Objeto q está atrás/dentro aparece na frente de outro.

Por: vincensi  

Em: 11/10/2007 17:05

Vejam na imagem. O objeto azul tem um furo q vai aparecer o objeto bege. Mas este bege é maior q o furo, mas mesmo ele estando atras ou dentro ele está aparecendo na frente do objeto azul. Como pode isso, tem como dizer qual objeto ou camada vai ficar na frente como no Corel Photoshop e CAD? Agradeço a quem puder ajudar.
Magnus Vincensi
É só na viewport que aparece assim ou no render tb? se for só na viewport, clica com o botão direito do mouse em Perspective no canto superior esquerdo da view e clica no botão Force 2-sided. Se aparece assim no render tb, tenta selcionar a face externa dessa porta e inverte a normal dela. Se essa sua malha estiver em poly, clica em Polygon, seleciona a face externa da porta e depois em Flip. Isso faz com que a normal d porta volte para o lado de fora. Com relação a essa de camada, não tem como pq corel, photosho são programas 2d, então vc tem que obrigatoriamente definir camadas pra uma sobressair à outra. Como o max é um programa 3d não tem como fazer isso. Quando vc for modelar algo no max, nunca deixa duas faces sobrepostas, tenta sempre deixar uma um pouquinho acima ou abaixo de outra geomentria. Isso pode causar problemas de flick, manchas no gi e outras broncas. Espero ter ajudado. abraços
Cristiano, muito obrigado. No render acontece o mesmo problema, tentei o force 2 sided, mas nao adiantou. Nao achei o FLIP. Acabei cortando as peças com o Slice. Mas na verdade acho meio sem sentido uma peça q está atras acabar aparecendo na frente, aí vou ter q fazer tudo na precisao e voltar ao CAD para modelar, justamente eu quero largar o CAD. Tive q usar o slice e usar o snap end para selecionar e ir copiando. Como aprendi q para modelar no MAX nao precisa muito de precisao achei isso sem sentido, nao sei mas acho q deve ter alguma maneira de corrigir isso. Vejam como ficou depois de usar o Slice.
Magnus Vincensi
Oi Vincensi, tudo bem? Eu vi no seu outro tópico sobre essa modelagem que os buracos foram feitos com o Boolean, certo? Então, pode ser este o problema, nunca deve usar Boolean, não é necessário para nada, qualquer coisa pode ser modelada no Max sem Boolean, ele dá muito problema na malha. Pode ser que ele tenha invertido as faces da malha, por isso está vendo do lado oposto, e pode ser que ele tenha deletado faces da malha, criando uma abertura e deixando ver o lado oposto. Essa porta com estes buracos para os vidros pode ser feita facilmente com Extrude, você cria um retângulo para a porta e retângulos menores no lugar do vidro, transforma um deles em Editable Spline e usa o Attach para anexar todos os outros, depois é só aplicar o Extrude que a porta será criada perfeitamente com os buracos e sem precisar de Boolean. Dessa forma não vai dar defeito. Abraços
Obrigado Andre, vou tentar e colocar o resultado aki.
Magnus Vincensi
Mas tem uma coisa. Eu quero q o vidro fique um pouco para dentro, nao fique na mesma face, entende? Entao eu crio um poligono e extrudo para dentro e depois mapeio materiais diferentes no mesmo objeto, é assim? Eu estou com adefiniçao de criar cada material com um objeto por isso parti com o boolean. O melhor é mapear com diferentes materiais o mesmo objeto? Aguardo ajuda.
Magnus Vincensi
Oi Vincensi, tudo bem? Eu não entendi direito o que você disse, mas olhando para a imagem da porta, tem a parte azul escura, que é a porta de verdade, ela tem 4 buracos para os vidros. Tem também um entalhe azul mais claro, os vidros amarelinho e o batente roxo, certo? Então, para fazer a porta azul escuro, basta fazer um ratângulo com o tamanho da porta, 4 retângulos menores no lugar dos vidros, transformar qualquer um deles em Editable Spline e usar o Attach para anexar os outros. Pronto, é só usar o Extrude que terá a porta azul escuro sem a menor dificuldade e sem Boolean. O resto você faz da mesma forma que fez até agora, só a porta azul que não deve ser feita desta forma. Leia o tutorial sobre Edit Spline que eu explico todos os detalhes da edição de linhas, o link é este: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15213 Abraços
Grande Andre, sempre salvando a galera, muito obrigado pelas dicas. Na primeira imagem peguei um plane dei um extrude para a porta e um extrude menor para o vidro e fiz um multi mapeamento. Na segunda fiz como vc falou (é somente um teste). Fiz um outro retangulo para o vidro e coloquei dentro e desta vez ele nao apareceu na frente. Na verdade já tinha lido o tutorial de spline mas nao tinha me dado conta de fazer desta maneira. Eu tinha encucado pq achei q tivesse q fazer o objeto vidro exatamante do tamanho do buraco, aí eu cairia na precisao do CAD o q eu quero largar. O q eu tinha perguntado é se vale mais apena usar um objeto e fazer multi mapeamento ou usar varios objetos e cada um com seu mapa de material. Valeu mais uma vez Andre. Abços!!
Magnus Vincensi
Oi Vincensi, tudo bem? Eu fico feliz que você entendeu e conseguiu fazer da forma que eu falei. Sobre a questão de multiplos mapeamentos no mesmo objeto ou vários objetos separados com seus respectivos mapeamentos, tanto faz, depende da situação. As vezes é melhor fazer tudo separado e as vezes é melhor tudo junto, depende de cada caso. Abraços
Muito obrigado mais uma vez. Abços!!
Magnus Vincensi

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 548

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.