Render para animação?

Por: Savino  

Em: 11/09/2007 18:25

Salve moçada da 3D1!!! Entao, to aqui de novo com uma duvida um tanto quanto grande e acho que soh voces mesmo para me ajudar!! Antes de mais nada, devo acrescentar que ja dei uma pesquisada boa na net, mas nada como obter respostas objetivas pra perguntas objetivas! Entao vamo lah: Estou querendo muito fazer um curta (coisa de 5 minutos pra menos) de ficção cientifica! Nada muito serio, coisa de amador mesmo... soh pra realizar um sonho de pre-adolescencia, quando via os videos de introduçao de vaaaarios joguinhos de computador! Estou tambem querendo fazer tudo no 3DS, ja que nao entendo muito bem de pós-produção e, pelo menos ateh o momento, nao tenho tempo pra me dedicar ao estudo de um outro programa... entao, vamos as perguntas: 1 - Com qual renderizador eu consigo a melhor relaçao tempo/qualidade? ScanLine, MR ou Vray!? (nao quero gerar discussao, quero soh saber os pontos fortes e fracos de cada um pra animaçao) 2 - Eh possivel, com ajuda de plug-ins e scripts, conseguir efeitos como laser, explosao, fumaça, derbis? Da pra fazer isso usando soh o max, sem plugins? 3 - Frames e resoluçao? Qual eh o ideal pra um curta que vai ser exibido no maximo no youtube ? (que no caso seria pra vcs mesmo, nao imagino nenhum outro publico) Acho que a principio minhas duvidas sao essas... devo ir postando mais a medida que a ideia for tomando corpo!! Agradeço desde ja qualquer ajuda e qualquer respota que puderem me dar!!! abraços!!!!!
Su-render the world!
Para animação com um bom grau de fotorealismo eu sugiro o mental ray, mas você não vai conseguir escapar da pós produção, senão sua animação ficará inviável. É possivel por meio dos recursos báscos padrões do max fazer um laser muito melhor do que com plugins, um laser de photons, que reflita nos espelhos e rebata por exemplo. Fumaça e explosão também não são dificeis de conseguir sem plugin, só vão requerer um conhecimento bom de sistemas de partículas. O que é Derbis? No youtube a resolução será convertida à 320x240, mas é uma resolução muito ruim, e não encaixa no enquadramento de um tv por exemplo, o ideal para PC é 640x480, vai ficar bom ,não importa como, daí você pode postar um link para baixarmos a animação. Vc diz que não imagina outro publico, mas imagina que a sua animação fique boa, e você queira colocá-la em um portfólio futuramente, por isso é bom fazer em 640x480. Mas pode se preparar, não vai consegir fazer sair tudo pronto do max, after e premiere vão ser indispensáveis. Não só para a pós, mas também os sons e edição. Sugiro a você agariar um bom conhecimento de Matte Paint, que vai agilizar muito o seu trabalho, Bake texture também, pois não vai querer calcular iluminação de frame de por frame né? Agora que você está prestes a dar o primeiro passo para fazer a sua animação, comece pelos conceitos de personagens e objetos que vão aparecer nela, e depois faça um story board, script. Quelquer coisa que precisar, estamos aí. Abraço!
