção com o Max, e eu to com o Max 9 e o plugin naum ta rolando por falta de compatibilidade, to tentando achar algum tutorial que me possibilte isso dentro do max mesmo, mas não acho nenhum tutorial ou plugin que faça isso, ja estou começando achar que isso só é possivel através de script, mas to tentando achar, pois preciso de algo realista!! Bem se alguem saber de um jeito por favor me ajudem, pois preciso disso urgente!!
"DigitaliJapa" disse: Caramba, não deu certo, to fuçando o Xfrog mas ele é muito limitado, e quando exporto para 3DS ou OBJ ele não exporta a animação, e ele só exporta a malha pronta, cujo, o que mais me interessa é a animação, ele tambem tem um plugin de conecção com o Max, e eu to com o Max 9 e o plugin naum ta rolando por falta de compatibilidade, to tentando achar algum tutorial que me possibilte isso dentro do max mesmo, mas não acho nenhum tutorial ou plugin que faça isso, ja estou começando achar que isso só é possivel através de script, mas to tentando achar, pois preciso de algo realista!! Bem se alguem saber de um jeito por favor me ajudem, pois preciso disso urgente!!
E ai DigitaliJapa, olha só é sempre bom antes de qualquer coisa vc dar uma olhada nos tutoriais aqui do fórum. Tem um ótimo tutorial exatamente sobre isso, que foi escrito pelo Andre. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=21662 O xfrog é usado para criar as plantas. Mas o plugin de conexão do xfrog com o max se chama onix tree e é nele que vc vai fazer a animação. Da uma olhada no tutorial do Andre que vai exclarecer todas as suas dúvidas. ;) Tem um outro plugin para o max que é usado para animar plantas, tb é muito bom, se chama Natfx.
Olá Tiago, eu acho que você se confundiu com os plug-ins. O OnixTree é um programa para fazer planta e tem o plug-in TreeStorm que importa as plantas dele para o Max. E tem o programa X-Frog da GreenWorks que faz plantas super realistas e tem um plug-in próprio dele para importar no Max. No X-Frog a animação é feita no programa e o plug-in aceita ler a animação no 3ds max. DigitaliJapa, você não pode exportar em 3DS ou OBJ porque ai a animação não vai mesmo, tem que salvar no formato do X-Frog e abrir com o plug-in próprio dele, só assim que terá a animação. O X-Frog não é limitado não, é biologicamente correto e permite criar plantas ultra realistas, mas não é um programa simples. Tem um tutorial aqui no site que explica como fazer a integração do X-Frog com o Max, não sei se fala do plug-in ou se usa 3DS, dá uma olhada lá, o link é esse: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=14043
Hehehehe, é isso mesmo supermax, lembrar tanta coisa de cabeça é dose!
Oi DigitalJapa, tudo bem? Com um bom conhecimento de 3ds max e uma boa paciência dá para criar essa animação com realismo dentro do próprio Max sem plug-in nenhum, só usando Particle Flow e modificadores. Mas é claro que facilita muito usar um programa como o X-Frog ou um plug-in como o NatFX citados pelos amigos. Mas mesmo com plug-in ou programas próprios para isso, só vai ficar realista depois que tiver total domínio sobre o programa ou plug-in, pois cada um tem seus macetes e não aprende do dia para noite. O X-Frog é muito bom, veja as plantas que você pode criar com ele na galeria do site da GreenWorks, ele é super realista, mas não é simples de usar. O OnixTree que o pessoal comentou também é mais simples, você faz fácil uma planta com ele, mas não anima crescendo. Realmente não é uma animação simples de fazer com realismo, mas eu creio que a melhor opção seja o X-Frog. Abraços
valeu a ajuda pessoal, mas como o tempo que eu tinha para entregar esse freela era curto e como num ia dar pra mim aprender usar o xfrog assim taum rapido eu com muita cara de pau consegui convencer o cliente a deixar de lado essa ideia de arvore crescendo e tals, agora ela ja aparece grande!! rssrs....bem mas, obrigado por todos pela ajuda, mas ainda mais tarde quero tentar fazer essa animação sem compromisso, só para aprender e se tiver uma outra oportunidade aprender fazer e tudo, talvez se eu conseguir e der na telha posso até fazer um tutorial.....bem quem sabe, né? mas isso é pra futuro, ...........muito obrigado a todos pela força, espero um dia retribuir a ajuda d alguma forma!!
Oi DigitaliJapa, tudo bem? Você já viu o teste de crescimento que eu fiz com o Particle Flow há alguns anos atrás para mostrar para um leitor? Está lá na seção Modelos>Cenas para Estudo. Estudando este arquivo você aprende como fazer uma planta crescendo, eu uso justamente uma planta no exemplo. Primeiro caem algumas partículas no piso, como sementes, e de cada partícula nasce uma planta, você só precisa estudar essa segunda parte do nascimento. Este é o link para a página que tem o arquivo: http://www.tresd1.com.br/modelos.php?t=13933&&start=15 O nome do arquivo é "Exemplo de animação de plantas com o Particle Flow" Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 816

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.