Physique afetando apenas vértices selecionados, como fazer?

Por: Danilo Carlos  

Em: 25/02/2008 13:16

Olá pessoas!!!! Estava tentando resolver um problema aki..., q dpois d duas tentativas em vão acho q é bom apelar para o fórum, né? Eu queria saber como fazer o Physique afetar apenas os vértices selecionados. Ele é um dakeles modificadores q, por default, desconsideram por completo os vértices selecionados. Qndo vou aplicar um skin nos vértices ñ selecionados no Physique, para a minha surpresa os vértices são influenciados duas vezes, uma pelo Physique e outra pelo Skin, em um mesmo movimento. Eu posso estar enganado, mas em testes mais antigos, parece que havia um jeito de fazer o Physique influenciar apenas os vértices selecionados. Como é esse jeito??? (obs.: aconselhar trocar o Physique pelo Skin ñ vale!) Obrigado Aguardo respostas!
Ai cara, vc está usando o Physique e o Skin no mesmo personagem??? Não está certo, porque os dois são redundantes, fazem a mesma coisa, ou usa um ou usa o outro!!! O Physique é mais antigo, o Skin é mais moderno e tem mais facilidades. No Physique tem lá o sub-object para controlar os vértices, é pela cor que vc define a influência, pode marcar de azul os vértices que não quer que tenham influência, ai eles ficam "duros". Mas se você quer selecionar apenas uma parte da malha e aplicar o modificador só nessa parte, é impossível.
Talves com uma gambiarra fosse possível sim. Quem sabe c aplicar um objeto de influência que não irá c mover e dpois, no Physique, configurar para esse objeto influenciar 100% dos vértices que quero que fiquem imóveis (para serem influenciados pelo Skin)??? Não gostaria de descartar por completo o Physique. Nas juntas eles funcina melhor que o Skin. O Skin faz uma deformação em que a malha "vai para dentro" da dobra, enquanto o Physique faz uma deformação que "vai para fora". Em partes como joelhos e dobras de dedos o Physique causa uma deformação mais fiel de como acontece no corpo humano. Enquanto eu tiver condições de poder controlar com muita precisão minha malha, eu vou tentar, até pq isso me ajuda a lapidar o meu domínio do 3ds max. Eu ainda vou continuar tentando. Qqr coisa eu posto aki como fiz. Abração!
Cara, é só configurar o Skin direito que as deformações ficam melhores do que no Physique, porque o Skin tem os Deformers, tem o Skin Morph e o Physique não tem nada disso. O ajuste não é feito só no envelopamento, para ficar certo tem que criar deformers nas juntas e tem que refinar o envelopamento no weight table do Skin. Nunca vi ninguém usar os dois juntos, só vai dar dor de cabeça, ou é um ou é o outro. Se o personagem é uma malha só, tanto o skin quanto o physique devem atuar sobre toda a malha. Se algum vértice não receber a influência deles, o vértice vai ficar para trás quando o personagem se mover. Seu procedimento está meio estranho, normalmente é só aplicar o Skin na malha, selecionar todos os bones, ajustar o envelopamento, refinar no Weight Table e depois aplicar os deformers nas juntas que for necessário, é só isso.
Múcio
Oi pessoal!!!! Então, tava mto vidrado apenas nessa idéia de poder aplicar o Physoque apenas em um aprte do obejto. Eu queria fazer isso mais por uma questão de aprendizagem do que por uma questão de solução de problema. Afinal, toda vez que você consegue fazer uma coisa diferente, nova, heterodoxa, vc a poderá usar em uma situação extrema em que seu uso talvez seja inevitável. A idéia de aplicar o Skin e p Physique ao mesmo tempo era de tentar usar as vantagens dos dois ao mesmo tempo. Em certas partes da malha, eu aproveito a deformação mais especializada para o corpo humano que é o Physique. Mas nas partes mais complicadas, em que ajustes finos são necessários, eu usaria Skin, sende necessário apenas aplicar um Poly Select, invertendo a seleção e então escolher o Skin, resultando em uma malha que, no total, é toda controlada pelo esqueleto. Mas o que o mucio colocou âí ví que preciso perder nada usando o Skin. É mais demorado, mas para a eficáxia vale a pena. Esqueci dos deformers do skin. Posso usar eles para rapidamente conseguir as mesmas deformações do Physique! Abração! Melhor usar apenas o Skin mesmo.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 544

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.