Desempenho ruim, texturas muito pesadas?

Por: Will  

Em: 16/09/2007 13:58

Estou fazendo um avião, no começo ia tudo bem, apesar do grande numero de poligonos, estava até bem leve na viewport, mas quando comecei a texturizar, começou os problemas, a cena ficou muito pesada, e quando renderizo, muitas vezes o 3ds max mostra uma mensagem como se toda a memoria ram ja tivesse sido usada, geralmente meu pc que tem 1gb aparece cm 750mb livres, então sera que o modelo consome tudo Agora minha duvida é se as texturas em alta resolução pesam muito assim mesmo, cada textura tem 4000x4000 pixels, e qual programa é bom para diminuir a qualidade das texturas e deixar ela no mesmo tamanho, diminuir o dpi sem diminuir o tamanho, ou mais ou menos isso :lol:
Oi Tyco, tudo bem? Depende de algumas coisas. Primeiro da necessidade das texturas em alta resolução. Porque se em vídeo tem 720 x 480, uma textura com 720 x 480 poderia aparecer em tela cheia sem distorcer, já que tem a mesma resolução. Só é necessário uma textura imensa se for aproximar muito a câmera do objeto, se for dar zoom numa parte da textura com 720 x 480 vai distorcer, então, tem que usar uma textura com 2000 pixels, por exemplo, para aproximar de uma área e não distorcer, por exemplo. Se for aproximar muito a textura tem que ser muito maior e assim por diante. Agora, se realmente as texturas em alta resolução forem necessárias, então, precisa primeiro ver o render que está usando, se estiver usando o V-Ray você vai ter problemas, porque ele exige muita memória para carregar as texturas. Se estiver usando o Mental Ray, ele gerencia a memória muito melhor, então, basta habilitar a opção Use Mental Ray Map Manager na ficha Processing para ele poupar memória com os mapas. Se tem muitos objetos na cena, habilite também a opção Use Placeholder Objects e a opção Conserve Memory, todas na ficha Processing. Veja se o valor de Memory limite está configurado corretamente, ele deve ser igual a uma vez e meia a quantidade de memória física que tem na máquina, se tem 1 GB você deve colocar o valor 1500 no Memory Limit. Se nada disso der certo, então, realmente a cena está pesada, as texturas são muitas e imensas. Neste caso você precisa usar o programa Imf_copy.exe da Mental Images para converter as texturas em Mental Ray Map, que são imagens reconhecidas como primitivas pelo Mental Ray, é um Proxy para texturas. Convertendo as texturas para Mental Ray Map elas podem ter até 10 GB que não vai dar problema, porque não serão mais carregadas na RAM, serão lidas a partir da HD. Abraços
Obrigado pela ajuda Andre Vieira, usei o mental ray com esses detalhes que voce passou e a cena ficou mais leve mesmo, mas como eu pretendo fazer uma animação, achei que continuou um pouco pesado, então uei o infanview e diminui o tamaho das texturas, ficou bem mais leve, mas quando aproximo a camera, aparece alguns defeitos, mas nda que não de pra arrumar. Valeu pela ajuda, flw
Oi Tyco, tudo bem? Eu fico feliz que deu certo e ficou mais leve. Você pode fazer um lance para resolver este problema da textura na aproximação. Faça duas texturas, uma em baixa resolução e outra em alta resolução. Cria dois materiais idênticos, mas um usando a textura em baixa resolução e outro usando a textura em alta resolução. Coloca estes materiais num material Blend e anima o Amount dele para passar para o material com a textura em alta resolução só quando você aproxima a câmera do objeto. Ele só vai ler a textura em alta resolução quando o Amount começar a aumentar. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 828

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.