Renderizando objetos separadamente

Por: Leandro  

Em: 21/09/2007 16:37

Pessoal, Numa animação existem 2 objetos, por exemplo. Eu quero renderizá-los separadamente para depois compô-los no After. Usando o Render Elements do Max, tem o Object ID, porém, o que ele gaz é gerar uma cor chapada para cada objeto no mesmo filme. Existe uma forma de renderizar os objetos em filmes separados e com seus respectivos canais Alpha, sendo que os Alphas devem respeitar a presença de um de outro objeto? Por exemplo, um objeto passando na frente do outro... Será que ficou confuso? Um abraço,
Oi Leandro, tudo bem? No After eu não sei se dá para fazer isso, mas no Combustion você usa arquivos RPF que guardam diversos canais da imagem, com este tipo de arquivo dá para selecionar objetos na cena só clicando sobre eles, dá para trocar a textura de um objeto e dá para colocar coisas atrás dos objetos na imagem. Para fazer "na mão" precisa criar máscaras, ou seja, aplicar material preto em tudo e branco no objeto que deseja marcar o alpha, para renderizar o Alpha, depois renderiza normalmente e usa essa máscara para recortar no After. O Element ID também deixa fazer isso, porque vai usar a seleção na imagem de ID e transferir para a imagem normal, como na imagem ID as cores são chapadas, é super fácil de selecionar. No Combustion você usa o GBuffer Builder, o GBuffer Extract e o Show GBuffer, no After eu não sei como ele trabalha, faz muitos anos que não uso. Abraços
Obrigado, André. Como tem 1 ano que estudei Maya e ele faz isso, achei que o Max faria também sem simular essas máscaras. Mas acho que será minha saída já que terei que usar o After. Um abraço.
Oi Leandro, tudo bem? No Max também dá para fazer direto, usando o Render Elements, mas eu acho mais fácil fazer assim neste caso, aplicando materiais branco e preto. Só acho que vale a pena usar o Render Elements se for para gerar mapas de GI, de iluminação, de Diffuse, mas de Alpha eu acho que não vale a pena, é mais fácil fazer na mão. Mas tem Scripts que facilitam, você seleciona um objeto e ele ficará branco no Render, enquanto que os outros ficarão pretos. Procura no site Scriptspot se você usa muito estas máscaras, porque neste caso ajuda pacas. Abraços
Obrigado, André. Vou olhar isso. De qualquer forma, uma solução boa que acabei encontrando foi gerar animação em RPF. Arquivos RPF guardam vários canais que o After Pro interpreta tranquilo. Fiz uns testes, mas ainda estou vendo outras coisas. Vou dar uma olhada em Scripts como vc falou. Sobre o Render Elements, eu já tinha usado, mas não gostei da forma como ele separa os objetos. Um abração
Oi Leandro, tudo bem? Eu nem mencionei RPF para você porque falou de cara que estava usando o After, eu não sabia que o After já aceitava interpretar este tipo de arquivo, pois eu migrei do After 4 para o Combustion 1 na época que ele saiu justamente pela integração com o 3ds max. Esse lance de RPF é muito poderoso, não sei como funciona no After, mas no Combustion ele até aceita importar o movimento da câmera junto, então, faz tracking de coisas 2D em cima de cenas 3D sem precisar ajustar nada, é só definir que aquele Layer acompanha a câmera do RPF, muito 10 mesmo. Neste caso de estar com a câmera do RPF, você pode mover o Layer em 3D sobre a cena 2D e indentificar os objetos em 3D, então, ele vai recortando em tempo real e você coloca o Layer atrás de qualquer coisa como se fosse em 3D. Isso é uma das coisas mais legais do RPF, a outra muito 10 também é poder trocar texturas dos objetos da cena depois de renderizada. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 902

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.