Oi gente, tudo bem?
Fico feliz que vocês curtitam a história, achei que ninguém teria paciência de ler. :) :)
Eu sou meio nostáugico e gosto de guardar estas informações.
Mas é o fórum que me ajuda a guardar, porque estou sempre comentando com vocês aqui, então, não esqueço. :)
Caio>
Eu não me arrependo nem de longe por ter dedicado tanto tempo estudando diversos renderizadores, fiquei 1 ano e meio no Final Render, 1 ano no Brazil Render e 2 anos no V-Ray. Fora estudar o Mental Ray desde o Max 3.
Se não fosse isso, hoje eu não teria a visão que eu tenho sobre estes renderizadores. Não é bom ter uma visão restrita, caso contrário, fica igual quem só conhece um Render e acha ele a maior maravilha do mundo.
Eu só tenho certeza do quanto o Mental Ray é superior porque estudei os outros, caso contrário eu não teria esta certeza.
Acho super importante estudar vários renderizadores se quiser entender legal e também testar estes outros renderizadores que aparecem por ai, como Maxwell, Fryrender e tal.
Para ficar por dentro, mas isso é para quem gosta, quem só quer trabalhar precisa escolher um e se dedicar só a ele, porque você tira leite de pedra do soft que você manja, mesmo que ele seja inferior.
Na época do Max 4 eu achei que o Final Render iria mudar o mundo!!! :) :) :)
Mas olha o que aconteceu, ele praticamente morreu para a comunidade do Max e quem predominou foi o V-Ray, justamente o render que eu menos dei bola no início, quando teve a revolução dos renders.
Tanto que foi o último que eu resolvi estudar, mas ele se mostrou melhor do que os concorrentes e está mais forte do que eles hoje.
O Brazil é legal, mas não tem muita divulgação, não caiu nas graças de algum nicho de mercado como o V-Ray caiu nas graças do pessoal de arquitetura.
Então, dos 3 dessa geração, quem vingou mesmo foi o V-Ray.
Hoje as coisas estão mais tranquilas, mas no começo foi um pau feio entre Final Render, Brazil Render e V-Ray.
O pessoal da SplutterFish chegou a falar que não lançavam uma versão atrás da outra do Brazil porque os seus usuários não eram Beta Testers e só lançavam quando o render estava bom.
Falaram isso para cutucar o pessoal da Chaos, que lançava e lança até hoje uma versão por semana do V-Ray.
Sérgio>
Eu acho que os bugs não vão sumir tão rápido assim e as coisas não ficarão perfeitas em tão pouco tempo, 6 anos não é nada, vai estar tudo quase igual, só que vamos renderizar bem mais rápido, eu espero.
Quem sabe no futuro não tenha mais softs com bugs. :)
Jefferson>
Do jeito que eu fumo, é bem capaz de eu já ter desencarnado dentro de 6 anos e eu espero que vocês continuem contando as histórias que ouviram de mim e de outros leitores. :)
Panorama>
Como te falei no email, não vale a pena largar arquitetura não, termina o curso nem que seja para ter cela especial quando cometer alguma besteira, 1 ano e meio não é nada na vida.
Depois você terá o resto da vida para se dedicar ao 3D.
Abração para todos