O que é Flicker?

Por: Jefferson Santana  

Em: 04/10/2007 07:32

Ola, galera! Vejo muito o termo Flicker, mas ainda não sei o que é! O que é Flicker?
Jefferson Santana
Je.americana Flickers são falhas nos renders. São pontos bracos (flick = cintilar, cintilantes) quase que como um brilho em algumas partes da cena. Ex: Abraços
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Ahhhh... Juliano! Valew... agora intendi... o que é esse tal de Flickers.... pow negócio chato hein... hauahuaha! valew ae Juliano!
Jefferson Santana
je.americana Hehehe... chato é apelido! Isso sempre foi um grande problema do VRay, principalmente para animações.
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Em animação o cara tem que manjar bem para ficar livre de flick, no vray, no mental ray, e etc... em qualquer cena que use GI, por que muitas vezes em uma imagem still um ponto desses nem é perceptível, mas na animação ele fica variando de frame para frame, fazendo a iluminação ficar batento o tempo todo, tenta animar uma cena com GI de baixa qualidade aí pra você ver, é um inferno isso cara... =) Abraço.
Powww.... tudo na animação é mais complicado! Ooooooo coisa chata esse Flickers hein.... huahuahua... Uma pergunta... mais esses flickers só é gerado hein cenas com GI??? Valew ae.... :-)
Jefferson Santana
Sim, em cenas usando sombras shadowmap também ocorre um outro tipo de flick, quando a sombra desaparece, ou muda do nada. Mas basicamente o Flick q eu conheço é esse de GI, mas também pode ter de Antia Aliasing, um batimento nas bordas, algo assim. Abraço.
Ah... sim Caio! Pow... óóóóóóóó meu DEUS me livre dos Flickers! huahuaha valew ae... galera!
Jefferson Santana
"Jefferson Santana" disse: Ah... sim Caio! Pow... óóóóóóóó meu DEUS me livre dos Flickers! huahuaha valew ae... galera!
hahahaa... cara, alguns renders ja estão lançando GI sem Flick, ou com redução.. talvez em pouco tempo tenhamos isso resolvido de vez.
Oi gente, tudo bem? Flicker é um termo muito mais antigo do que a computação gráfica, não tem nada haver com 3D, tem haver com vídeo e pode acontecer até com filmagens reais. Quando você pega um cara que não entende nada de televisão e vai dar uma entrevista usando camisa com listas finas, acontece o Flicker, pois como a resolução da TV é baixa, as listas finas não se formam direito e ficam piscando, ficam "batendo" na tela. Isso é Flicker, qualquer coisa que gere batimento no vídeo é Flicker. Agora, os problemas de Flickers em 3D normalmente são outros, acontecem quando o render varia a solução de iluminação de uma cena para outra, não é o exemplo que o Juliano mostrou, estes pontos brancos são feitos na imagem, chamados de artefatos, não são Flickers, até porque o Flicker não aparece em imagem estática, você só percebe quando ver o vídeo animado. Se aparecer algum defeito na imagem estática, é apenas um defeito, não é flicker, flicker só acontece em animação. O Flicker pode ser gerado por diversos efeitos do render, como as sombras, a iluminação, os materiais, entre outros. Ele acontece normalmente por baixa qualidade na renderização, o que faz estes efeitos variarem levemente de um frame para outro, só que quando está passando em vídeo, são 30 frames por segundo e estas pequenas diferenças criam um grande batimento no vídeo. O mais comum de acontecer com o V-Ray são Flickers de GI, porque o sistema de GI do V-Ray é muito impreciso, ele é rápido porque aproxima demais, ou seja, calcula uma parte da cena e estima o resultado ao redor, não calcula tudo. Isso é comum nos renderizadores biased e todos fazem isso, mas no caso do V-Ray essa aproximação é muito pouco precisa e varia muito a solução de iluminação de um frame para o outro, exigindo que use configurações bem altas no render para essa aproximação ser menor e diminir também o erro, assim, não varia tanto de um frame para o outro e o Flicker não aparece, tendo um alto custo de tempo de render. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717436.

Total de membros registrados: 143179

Últimos membros registrados: LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick.

Usuário(s) on-line na última hora: 902

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.