3d studio max modelagem

Por: William  

Em: 16/01/2008 16:30

williamanimation e Azazel VOu contar rapidinho a minha história com 3D para ver se passo algo para vcs ... eu sou engenheiro civil (e tenho 35 anos), tive meus primeiros contatos com CAD lá pelos idos de 1988 (acho que alguns aqui nem tinham nascido ainda); tive uma formação rígida na área de construção civil e lá pelos idos de 1993 conhecí o tal do 3D Studio 3.0 para DOS e foi amor a primeira vista...sempre tive um pé na arquitetura e outro na arte criativa (se é que esse termo existe) e sempre (desde de 1988) trabalho com projetos na área de arquitetura usando 3D como ferramenta de visualização...sempre estudei muito modelagem no AutoCAD, há coisa de mais ou menos uns dois anos comecei a enveredar para o lado do meu sonho (animação) e comecei a estudar o Max mais a fundo e não apenas como ferramenta de renderização; e ainda me sinto um verdadeido tapado no assunto, mesmo já tendo feito alguns trabalhos profissionais (se é que posso chamá-los assim). Eu snto a mesma coisaq que vcs relataram quanto a querer fazer um projeto mirabolante e não conseguir sair da esfera e do cubo...mas isso faz parte do processo de aprendizagem...eu disse em um post anterior nesse tópico que além de todas as dicas que os mais experientes ja haviam dado, paciência éra - e ainda é - algo fundamental, mas também é importante agregar à lista FOCO, ORGANIZAÇÂO e PLANEJAMENTO. AS coisas maravilhosas que vemos aqui, em outros lugares da web, na tv e no cinema não se fazem em duas horas ou dois dias nem tão pouco com pouco tempo de aprendizado, alguns projetos de 3D fascinantes como Transformers ou Ratatouille (Ok eu sei que estou pegando pesado) levam anos para ficarem prontos e envolvem muita gente. OU seja...obviamente sozinhos não vamos desenvolver quele projeto mirabolante que está na nossa cabeça. Não estou escrevendo isso para desmotivá-los mas para dizer que vcs estão no caminho certo, com paciência indo do simples para o complicado (assistam o primeiro filme da série Karate Kid e vão entender o que estou falando) e - se é trabalhar com 3D que vcs querem - continuem firmes, estudem, perseveram e aprendam com os mais experientes...se este modesto usuário do fórum (que acabou de ganhar a bolinha de papel alumínio) puder ajudar, podem contar comigo. Grande abraço e boa noite, vou dormir zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
aprendendo hoje e sempre... www.km3d.blogspot.com
Valew pelas dica Supermax. Mas oh eu aqui de novo ... kkkkkkk .... e com mais duvidas .... kkkk ......; É o seguinte, tenho varios desenhos q fiz no corel , e para renderizar no 3dsmax eu exporto o desenho do corel no formato DXF (vetor)e abro no 3dsmax. Até ai bele .... só q as peças curvas quando renderizadas ficam sextavadas. Pelo q entendi no tutorial q eu li, tenho q aumentar os seguimentos das curvas, então clico em MODIFY mas ele n me da essa opção. Mas se eu fizer um cilindro no 3dsmax e entrar em MODIFY ele deixa eu aumentar os seguimentos do mesmo. Não entendi. Será q vou ter q redesenha tudo? Grato;
Fau-a
Fausto, Com essas linhas selecionadas, vá no painel Modify e acesse o grupo Interpolation. Aumente o número de Steps, para suavizar a curva. Um abraço,
Valew Leandro pela atenção. Mas em MODIFY n achei a opção Interpolation. Tem algum atalho? Ou alguma outra forma de fazer esses cilindros n mais ficarem sextavados? ... Grato.
Fau-a
Cilindros? Então vc está importando um sólido e não uma linha? O parâmetro Interpolation não existe em sólidos. Se vc estiver importando um DWG, existe um parâmetro na caixa de importação que suaviza a malha, tirando esse facetamento: chama Maximum surface deviation for 3D solids (veja imagem em anexo). Coloque o valor mínimo (0,01) que deve resolver seu problema. O outro parâmetro, Curve Steps, serve para suavizar linhas. Quanto maior, mais suave é a linha e, consequentemente, mais vértices são adicionados. Esse parâmetro nada mais é que a interpolação da linha. Um abraço.
Leandro. Então cara. Ainda n consegui .... kkkkkk .... importei com os parametros EXATAMENTE iguais aos q vc mostrou e renderizei... e ficou a mesma coisa. Vc poderia me explicar a lista do "Devire AutoCAD Primitives by" pq eu tentei importar como "ENTITY" e ele chega a abrir o objeto no 3ds Max mas a maquina reinicia. Ah e um detalhe os arquivos q estou tentando renderizar n foram feitos no CAD , foram desenhados no "Corel Dream 3D 7.0". Portanto os arquivos estão em DXF e n em DWG. Será q rola?
Fau-a
Krys Muito bacana voce passar sua experiencia. Por meu turno, sou Biólogo que encheu o saco de dar aula, já tive de trabalhar em funerária para sobreviver. Me revoltei, comprei um Nikkon D70s e virei fotógrafo. Equipei meu PC para edição, trabalhei um tempo numa produtora (os caras não me pagavam), me revoltei mais uma vez, e parti para conquistar meus próprios clientes. Moral da história: Faço eventos sociais (ainda que a paixão seja cinema). Como sou perfeccionista (herança da faculdade), estudo pra caramba After Effects (para dar qualidade ao meu trabalho) e 3ds max. Meus primeiros trabalhos solos impressionaram os clientes pela dedicação. E por aí eu vou, sempre estudando, tentando fazer melhor. E legal topar com caras como o pessoal desse forum pra trocar idéias. E já que o pessoal tá usando o tópico para fazer perguntas, vou aproveitar (e para não ter que abrir um tópico com uma pergunta boba): Tá dando o maior pau aqui em casa, quando eu coloco um texto, aplico o Bevel, o PC leva um baita tempo para aplicar as mudanças,. Por exemplo: mudo o outline, e leva 30 segundos para aparecer a mudança no viewport. Pior que não tava assim. O que vocÊs acham, é loucura do windows? Quase formatei essa praga (só não formatei porque vou levar uns dois dias instalando minhas tranqueiras de novo).
Azazel - The leader of the Se'irim The choices from the Gods are useless as the Gods themself. -Kratos-
Fausto: Aí eu não sei... Nunca importei nada em DXF principalmente do Corel, mas acredito que dê sim. Se quiser, manda o arquivo pro meu email que eu posso testar pra vc. Azazel: Qual é sua máquina e quantos steps tem sua linha? Um abraço,
Leandro Como que eu faço para t mandar um e-mail????POr um acaso, vc tem msn, aí eu t passo por lá! Obrigado.
Fau-a
Azazel Qual a fonte que vc está usando...é fonte ou curvas importadas de outro software ? Dependendo da geometria da fonte o processo pode ficar muito, muito complicado...e que máquina vc está usando ?
aprendendo hoje e sempre... www.km3d.blogspot.com

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 409

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.