Proporção no mundo 3d.

Por: Guilherme Brumatti  

Em: 19/09/2007 15:13

Olá pessoal, vem postar aqui uma questão...PROPORÇÃO...alguem sabe se existe algum estudo ou técnicas de proporçao, talvez isso se aprenda em algum curso ou até mesmo em faculdade, e como não profissional neste assunto, sou apenas um amante 3d, não crack nisso, então fica ai minha pergunta. muito obrigado pessoal.
Guilherme, eu também sou amador, e o que faço para tentar manter a cena proporcional é trabalhar com as medidas padrão do max, e tratá-las como unidades métricas, dependendo do tipo de trabalho que está sendo feito. Se for uma maquete, de uma casa você pode considerar 1 unidade= 1 cm. então um prato terá apox. 25 unidades de diâmetro, uma mesa terá 240x120x75 aproximadamente, e assim por diante... um abraço!
Doe medula óssea! Doe vida!
Guilherme Brumatti se o caso é fazer objetos com medias reais faz assim: lá no topo do 3ds max, customize > Units Setup... > irar aparecer um quadro Display Unit Scale > click na opção metric, na barria abaixo do nome Metric vc click na setinha e escolhe> Meters = metros / Centimeters = Centimeteros / Kilometers = Kilometros, depois da o OK. pelo q entendi é isso ai.
www.fabulaestudio.com.br / www.saulolisias.com
Bom, eu particularmente faço da mesma maneira que o tirmey mencionou... não altero a unidade do max, apenas adotei a regra de 1 un. max = 1cm (não precisa ir em Customize... bla bla bla), dai basta seguir esse principio para modelar as coisas...
Site sendo reformulado!!!
Opa blz pessoal? Depois de uns estudos a respeito aqui, cheguei a seguinte conclusão!!! Pra começar, nunca mude as unidades do max, pois se fizer, vai encontrar problemas de configurações em muitas etapas do trabalho! Eu estou fazendo da seguinte maneira... Importei a planta do cad e marquei reescale em metros... Mas tambem fiz um esqueminha simples na visão front, pra poder ter referencia da altura da porta, janela e tal... Importatei da mesma maneira! Ai fica facil, voce vai trabalhar na unidade normal do max, sem ter futuros problemas, e vai ter as referencias que precisa do projeto! :) Vlw
Portfolio - http://cursidesign.com.br
Iiii rapa, vai começar outra vez o velho assunto de proporção, medidas reais dentro do max. rsrs Vamos lá Olha só, o importante que precisa ser entendido é que não existe escala real no Max, porque a escala real para ele é em polegadas, nenhuma unidade no sistema métrico vai ficar perfeitamente adequada, no máximo chegará próximo, porque não dá para mudar os valores padrões dos recursos. E fazendo tudo na proporção, fica mais fácil ajustar alguns poucos recursos que vêm adequados para trabalhar em escala real, do que ajustar todos os outros para trabalhar na escala métrica. Resumido, acho que a opção melhor é a que os amigos falaram rescale cm na janela de importação dae vai poder modelar traquilamente no max (dependo é claro da unidade que se usou no cad). Abraços...;)
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
Ai Guilherme, não muda as unidades no Units Setup não, só vai ter problemas, o André já falou muito sobre isso aqui. Tem um tópico que ele explica os problemas de trocar as unidades do Max. Trabalha como o Cursi disse, usa 1 unidade do Max como sendo 1 centímetro, ai nunca vai ter problema. Usar metros é o pior, porque tudo fica muito pequeno e ruim de trabalhar, dá muito problema. O tópico que tem a explicação dos problemas é esse: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=22777&start=15
Múcio
Seguindo o pensamento de 1 un = 1 cm, como devo proceder em relação aos milímetros. Por exemplo 7mm? Isso se eu quiser fazer algo com essa medida especificamente.
Abraços, Jorpaes
jorpaes, sendo 1 cm=10 mm, para representar 7 mm você deve utilizar 0,7un. Agora, se toda a cena está nesta micro escala, você pode considerar 1mm =1 un. O importante é ter o bom senso para não trabalhar com muitas casas decimais, ou números com 3 e 4 algarismos. O importante é não alterar as medidas padrão do max, principalmente se for trabalhar com precisão física para efeitos de luz. (Reflexão, refração, caustics, GI...) e simulações físicas com o reactor
Fala pessoal tudo beleza? Quero agradecer pela ajuda de todos, e vou adotar o metodo que o tirmey usa, vou criar uma cena bem simples só para testar mesmo, e posto aqui. muito obrigado pessoal.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 754

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.