Render to Texture e Normal Map

Por: Bruno  

Em: 23/10/2007 00:22

Ja li uns 2 tutorias de leitores aqui na 3d1 e uns 5 pela web sobre Render to Texture e Normal Map. Tambem ja fiz o tutorial do 3dsmax Nenhum deles é bem explicados e ainda sei que tem muitas pessoas com dificuldade nesta importante ferramenta e eu sou uma delas. Estou tentando fazer uma cena com normal map e nao sei o que esta ocorrendo, pois tenho os seguintes resultados: objetivo: Criar um normal map de um objeto Righ res em um objeto Low Res. Antes vou explicar o meu procedimento: 1) Crio uma esfera Detalhada (High Hes) e crio uma esfera normal (low res.). 2)Centralizo as 2 esferas, sendo que uma fica "dentro" da outra. 3)Seleciono a esfera Low Res (aquela que eu quero que o normal map seja aplicado) 4)Entro no Render to texture. 5)Configuro da seguinte forma: 5.1) Na aba projection map, clico em pick e seleciono a esfera High Res. 5.2)Clico em enable (ainda na projection map) 5.3)Na aba output escolho normal map e configuro o local de saida da imagem (area de trabalho). 5.4) Render 6) Entro mo map editor (tecla M) 7)Maps-bump-normal bump 8)No botao Normal (do normal bump) eu seleciono bitmap e entao incluo a textura que foi gerada pelo render to texture. 9) Resultado final: POrque nao da certo?
O problema está no mapeamento da esfera simples, neste caso da ultima imagem ela não está usando o mesmo mapeamento que gerou a imagem de normals map, ela esta com spherical map, tenho certeza absoluta. Você tem que mpeá-la de acordo com o normals map. Agora, como isso foi acontecer, não me pergunte, por que ja era pra gerar o normals map certinho com o maperamento. O que pode ter acontecido é você ter deixado habilitado a opção paga gerar um mapeamento automatico, você tem que usar a opção que irá gerar o mapa em cima do mapeamento do objeto no "canal 1". Abraço.
Ah, outra coisa, nunca deixe o BG preto quando for fazer uma textura de nomals map, sempre mude para R = 128 G = 128 B = 255 Essa é a cor certa ao invés do preto aí na sua textura, evita varios problemas de emendas. Abraço.
caramba q dicas legais...valew ae caio lamas....nunca tentei usar esses recursos mas são interessantes... e jah aproveitando deixa eu tirar uma duvida tb....os normal maps naum sao uma especie de bump melhorado? então nesse caso pra eles aparecerem corretamente tb vai depender da iluminação da cena correto? não seria esse o caso então? dsculpe a ignorancia no assunto... abraço
não vai dar certo dessa forma, o mais importante o bruno não fez, que é o objeto em highpoly, só tem os objetos em polwpoly, as duas esferas são em low poly e a topologia não são iguais, não dá certo assim. LowPoly é o objeto modelado com poucos polígonos e HighPoly é uma cópia deste mesmo objeto com Turbo Smooth aplicado. Seus objetos não são assim, um é uma esfera normal e o outro é uma esfera editada, são dois objetos diferentes.
Múcio
Resolvi fazer o seguinte: 1) Criei uma esfera simples, e diminui os seguimentos dela para 16. 2)Clonei ela e adicionei o turbosmoth. 3) Refiz o procedimento conforme o Caio explicou e obtive este resultado: 4) posso considerar isto satisfatório? 5) Ja vi diversos exmplos de normal map em objetos superdetalhados que foram projetados em um objeto super simples como um plane e o resuktado ficou excelente. Veja este da esfera: Como faço para obter estes resultados?
n consegui tirar no zb.. revirei tudo e n vi nada sobre.. e n acertei pelo tut do zb center
mucio, mesmo assim só com o modificador project ja daria para projetar qualquer modelo no mapeamento do outro, independente do numero de poligonos. O grande erro foi o mapeamento do objeto low poly ser esférico e o normals map estar repartido, com o automatic mapping. É só desabilitar a opção "use automatic uvw unwrap" Acho que o nome é esse. Abraço.
é...realmente o numero de poligonos não faz diferença....alias eh justamente por isso q usamos mapas pra simular a modelagem..o colega lah de cima deve estar confundindo com displacement ja q esse sim necessita de uma malha detalhada e alias aproveito pra repetir minha pergunta.... "os normal maps naum sao uma especie de bump melhorado? então nesse caso pra eles aparecerem corretamente tb vai depender da iluminação da cena correto? não seria esse o caso então? " valew abraço

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 387

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.