Pergunta Basica sobre mental Ray

Por: gilcimar  

Em: 09/05/2008 10:34

Pessoal minha duvida é o seguinte: Toda vez que vou iluminar um ambiente em 3d no mental ray, mudo todos os objetos para uma cor neutra tipo um cinza claro... ai ilumino a cena e depois texturizo os objetos... o que eu quero saber, do pessoal da area é se esta ordem esta certa: 1º Modelagem 2º Iluminação 3º Textura 4º Render ou o ideal seria texturizar e depois iluminar?????? A pergunta é basica, mais pra gente que não dispoe de muitas $$$ para fazer curso já é uma ajuda é tanto... Valeu pessoal...
_________________________________ www.adaptstudio.com.br Produtora 3d, Maquete Eletrônica 3d, Maquete 3d
Gilcimar, tudo bem? Cara isso é muito pessoal, mas acredito que seja esta a ordem correta, pois é muito melhor analisar estouros de luz, sampleamento das sombras, iluminação indireta, etc, com uma base neutra, que é o material cinza que você utiliza. Só que muitas vezes depois de texturizar vai ser preciso efetuar um ajuste fino na iluminação... e sobre o render é necessário fazer testes tanto em baixa quanto em média qualidade e deixar o filé para o render final mesmo. Mas o workflow não é uma receita de bolo, e cada um cria o seu de acordo com suas necessidades. esa é apenas uma sugestão. Abraços!
Doe medula óssea! Doe vida!
cara isso acho q depende muito do jeito q vc prefirar trabalhar, eu dependendo do projeto modelo, ilumino e depois texturizo mas as vezes eu naum me aguento e jah vou fazendo tudo junto pra ver como tah ficando...ou seja vai do teu jeito de trabalhar mesmo agora uma coisa importante a ser avaliada eh q vc soh vai ver o resultado final do shader aplicado com a iluminação adequada.... abraço
tirmey postei junto com vc desculpa pela duplicata de explicações... abraço
hehehe! Duplicata mesmo! a gente falou basicamente a mesmíssima coisa, com outras palavras! só que eu esqueci de dizer que as vezes também não aguento e faço de tudo um pouco misturado... kkk É gilcimar, pelo visto essa é a metodologia mais usada...
Doe medula óssea! Doe vida!
Blz pessoal valeu pelas explicações... estou me dedicando muito para aprender mental ray, a principio quero fazer algumas coisas de maquete, mais meu objetivo mesmo é na area publicitaria... agora que estou com internet em casa vai dar para se tornar mais ativo no forum.. hehehheh....
_________________________________ www.adaptstudio.com.br Produtora 3d, Maquete Eletrônica 3d, Maquete 3d
É, eu também sigo esse workflow.
Eu percebi que é mais fácil ajusta a iluminação se colocar um material cinza em todos os objetos. Mas se for o cinza que vem no material do max fica muito escuro e depois quando troca pelas texturas estoura a iluminação, ai tem que ajustar tudo de novo. Então eu coloco um material de cinza claro para ajustar a iluminação, ai fica melhor quando troca pras texturas, tem que fazer menos ajustes. Acho que não é bom colocar as texturas antes porque pesa mais pra fazer os testes de iluminação e também esconde defeitos
creio que o pessoal em geral segue a mesma linha... eu sempre fiz assim jogava uma textura cinza claro em todos objetos depoi iluminava... valeu pessoal pelas dicas...

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717448.

Total de membros registrados: 143187

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto.

Usuário(s) on-line na última hora: 524

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.