Probóscide helicoidais (é esse nome mesmo!)

Por: davius  

Em: 07/04/2008 01:15

Pessoal, estou modelando uma borboleta e quero animar o Probóscide de alimentação deste inseto. O problema é que esse órgão consegue espiralar-se ou esticar-se de maneira orgânica. Como seria a melhor aproximação para modelar e, principalmente, animar esse "negócio"? Minha tentativa mais bem sucedida foi aplicar 2 ou 3 Bends e configurá-lo para formar um helicóide, mas a animação de enrolar e desenrolar resultante deste processo não se mostrou muito convincente...
Bom, tenta criar um Helix e usar o Path Deform para a malha acompanhar o Helix como caminho. Ao mesmo tempo, vc anima a altura do Helix (Height). Assim, os dois movimentos acontecem ao mesmo tempo. Bom, isso foi o que entendi. Um abraço,
Ai Davius, eu não entendi nada do que vc disse. Posta um exemplo ai pra gente ver, mostra como é esse orgão do inseto, ai fica mais fácil de ajudar, porque eu não entendo nada de biologia
Múcio
Leandro Oliveira, minha primeira tentativa foi com o helix, mas não se comporta da maneira esperada para animar - eu não conseguia "desenrolar" o probóscide mantendo mais ou menos o mesmo comprimento do órgão nessa abordagem. mucio, desculpa não ter postado nenhuma imagem para esclarecer que negócio é esse!! Mas agora eu me redimo! O probóscide enrolado E ele desenrolado
Ai Davius, faz com o Path Deform, vai ser facinho. Vc modela o barato esticado e desenha uma linha do lado com o mesmo tamanho, usa bastante vértices nessa linha, sem exagero, mas uns 10 pelo menos. Ai vc seleciona o barato e coloca o modificador path deform, olha lá que tem o patCh deform também, é o sem a letra C. Vai ter um botão nele, vc clica e seleciona a linha. Ai vc pode animar os vértices da linha pra deformar o barato. Vai ter que animar se enrolando até ficar certinho, ai é só inverter os keys de animação
Vou fazer a tentativa então com o Path Deform... estou meio cético porque o negócio vai ter que subir, descer, enrolar, desenrolar, entrar numa flor, sair, entrar em outra... vai ser uma trabalheira colocar keyframe para cada pedaço do Probóscide (de tanto falar já tô achando o nome até bonitinho!) pra que ele se comporte direito! Mas valeu! Obrigado!
Ai Davius, animação é trabalhosa mesmo, mas dá pra fazer mais fácil do que usando o Path Deform, só que depende de conhecer bem de rig. Em vez do path deform vc usa uma linha com vários vértices e um bone em cada segmento da linha. Ai vc coloca o solver spline IK nos bones e linca na linha. Vai aparecer vários dummies que controlam os bones em cada vértice da linha. Ai vc cria um slider de manipulator ou um custom attributes em cima do objeto e linca com wire parameters cara dummy pra girar e enrolar o orgão do inseto. Vc vai ter que fazer uma vez só e depois vai usar o slider pra animar fácil o enrolar e o desenrolar. Vai ter que usar algum expressão no Wire pra controlar a rotação de cada parte, porque vai ser a única forma de controlar. Tem que usar também o (degtorad) antes do valor que capturar da rotação, pra transformar em radiano, se não vai girar muito rápido. Tem um tut aqui que explica as bases disso: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15385
Múcio
Eita mucio! Você não se cansa de ajudar mesmo, hein? Obrigado por ter escrito isso tudo para me ajudar nessa tarefa! Depois eu posto como está ficando a animação. Obrigado mesmo!!
Qualquer coisa estamos ai, esse site já me ajudou muito também, é a forma de retribuir
Múcio

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717436.

Total de membros registrados: 143179

Últimos membros registrados: LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick.

Usuário(s) on-line na última hora: 436

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.