movimnto de olhos

Por: Fabrizio Mei  

Em: 28/04/2008 08:45

Olá Pessoal! Estou precisando de uma ajudinha aqui, estou precisando fazer uma animação estilo cartoon, e vou precisar q o personagem mexa os olhos, nada de mais apenas olhar para os lados, para cima e tals.. eu tenho uma esfera como globo ocular e uma textura de olho aplicada nela, tudo no estilo cartoon, eu lembro que existe uma forma, se não me engano usando um constrain, de fazer com que a textura aplicada no olho acompanhe o movimento de um dummy por exemplo, só q faz tempo q fiz um desses e não me lembro agora como fazer. Alguém sabe? Agradeço quem puder ajudar! ;) abraço.
Grandes oportunidades surgem a partir de grande empenho. www.behance.net/fabriziomei
Ah... só lembrando q o olho não é redondo, ele é oval ;)
Grandes oportunidades surgem a partir de grande empenho. www.behance.net/fabriziomei
Cara, Dá uma olhada nesse tutorial: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=24394 Um abraço,
olá Lenadro, pois é .. depois q eu postei aqui eu achei esse tutorial... era isso mesmo q eu precisava! Agora to com outro problema ainda nesse mesmo personagem, eu postei a dúvida em outro post, mas vou colar aqui tbm. O personagem que estou trabalhando aqui é um dado, e as animações dele vão ser feitas só com modificadores do tipo bend, twist ...etc... porém ele tem os olhos saltados e é aí que eu to me enroscando, meu problema é, como fazer com q os olhos acompanhem a malha do dadinho nos momentos em q eu for deformar com twist ou bend? Alguém tem alguma ideia de como fazer isso? Pq para animar um dado pulando e tals os modificadores são a forma mais simples e prática.
Oi Odyssey, esse caso é relativamente simples. Crie dois dummies pequenos bem próximos na frente do olho a uma distancia razoável.. crie outro dummie grande no meio deles... llinke os dummies pequenos no grande, depois aplique o constraint look at no olho esquerdo para ele olhar p/ o dummie direito, e no olho direito p/ olhar p/ o dummie direito. Depois p/ o dummie grande sempre olhar p/ a cabeça do personagem. Assim quando mover o dummie grande os olhos sempre estarão olhando para ele. :D abraço.
Fala Caio blz? :D Então .. .esse esqueminha aí eu até apliquei nos olhos e tals, porém meu problema é fazer os olhos seguirem as debormações da malha... nesse tópico eu não tenho as imagens mas tá uma olhadinha nesse link aqui ó -> http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=34884 aqui eu coloquei as imagens do q eu to fazendo. Eu até cheguei a fazer um rig dele, usando só 2 bones pra poder "torcer" o dadinho ... mas aí pra animar dá muito mais trabalho do q com os modificadores q no caso basta aumentar um pokinho os paramentros e pronto. Os movimentos desse personagem, vão sempre ser simples .. pelo menos a principio, serão só pulos, olhares para os lados e para cima... essas coisas, nem mãos ele tem ..rs
aplique modificadores nos olhos tb....ou senão atache eles a malha e aplique o modificador a tudo de uma vez....
Odyssey faz o que o Caio Lamas tah falando com o look at constraint. isso vai fazer os olhos girarem ok em direcao ao dumies ok ? Depois crie um FFD (box) no Space warp e faz um Bind (aquele icone de link com uma onda no meio) do ffd para a espfera. Seleciona o FFD (box) e vai no Control Points e edita pra a esfera ficar na forma que vc deseja. Nao esqueça de linkar esse FFD e os olhos no Bone da cabeça ok ? Vlw !!!
Então gente acho q não to conseguindo me expressar..rs meu problema não é os olhos seguirem um dummy ... isso daí é simples .. meu problema tá em fazer com que os olhos sigam a malha do meu personagem q a principio NÃO tem bones, (eu até fiz uma versão com bones, mas no caso de um dado não me deixa com a mesma mobilidade dos modificadores), dou prefeencia em animar ele com modificadores o personagem é um dado e será animado só com modificadores... por exemplo, para ele olhar para os lados eu vou usar o modificador Twist.. para ele olhar pra cima eu vou usar o bend e assim por diante ..rs Se eu atachar os olhos à malha do meu personagem, blz aí eles mexem conforme o modificador do personagem.. .só que aí eu não consigo aplicar o space warp FFD nos olhos. Se puderem olhem neste tópico -> http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=34884 que tem as imagens que podem ilustar melhor o que eu to falando. É q não tenho essas imagens aqui no micro de casa.
Uhm.. e se você agrupar depois o objeto dos olhos e aplicar os modificadores no grupo todo? Tenta aí e diz o que rola. Abraço.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717448.

Total de membros registrados: 143187

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto.

Usuário(s) on-line na última hora: 756

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.