Ai pessoal.
Osires, faz como eu disse, renderiza só com photons e GI, grava o mapa de photons e veja o tamanho.
Depois faz igual sem mudar nada, mas abilita o importons, ai o mapa de photons fica bem pequeno.
Eduardo, parece que a principal vantagem é deixar o mapa de photons muito menor.
Lá no tópico da cgsociety que saiu nas notícias da 3d1 o cara fala que no teste dele com 15 milhões de photons o mapa ficou com 200 MB, ai levava mais tempo pra transferir o mapa pela rede para as máquinas do que o render.
Ai a máquina mãe terminava o render primeiro e as outras tinham que ficar esperando a transferência do mapa pra continuar.
Imagine isso numa animação, acaba renderizando 10 frames na máquina mãe enquanto renderiza 1 frame nas máquinas escravas.
Com o importons o mapa vai cair para 500 KB e vai transferir rápido.
Essa técnica é boa quando a pessoa precisa usar muitos photons e renderizar em rede, se não eu acho mais vantagem renderizar normal.
A Irradiance Particles já é outra história, substitui os photons, é mais fácil de configurar, só que demora bem mais nos testes que eu fiz, é o preço que os novatos vão pagar por não saber configurar bem os photons.
Eu achei que esse irradiance particles é quase um Brute Force, é um Maxwell dentro do Mental Ray