Olha fera, não sei se podemos ajudar muito na escolha do render. Acredito que isso vai depender de uma série de questões e critérios que você deverá assumir. Renderizar animação é bem diferente de renderizar uma imagem. Acho que só você poderá analizar e chegar a conclusão por qual caminho seguir. Leve em consideração seu equipamento, tempo, conhecimentos, e principalmente, procure adiantar na sua cabeça o básico de como será o curta. Através dessa projeção, procure buscar detalhes que diferenciam os renders. Se você quer uma animação com gi por exemplo, acredito que o mental ray é interessante, por que otimizando os seus valores, você consegue um resultado bom e rápido. Já com o Scanline, ou você tem que ser bom de Fake, ou levará muito mais tempo usando o Light tracer dele...Características como pelos, transparência, reflexos e gi, acredito que podem ajudar você a decidir por qual render optar. A forma mais rápida, é usando fake. Uma imagem poderá levar apenas alguns segundos de render. Em uma animação de cinco minutos, você terá no mínimo cerca de 4500 frames, se usar 15 frames por segundo. Por isso o tempo de render deverá, principalmente para nós, que dispomos de equipamentos humildes e únicos, é um fator determinante. Na sua segunda pergunta, acho que já respondi na primeira. É analizando esse conjunto de efeitos e outros determinantes que você chegará a que render usar. Até penso que tendo um bom conhecimento em mental ray e scanline, acredito que você obterá bons resultados em ambos. Talvez o fator determinante seja o seu conhecimento. Para gerar esses efeitos, apenas com o render, requer mais domínio sobre ele, o que depende apenas do seu knowledge. Na terceira pergunta, acho que também vai depender do seu equipamento. Se você tiver acesso a uma boa extrutura e disposição, acho que seria interessante optar por renderizar numa boa resolução. Depois você converte ele para baixa, para youtube da vida. Claro, tudo dependerá de muitos fatores...Equipamento, os tipos de efeitos na cena, como você pretende alcançar esses efeitos, através de fake ou de cálculos... Acho que os fatores determinantes, são quais desses renders você domina melhor, o tipo de resultado que você pretende alcançar, seja realista ou estilizado... Em animação, terá outras pessoas que poderão lhe ajudar muito mais que eu fera... Abraços
É bom fazer em 720 x 480, que é o formato de TV. Dai vai poder usar em TV e se quiser pode reduzir para PC (640 x 480). Pode converter para qualquer formato menor, o ruim é fazer menor e ter que usar num formato maior, ai fica feio. Então é bom já fazer no formato de TV, que é o padrão para vídeo, 720 x 480.
O que o Bisewski disse tem muita razão, tinha até me esquecido de citar a técnica de Fakeosity, que vai te ajudar muito a diminuir o tempo de render. Como eu disse antes, além de fakeosity é normal fazer um bake da iluminação da cena nas partes que não vão sofrer mudanças. Pois ao invés de calcular a iluminação frame por frame, como com GI normal, ou fakeosity, essa iluminação ja estará agregada na textura. É claro que nas partes da cena que for haver mudanças na iluminação, ou até mesmo sombras, e etc. Terá de ser feito com GI, Ou Fakeosity, que no caso é mais interessante. Mas o que mas vai te interessar é fazer a animação em vários passes diferentes... por exemplo, renderizar o cenario de fundo separado do cenario principal, renderizar os personagens separados dos cenarios, as sombras separadas de tudo, para poder ajustá-las melhor depois. Isso fa o tempo de render cair vertiginosamente também, e dá muito mais controle sobre o aspécto final da cena. Quanto às explosões, dá pra fazer no max, sem plugins nem nada, existe o afterburn, que é muito usado para esse efeito, mas ele é bem complicado, é tão complicado de deixar bom quanto fazer direto no max sem plugins. rsrs Só que é claro q o afterburn tem um sistema volumétrico mais rapido do q o padrão do max, até mesmo mais rapido do q no mental ray, Isso eu não posso negar, pois ja tive algumas experiencias com sistemas de particulas, afterburn, fumeFX e seus respectivos efeitos com os recursos padrão do max. Desculpa pelas palavras que estão saindo juntas, (SPACE defeituoso) Vou consertar. Abraço.
