Metal Ray para animação

Por: Clebersales  

Em: 06/12/2007 21:22

Concordo com o Mucio... acho que a composição numa animação é a maior parte viu... fazer tudo em um render só é complicado, o ideal é ir compondo para chegar em um resultado final satisfatório... :-)
Jefferson Santana
Oi gente, tudo bem? Realmente não tem como falar em animação sem composição, porque a composição é tudo. Em muitos casos eu concordo que dá para fazer como o Múcio disse e sem dúvida é a melhor opção quando é possível. Isso vai acontecer quando tem um cenário grande parado e só uma parte de movimenta. Mas nem sempre é assim que ocorre na animação, muitas vezes tudo se move, em animação pra valer, quanto mais movimento tiver, mais rica ela será. Então, vai ter que renderizar com todos os efeitos na mesma cena, não necessáriamente criando a imagem final, pode até renderizar objetos separados ou renderizar em elementos, mas mesmo assim vai precisar dos efeitos de GI vindo dos outros objetos da cena e vai precisar de tudo junto na hora de calcular. Portanto, é como eu sempre falo aqui, não dá para trabalhar com animação em casa usando um ou dois PCs, porque será economicamente inviável os tempos de render. Se for um projeto pessoal, tudo bem, deixa toda noite renderizando, um dia vai ficar pronto, mas trabalho de animação com prazo para entregar precisa de vários computadores em rede, um só não dá por melhor que seja. E isso vale para Fakeosity também, porque demora no render da mesma forma ter que calcular trocentas luzes e materiais, claro que é mais rápido do que GI, só que em animação estamos falando de centenas de quadros, as vezes milhares, então, se levar 10 minutos por frame, que é super pouco, vai renderizar 6 frames por hora num PC só. Abraços
Poxa pessoal, muito obriagado pelas resposta foram bem esclarecedora. Realmente estava pensando em fazer composição da animação atraves do render elements. Fiz alguns teste basico de bolinha pingando para ver se deixa alguma falha, mas os teste teram um otimo resultado e não obtive falha alguma. Lembro que nesta mesma epoca que estava fucando no render elements o André Vieira faz um tutorial sobre composição, onde foram tiradas minhas dúvida finais. Porem, percebi que o final gather tem que ser usado em todas as renderizações, ai vai demorar demais. Bem que gostaria de saber se fazendo a composição as chances de não ter batimento diminue? Provavelmente, estou pensando em fazer um Fakeosity e usar o mental ray para renderizar. A minha temosia em usar o mental ray é por causa dos shader que são otimo e materias que tem reflexo renderiza bem mais rapido. Mais uma fez obrigado. Todos estao sendo de grande ajuda.
Aprendendo cada dia mais. www.portifolioclebersales.blogspot.com
Ai eu acho que é a melhor opção heim Cleber, porque o Mental Ray é mais rápido do que o Scanline se não tiver GI e ainda pode usar os Shaders. No curso de mental ray aqui do site o André mostra uma técnica para renderizar com Photons e Fakeosity, ai tem GI o cálculo dos Photons é rápido, o que demora é o cálculo do FG. para não ter batimento tem que configurar bem o render, mas o mental ray não costuma criar batimento no GI
Vc está falando do curso de mental ray, o cd né? Se for no site, me fala o link da pagina ouo indice do topico. Estou pensando em fazer a iluminação com omnis e para dar uma escurecida como se fosse o scaline eu usaria o ambiente occlusion. Que tal?
Oi Cleber, tudo bem? Se a coisa mais importante for o tempo de render, então, vale a pena perder um tempo configurando bem as luzes para simular GI com Fakeosity e depois renderizar com o Mental Ray como se fosse o Scanline, sem efeitos de Final Gather e sem Photons. O problema é que o tempo que gasta para configurar legal a cena com Fakeosity pode não valer a pena, porque se usar Photons no Mental Ray a distribuição é rápida e gera GI. Então, neste caso só precisaria de Fakeosity para simular a iluminação ao redor da cena, a iluminação que vem de todos os lados, e isso é feito facilmente com um anél de Omnis. Desta forma o mapa de Photons será calculado em cada Frame, mas ele é bem rápido e não compromete o tempo de render. Como vai estar renderizando com o Mental Ray, poderá usar qualquer Shader mesmo sem estar com efeitos avançados de iluminação habilitados. Se quiser, poderá criar os materiais já com Ambient Occlusion junto e renderizar já com tudo pronto, sem ter que compor com o passo de Ambient Occlusion depois. O problema é que Ambient Occlusion não é muito leve para renderizar com boa qualidade, então, vai deixar o render mais demorado. Sobre o CD do Mental Ray, eu explico esta técnica de renderizar com Photons e Fakeosity, você pode ver uma descrição detalhada do CD nesta página: http://www.tresd1.com.br/conteudonoticias.php?t=24717 Abraços
Supermax: VAleu cara. Eu tenho o cd em casa e lembro deste capitulo. Se o Gi tem menos chance de forma defeito, vou usa-lo sim. O problema é que é um ambiente aberto. Vou fechar com uma esfera e colocar o shader pra não receber luz que agora não lembro qual capitulo está...... André :Obrigado André pelos conselhos. Eu já tenho o cd, afinal curso de mental ray no existe.... alias, vc tá desendo fazer o segundo cd só falando dos materiais. Obrigado a todos pela opnião, tá tudo bem anotadinho
Oi Cleber, tudo bem? Se você for usar uma esfera "fechando" a cena, então, não use Skylight ou MR Sky, porque estas luzes são para ambientes abertos. Use uma Omni como sol, para a luz ser emitida por todos os lados e iluminar toda a cúpula da esfera, ajudando na reflexão dos Photons. Use um material com Glow nesta esfera, para ela emitir luz como a Skylight. Use o Scale em Z nesta esfera, para achatar e deixar o "céu" mais próximo da cena. Vai postando aqui conforme tiver dúvidas que a gente vai te ajudando até conseguir. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 732

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.