Pessoal, baixei o Trial do Max 2009. Por enquanto não testei tudo que normalmente uso, mas até agora estou gostando. Li o artigo que o André escreveu sobre as atualizações, achei interessantes tb.
Fiz um teste instanciando e distribuindo 63 esferas pela viewport. Cada uma coloquei o limite de segmentação, 200. Ficou com Total de 2milões 494 mil e 800 polígonos! como vc podem ver no Print.
Rotacionei normalmente minha cena, movi os objetos, etc. Fiz essa mesa cena no 9 e não notei diferença. Só deu um leg para rotacionar, quando ativei as linhas do wire no preenchimento! Ou quando tirei do preenchimento e ficou aparecendo apenas o wire. Com preenchimento e sem as linhas do wire, parecia, tanto no Max 9 quanto no 2009 que estava rotacionando apenas 1 esfera! Minha placa de vídeo é uma GF 6500 GT PCI E. de 256.
Testei tb o trial do Holomatix. Legal que ele tb pega no Max 9 e não apenas no 2009!
Não sei configurar ainda direito, mas achei lento até ele terminar o percentual de renderização. No Max, com a renderização normal, levou menos tempo.
Não gostei pq ele tem uma interface à parte, ou seja, tenho que salvar um arquivo *.MI antes! Isso se escolher o Mental Ray como render. Se escolher como Rendition Renderer, que é o render do Holomatix, ao clicar no botão RENDER, ele tb abre uma janela para salvar antes um arquivo *.MI e em seguida abre a interface do Holomatix, para que você procure o arquivo MI nele. Vi um vídeo do Holomatix para o Maya, e o cara abria uma janela de render no próprio Maya! Não sei se existe alguma configuração para que isso aconteça, mas tb não procurei ainda e tb não sei se vai ser assim mesmo!
Testei com o material Arch&Design não aceitou, a interface do Holomatix fecha caso vc prepare uma cena com esses materiais. Consegui apenas com materiais padrões do Max e com Material Raytrace!
Bem, todos esses testes foram feitos rapidamente, pois precisava sair, sem qualquer intenção de elaborar algo como fosse afirmativo e verdadeiro, pois estou apenas passando os testes que fiz. De qualquer forma seguem aí algumas imagens.
Qualquer comentário será válido. Flw.