estufar objetos Splines

Por: Fabio Scherrer  

Em: 20/02/2008 08:06

Tudo ok! grandes! apesar de utilizar o max ja a um tempinho, sou bem amador ainda, e sempre me deparo com duvidas, até agora não sei como estufar tampas feitas com Splines, isto é, desenho uma tampa, ou qualquer outro objeto na vista top, aplico o modificador extrude, converto a em editable poly, mas a única coisa que consigo fazer é um chanfer nas bordas, como sabemos esses objetos são lisos na parte superior e inferior (cap), não contendo nem Splines que se cruzam...gostaria de estufar esses objetos dando uma curvatura. conhecem algum comando? Agradesço pessoal, esse forum é uma verdadeira escola, uma mão ajuda a outra sempre!
ai fábio, seja bem vindo cara. mas não dá para fazer isso como você está querendo, tem que modelar de verdade, porque sem as faces corretas na parte de cima, não dá para modificar. vc tem que transformar em poly, deletar essa face plana de cima, entrar no Border do Poly, selecionar a borda de onde deletou a face, segurar o Shift e usar o Scale para duplicar a borda criando novas faces. Se você fizer isso umas 3 vezes vai criar várias faces na parte de cima e depois poderá modificar manualmente movendo vértices ou com o modificador Spherify. se você fizer com um cilindro é mais fácil, porque vc pode aumentar o cap segments sem ter que modelar as faces de cima. se for uma letra ou alguma outra forma, ai complica bem, tem que modelar as faces de cima e não serve esse esquema com o Scale que eu disse, porque não vai ser um círculo, vai ter formas diferentes. vc só pode deformar o que tiver uma boa quantidade de vértices e faces, sem vértices e faces não deforma.
Valew mesmo, grande força! espero poder contribuir muito tambem neste espaço!
faz um teste ai fábio, se tiver problema, posta aqui de novo que a gente vai ajudando até conseguir
É verdade, ja me deparei muito com esse problema das formas irregulares, principalmente com letras,... mas para dar o meu exemplo que foi o da tampa estou postando algumas fotos do meu projeto...de um tanque de 30.000ltrs, repare como o tampao da frente está reto, é para ele ser um pouco curvado para fora, é quando tenho que usar Splines que acontece isso , não consigo dar profundidade ... mas vc ja me deu uma ótima explicação anterior... ja valeu muito... potando o modelo só pra analise...critica..tudo é muito bem vindo! valew mesmo!
mais algumas fotos... ta tudo ainda faltando tetalhar... vou postando assim que progrido...
sera que to no caminho certo?
Ai cara, vc já está modelando bem. mas para fazer as formas que você precisa, terá que aprender a modelar em Poly mesmo, criando faces, soldando, chanfranco, criando bridges. porque nesta parte não tem nada que dá para fazer automático com primitivas e modificadores a dica do supermax para modelar é boa, mas vai enrrugar no meio quando aplicar Mesh Smooth ou Turbo Smooth. para arredondar esse tanque ai você tem que deletar a face plana e criar as faces que fecham a tampa manualmente, tem que manter a malha em quad, ou seja, com polígonos quadrados. ai vai poder curvar sem criar defeito
Múcio
obrigado pela dica!! vou tentar essa tecnica sim!
Simplesmente use o ChanferCyl que fica em create > extended primitives. ou faça como o supermax escreveu. a varias formas de se conseguir o mesmo resultado, apenas veja a que vc ache melhor e mais pratica. abraço e espero ter ajudado

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 650

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.