Como fazer um lugar ficar molhado?

Por: emersonforentin  

Em: 21/09/2007 11:36

Oi pessoal, eu queria a ajuda de vocês para uma animação que estou fazendo para estudo. Eu sei fazer um líquido correndo sobre uma superfície com o Particle Flow e o Blob Mesh, sei fazer um espirro de água de uma piscina no piso ao redor, por exemplo. Mas como fazer a textura ficar molhada nestes pontos que o líquido passa ou nos pontos que os espirros caem? Valeu pessoal!!!
Olá supermax, tudo bem? Você pode fazer esse processo de deixar objetos molhados tanto com o Particle Flow, criando um novo emissor que irá agir somente para deixar o objeto molhado depois, assim como usar mapas e/ou texturas animadas para representar a parte molhada. Abaixo segue um tutorial que poderá lhe ajudar: 3ds max leitores - Copo gelado, suado, embaçado e molhado http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=26045
Sergio Feitosa
Oi Supermax, tudo bem? Veja só, para poder deixar um material molhado você vai ter que configurar propriedades diferentes do material seco, então, o material molhado será reflexivo e será mais escuro. O problema está em como controlar essa mesclagem entre o material seco e o material molhado no ponto correto, justamente onde os pingos incidem. Realmente é uma questão complicada, porque a única forma seria tendo um mapa que definisse onde é seco e onde é molhado. Se você usa o Real Flow para fazer simulações de líquidos, ele permite criar um mapa que indica a parte do objeto que colide com as partículas, assim terá essa textura animada que define onde é seco e onde é molhado. Mas também tem como fazer isso no 3ds max por meio de Script, eu já divulguei um Script gratuito aqui no site que faz justamente isso, identifica o local de colisão entre dois Meshes e cria um mapa para indicar este ponto. Clica neste link que aparece a notícia deste Script, é o primeiro da página: http://www.tresd1.com.br/noticias.php?t=14829&busca_no_topico=colis%E3o Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 624

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.