ajuda por favor, problema com camera

Por: Johnathan Oliveira  

Em: 10/05/2008 10:39

bom e o seguinte to tentado iluminar minha cena com hdr e ta surgindo seguinte problema na cena, na camera orthographyc projection abilitada ta surgindo seguinte problema no caso estou usando a esfera para gerar iluminaçao, com glow (lume) no surface, com uma imagem hdr no glow, o problema q na hora do render e na view port mesmo fika toda preta a cena e a camera nao ultrapassa os limites da esfera. mas quando desabilito a funçao orthographyc projection da camera esse problema acaba queria saber como resolver isso. obrigado desde ja!
Não tem como resolver, ortographic projection é como se não tivesse nem lente e nem câmera, não tem distorção da perspectiva. Sempre tem que usar câmera normal com lente e perspectiva. Se tiver que ser sem perspectiva é melhor fazer em 2D
Mental Ray User
entao qual tipo de iluminaçao vcs me indicariao para essa cena? ruim e tem ser em 2D mesmo ¬¬
cara a iluminaçào naum tem nada a ver com a camera nesse caso...vc pode colocar a imagem hdr mapeada por dentro da esfera ligar o FG e automaicamente sua cena jah estara sendo iluminada pela skydome....soh q tem q ajustar o rgb output do hdr...
entao mais a camera com orthographyc projection ativado nao esta funcionado, a imagem nao aparece no render nem na view port, ai queria saber de um outro tipo de iluminaçao q fikaria legal tentei usar a daylight num fiko muito legal aparecerao manchas brancas no chao e no caso oq estou usando pra simular o ceu aparecerao abaixo dele manchas brancas tmb, pq a imagen e pra software e tem q fikar 2d de qualquer jeito!
cara tem como vc postar ai pra gente ver?
ta ae
tem que saber iluminar cara, só com HDRI não vai ficar bom também, as sombras ficam muito fracas e precisa de muito samples pra ficar suave. sempre tem que ter uma luz de verdade na cena. ai vc coloca a skylight e a HDRI dentro dela pra iluminar com a HDRI também. Se quiser iluminar só com a HDRI tira a esfera e coloca a skylight com a HDRI dentro, mas vai precisar de bastante samples de FG pra ficar suave
magster, apesar de eu tb prefirir a tecnica da skylight posso te garantir q essa tecnica da skydome funciona muito bem, o problema eh q a galera eskece de corrigir o rgboutput do hdr....alias essa tecnica de iluminação eh conhecida por IMB (image based lighting) e dah uma aparencia bem natural e realista a cena, masvoltando a pergunta do topico, gynbr, cara posiciona a camera de frente manualmente....qual o problema?
Pessoal, não tem nada haver com iluminação, o problema é que a camera pra fazer parte das dimensões 3d precisa ter pespectiva, se não tiver pespectiva e for ortogonal não adianta, ela vai sempre ficar atrás da esfera e sumir com tudo depois disso, por que ela não faz parte da cena, ela mostra as coisas na cena como se fosse um plano infinito e ortogonal. As unicas saidas são: Usar uma camera com pespectiva, mesmo que seja bem fechada p/ ficar parecido com ortogonal Ou, usar as propriedades da sphere para escondê-la da camera e habilitar só p/ reflexo e iluminação. Abraço.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717438.

Total de membros registrados: 143184

Últimos membros registrados: Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya.

Usuário(s) on-line na última hora: 854

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.