Como fazer Ambient Occlusion

Por: Diogo F. Pucci  

Em: 06/12/2007 10:40

Bom dia a todos! Se nao for pedir muito,eu gostaria q alguém me mostrasse como se usa o occlusion, eu jah vi o q ele eh e o q ele faz, mas eu nao sei como se usa :( eu estou usando o mental ray, e o max 9... vlw!
é fácil, pega o material mental ray e coloca o shader ambient/reflective occlusion no slot surface. aplica este material em todos os objetos e renderiza sem luz, sem gi, sem nada. se for cena interna, ajusta o max distance para não ficar tudo preto quando terminar o render, você cola essa imagem sobre o render normal com GI no photoshop e passa o layer para multiply
muito obrigado supermax!
Oi Diogo, tudo bem? Para não ter que aplicar o material com Ambient Occlusion em todos os objetos, perdendo os materiais normais da cena, você pode entrar na ficha Processing que fica na janela Render Scene, teclando F10, nesta ficha tem o Override Material, habilite ele e arraste o material com Ambient Occlusion para cima deste Slot. Desta forma, o Mental Ray vai aplicar este material em todos os objetos na hora do render, sem substituir os materiais da cena. Se desmarcar o Enable, vonta a renderizar normalmente com os materiais da cena. Abraços
Blz Diogo? Editei o titulo do topico, evite colocar titulos vagos, assim voce consegue sanar mais rapido a sua duvida! Vlw
Portfolio - http://cursidesign.com.br
obrigado a todos pelas dicas! vlw!
Opa!. Legal isso.. já ouvi muito desse tal de "ambient Oclusion"... e agora até aprendi a fazer, depois dessa explicao to amigo.. mas.. como sou novato no Mental, queria saber de maneira clara.. pra que serve isso?.. É bom pra Externa.. ou só interna? Abraços Alexandre Longo
serve para deixar os cantos mais marcados, melhora o GI da cena tipo. dá uma olhada neste tut que o André mostra como usar e a diferença que dá. http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=27912 ele mostra outros mapas lá, mas tem o Ambient Occlusion também.
Múcio
Oi Cadlongo, tudo bem? O efeito de GI é gerado pela reflexão da luz nas superfícies, certo? Este efeito ajuda a iluminar a cena e deixa a imagem realista. Mas ele também acaba deixando algumas áreas mais claras do que deveria e ficaria ainda mais realista se isso não acontecesse, só que como o GI é feito com luz, não tem como, acaba perdendo detalhes de sombreamento na cena. O Ambient Occlusion veio para corrigir justamente este problema, ele calcula o sombreamento das áreas mais "escondidas" da cena. Quando você renderiza uma cena sem Ambient Occlusion e depois a mesma cena com Ambient Occlusion, você sente nitidamente a diferença de detalhamento e de qualidade. O Ambient Occlusion proporciona mais detalhes na cena, tornando os cantos e as áreas escondidas mais contrastantes. No Mental Ray você tem o sistema completo de Ambient Occlusion, aceitando inclusive reflexão do Environment e renderização pelas Normals. Basicamente você vai usar de duas formas, ou vai fazer um render separado só com Ambient Occlusion e depois vai aplicar em cima da imagem renderizada normalmente, isso é feito no PhotoShop e deve mudar o Layer do Ambient Occlusion para Multiply, mesclando com a imagem de baixo. A outra forma é renderizar já com Ambient Occlusion nos materiais, no Max 8 você pode aplicar o Shader de Ambient Occlusion no Diffuse ou em qualquer outro canal para compor o material e no Max 9 já tem Ambient Occlusion no material Arch&Design. Vale a pena usar em qualquer tipo de cena, tanto externa quanto interna, mas no caso de cena interna tem que configurar bem o Max Distance para não ficar tudo preto. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 388

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.