pq materiais brilham e piscam durante animação!?!?!?! ajuda!

Por: cesarfg  

Em: 24/03/2008 23:07

pessoal ontem enquanto estava fazendo uns testes de walk cycle com meu personagem para o curta ratoeira me deparei com um problema q eu ainda naum havia enfrentado...veja a animação e vcs verão q os materiais do personagem ficam brilhando e piscando durante a animação....não faço a menor ideia do q seja.... usei hair n fur para o pelo e materiais simples para o nariz e salvei uma sequencia de tga ...muito estranho... ideias?[video_url=http://www.cesardesigner.com/3d/walking.mov,450,338]
ah ja aconteceu comigo tbm mas eu naum sei e eu uso o vray
então nesse caso eu usei mental....então alguem faz ideia?
Olá, cesarfg, olhei umas dez vezes a sua animação, me pareceu que o problema é na iluminação, já tinha ocorrido algo semelhante comigo ao utilizar o mental ray, eu percebi que criavam pequenos pontos escuros na minha imagem e, se vc perceber bem no nariz do personagem, são pontos escuros passando por ele, para resolver isso, tenta um destes: 1) Aumentar o nível de Diffuse Bounces do Final Gater 2) Aumentar o Maximum Num. Photons per Sample (os dois) do Global Ilumination Para agilizar, tenta renderizar um quadro onde é bastante visível o borrão preto no nariz do personagem, pois renderizar a animação toda ia demorar demais... ^^ Espero ter ajudado...
Crio, logo existo!
isso ai é falta de qualidade no hair and fur, por isso que pisca. Sempre que tem alguma coisa com baixa qualidade vai piscar na animação, é o que chamamos de flicker. pode ser de GI, de displacement, de caustics, de materiais com reflexo borrado, de hair and fur e de qualquer coisa com baixa qualidade. tem que aumentar a qualidade do hair and fur, se fizer com buffer é mais fácil de dar problema, porque não é real 3D, mas com alta qualidade funciona bem. Se fizer com MR Prim tem que colocar bastante samples de AA, ai tem que usar shaders de terceiros para controlar o AA só neste objeto, se não fica inviável. Os flickers na iluminação é por causa da baixa qualidade do GI, se usou só FG é muito mais fácil de dar flicker, o certo é usar photons e FG ou só photons, mas nunca só FG. O André mostra isso no curso aqui do site.
Múcio
então....na vdd eu usei tudo, FG, GI e hair n fur :) agora vou ter q ir subindo a qualidade de um por um então pra ver oq tah pegando..... valew pelas dicas pessoal se alguem mais tiver alguma dica adicional agradeço abraço
O problema do flicker do hair and fur é só aumentar a qualidade do hair and fur, porque se usou o buffer nem tem influência do gi nele. o flicker na iluminação é por causa da qualidade do FG, isso se os photons estiverem certos, se não estiverem, não adianta aumentar o FG porque sempre vai dar flicker. O André mostra isso no curso de mental ray
o fur tah com mr prim portanto tem gi nele sim, vow ter q fazer testes mesmo pra ver oq rola caramba eh impressionante, eu sempre usei o mental pra imagens still e como agora estou começando a fazer animações estou enfrentando esses "novos" problemas pelos quais ainda não havia passado...vou seguir as dicas e ver oq consigo depois posto pra vcs abraço e obrigado
Imagem still é fácil, em animação que as coisas complicam, olha quanta maquete bonita tem por ai e veja quantas animações bonitas que tem. Por isso que os outros renders sofrem mais nesta parte, geram flickers com muito mais facilidade. Todos eles tiveram problemas com os sistemas de GI em animação e trocaram várias vezes pra tentar resolver, só o Brazil Render que não. O Mental Ray é o melhor de todos para animação, só que tem que saber usar, o que dá certo em still normalmente não dá certo em animação. Se vc tirar o Hair and Fur do seu personagem e renderizar com mais Samples de FG, vai ficar sem flicker nenhum, mesmo que vc não saiba configurar direito os Photons, o máximo que pode acontecer é gastar bem mais tempo para renderizar do que o necessário. Mas se tem hair and fur, ai são outros quinhentos, complica bem, exige muitos samples de FG e de AA. Usando MR Prim é pior ainda, exige muito AA como o supermax disse. Testa usando o buffer, vai facilitar a sua vida. Porque sem saber compor com shaders de terceiros para controlar o AA individualmente, vai ficar inviável o seu render.
Múcio
putz cara....eu quero tirar o hair n fur soh em ultimo caso, repare na diferença drastica do personagem somente com texturas e com o hair..no topico oficial sobre curta no forum de artes coloquei um pequeno filme dele dançando sem hair e realmente o flicker mininui drasticamente...mas com hair fica muito legal.... cara mas me tira uma duvida....vc flw pra usar buffer ao inves de mr prim porem pelo q eu saiba sempre q usamos o hair com buffer (sem ser com o render padrão) ele aparece branco ou naum aparece....como fazer pra usar com buffer no MR então? vou fazer uns testes hj a noite aumentando a qualidade do AA e FG e vamos ver o q rola.... amanha posto algo. valew mucio e supermax vc taum ajudando pra kcete!!!!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717436.

Total de membros registrados: 143179

Últimos membros registrados: LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick.

Usuário(s) on-line na última hora: 791

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.