Fala Galera!!! Nossa... informaçao demais em pouco tempo! uahuahuahuahuahuahuahuah Vou responder a todos, de uma forma geral, pra ficar mais simples!!! O lance da animaçao eh, como falei, bem simples! Vai ser uma animaçao no espaço, com naves, cruzadores, caças e essas coisas! Uma cena de guerra tradicional! hehehe A historia ja tah mais ou menos na minha cabeça, basta passar pro papel e depois pro max!!! :) Sobre a resuloção vou seguir a dica do supermax ja que, sinceramente, nao preciso me preocupar com tempo de render... pode levar 2 anos pra ficar pronta que noa tem grilo, nao tenho prazo mesmo!!!! Sobre a fakeosity: Eu ja tinha ouvido falar, tem ateh um camarada aqui no forum que manda muito nela, Paulo Dias, eu creio. Mas nao sei ateh onde isso cabe num cenario espacial! O maximo que haverá em termos de iluminaçao eh uma ou outra cena onde mostra o interior de um cruzador, uma fighter bay, por assim dizer... Quanto ao render: Bom, eu conheço alguma coisa de mental ray (que eh o que tenho estudado) e algo de scanline (mas muito menos que MR). Vray eu conheço o que 99,9% das pessoas conhecem, ou seja, o tutorial de iluminaçao lah do.... do... eskeci o nome do camarada, eh Adm aqui na 3D1 eu acho... Quanto a personagens: Bem, vao ser naves, no maximo um piloto ou outro, mas com capacete 100% fechado (nao tenho a menor noçao de modelagem organica, facial entao....) Os modelos eu ja tenho ideias e inspiraçoes o bastante aqui... hehehe Agora, o qeu to em duvida mesmo eh sobre plug ins ou max puro, o qeu usar e como usar. O Caio citou o After... eu ja consegui fazer algo com ele, mas se nao me engano ele nao funciona no MR, o que, a principio, pra mim conta muito.... Nao conheço nenhum que faça isso no MR, por isso talvez eu opte pelo max puro mesmo! Outra coisa que pesa na minha decisão eh o que o Caio citou: reflexos e iluminaçao dos efeitos! Fica dificl usar plugins, como o KY Trail ou mesmo o video-post do max quando isso nao gera reflexo... entao, to completamente perdido! auhuahauhau Sobre Matte-painting: Tah, ja ouvi falar.... Sobre Bake Textures: Heim!??!?! No fim, o que eu preciso mais eh orientaçao sobre como organizar uma animaçao. O basico eu sei, que eh a modelagem e (acho que sei) animaçao do tipo de personagens que proponho! Qnt ao render, acho qeu fico no MR mesmo, a nao ser que me caia no colo um super estudo de Scan pra eu poder me dedicar sem ficar pesquisando demais (eu ja sei onde encontrar os estudos que preciso do MR, por isso ganho tempo ficando com ele). No mais, ainda vem mais duvidas, assim qeu organizar melhor minhas ideias e poder passar pra vcs mais claramente o qeu pretendo do max!! PS: Tah.... a gente fala depois de pos-produçao, que pelo visto, ninguem escapa!
Su-render the world!
Ah, se o cenário vai ser o espaço aberto, esqueça o Bake então.. hehe, seria util para texturizar iluminação de cenario de fundo. Q no seu casó será o espaço. Bem, mas eu acho que vai precisar fazer fake sim, pois mesmo no espaço a luz reage da mesma forma do que aqui na terra quando iluminar as naves, então vai ter sombra e softshadows geradas pelo rebatimento dessa luz na geometria das naves... só não vai ter luz ambiente. Quanto ao lance das explosões, o afterburn não vai renderizar no mental mesmo, se for usar ele terá que compor no combustion, ou after effects depois, mas compor é super facil, o dificil é fazer uma explosão decente. Mas não se desespere, qualquer duvida eu vou poder te responder com certeza, pois eu ja animei explosão com afterburn e com recursos padrão do max também. Quanto aos lances de lazer, não é dificil de fazer, você vai ficar surpreso de como é facil. No grupo de estudos do mental ray tem uma parte em que o André Vieira posta uns testes de laser, e depois eu mesmo fiz os testes e coloquei lá informações sobre ele, é um laser de photons, poderia ser feito com caustics por exemplo e refletir nos objetos. Mas pode fazer o laser com video post, vai aparecer no reflexo sim, sem problemas. Pode fazer o Laser até com o Final Gather, com o shader Glow. Não será problema. Abraço.
Hmm, vou dar uma olhada nesse laser entao! Agora, quanto ao lance do video-post... eu fiz uma vez o classico sabre de luz e nao consegui de forma alguma o reflexo nele... achei estranho isso! Agora, me explica uma coisa, tem como usar o afterburn no combustion?! Acho que nao entendi muito bem!!!!
Su-render the world!
Não é usar o Afterburn no combustion, você vai renderizar o afterburn no scanline e compor ele com a cena original renderizada no Combustion, mesmo se for fazer sem o afterburn eu te aconselho renderizar esses efeitos separados da cena, pois se for fazer junto vai demorar bem mais e pior, não vai ter o menor controle sobre os efeitos, renderizando separado você vai poder mudar todos os aspéctos depois na composição. Como eu disse, para o laser aparecer no reflexo, existem mil e umas maneiras de fazer, não se preocupe quanto a isso, o laser q tem no Grupo de estudos aparece no reflexo por exemplo. Abraço.
Pois eh Caio... procurei esse topico sobre o laser e soh encontrei um que infelizmente nao eh tutorial, outro que achei eh o do grupo do MR que fica complicado de achar lah dentro, auhuahau!! Ce tem ideia mais ou menos de onde posso achar?! Ja ia ajudar bastante... preciso ir olhando essas coisas o quanto antes!!! []´s
Su-render the world!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 753

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.