Qual é a real diferênça entre o 3ds Max e o Maya?

Por: marcio.alain  

Em: 13/05/2008 15:45

alguem poderia me explicar a diferença entre esses dois softs 3D?? vi alguns trabalhos no Maya e achei otimos trabalhos, mas o Max nao fica para tras! os dois sao Autodesk, mas quais as direfenças? valeu!
Editei o teu título apenas para ficar mais fácil de os usuários saberem do que se trata realmente o tópico. A maneira que vc escreveu parece que vc esta fazendo comparação entre softwares, e a gente evita isso aqui no fórum pq sempre acaba genrando briguinhas bestas. No sei caso a pergunta é muito útil, assim que der eu tento te responder (se alguem não responder antes ;) ).
"tiagodmed" disse: Editei o teu título apenas para ficar mais fácil de os usuários saberem do que se trata realmente o tópico. A maneira que vc escreveu parece que vc esta fazendo comparação entre softwares, e a gente evita isso aqui no fórum pq sempre acaba genrando briguinhas bestas. No sei caso a pergunta é muito útil, assim que der eu tento te responder (se alguem não responder antes ;) ).
hehe!! sem problemas. aguardo resposta! valeu!
O Maya era da Alias, o Max da Discreet.. O Autocad da Autodesk.. A autodesk começou a encher o bolso de dinheiro com os arquitetos do mundo.. e plaft! comprou primeiro a Discreet e depois a Alias.. São 2 softwares excelentes. Ambos vem com Mental Ray e dá pra instalar em ambos o Vray. Ambos modelam muito bem poligonal, o surface há de se dizer como vem do maya é um pouco mais ajeitadinho, mas do max com o plugin da npower fica igual ou melhor.. Ambos tratam animação muito bem (inclusive bem parecido). Com materiais o Maya tem as conexoes que o Max tmb tem se instalar o Nodejoe. O Maya exporta direto em SWF (flash) com o render Maya Vector que vem junto. O max faz isso tmb, se instalar o swift 3d. O Max renderiza animacoes mostrando frame-a-frame o maya tem um renderizador de texto pra esses casos... Maya tem trabalhos e artistas excepcionais, Max tem trabalhos e artistas excepcionais. Resumindo, tudo a mesma coisa, ok? Não deixa que ninguém te diga uma resposta diferente... ;)
Diferença.. sim eles são softwares diferentes.. mas apenas no formato. Pois ambos cumprem muito bem aquilo que eles se propõem. Vai ir do gosto de cada um, tem gente que olha a interface do max e não gosta, outros olham a interface do maya e não gostam. No quesito funcionalidade ambos são excelentes, talvez o maya seja mais maduro em termo de animação, pelo menos é o que eu leio por aí, visto que sou usuário do max. Mas com certeza o max faz tudo o que o maya faz e o maya faz tudo que o max faz, talvez de formas diferentes, talvez um tenha mais facilidade em alguma etapa e o outro em outra. Dica: Baixe os demos dos dois... abra ambos e brinque um pouco com eles.. navegue nos menus, tente criar alguma coisa... veja com qual deles vc vai com a cara, qual vc se adequa melhor, ou obteve um resultado mais fácil. Só não escolha o software baseado em imagens e renders que tu vê por aí... a qualidade do teu trabalho vai depender única e exclusivamente do teu empenho.... não tem nada a ver com a ferramenta.
Animador - Aquiris Game Studio
http://www.aquiris.com.br
"Amon-Ra" disse: O Maya era da Alias, o Max da Discreet.. O Autocad da Autodesk.. A autodesk começou a encher o bolso de dinheiro com os arquitetos do mundo.. e plaft! comprou primeiro a Discreet e depois a Alias.. São 2 softwares excelentes. Ambos vem com Mental Ray e dá pra instalar em ambos o Vray. Ambos modelam muito bem poligonal, o surface há de se dizer como vem do maya é um pouco mais ajeitadinho, mas do max com o plugin da npower fica igual ou melhor.. Ambos tratam animação muito bem (inclusive bem parecido). Com materiais o Maya tem as conexoes que o Max tmb tem se instalar o Nodejoe. O Maya exporta direto em SWF (flash) com o render Maya Vector que vem junto. O max faz isso tmb, se instalar o swift 3d. O Max renderiza animacoes mostrando frame-a-frame o maya tem um renderizador de texto pra esses casos... Maya tem trabalhos e artistas excepcionais, Max tem trabalhos e artistas excepcionais. Resumindo, tudo a mesma coisa, ok? Não deixa que ninguém te diga uma resposta diferente... ;)
entendi tudo!! obrigado pela explicação. agora me diga uma coisa... caso eu esteja fazendo uma modelagem de uma taça de vinho no 3D max, e eu quero fazer o mesmo modelo no Maya. vou sentir dificuldade em modelar? nao sei se expliquei bem... mas resumindo, estou modelando um modem ADSL agora, caso eu queria fazer esse modelo agora no Maya e agora, vou sentir dificuldade?
"marcio.alain" disse: entendi tudo!! obrigado pela explicação. agora me diga uma coisa... caso eu esteja fazendo uma modelagem de uma taça de vinho no 3D max, e eu quero fazer o mesmo modelo no Maya. vou sentir dificuldade em modelar? nao sei se expliquei bem... mas resumindo, estou modelando um modem ADSL agora, caso eu queria fazer esse modelo agora no Maya e agora, vou sentir dificuldade?
Adaptação Max pra Maya é dificílima... Eu sobrevivi, mas sao poucos os q sobrevivem.. maioria se estressa.. e nao tenta mais.. Pq ao começar o movimento da camera na viewport é diferente.. Max usa ctrl, alt e shift.. E ja entra no inconsciente.. Mayá é só alt, oq diferencia "pan, rotate e zoom" da viewport sao os 3 botoes.. E essa coisa de "apanhar" só pra mexer 1 camera, estressa todo mundo.. Empenhando e força de vontade vc vira usuario dos 2.. Como sou, aí vai ver que ja nao tem mais oq se dizer a respeito de diferenças.. São muito parecidos.. Se você sobreviver e tiver força de vontade hehehe.. os conceitos sao os mesmos.. começa com um Cubo no Maya, segura o botao direito sobre ele e verás, Vertex, Edge, Face, enfim.. igualzinho ao Max... Tem scale, move etc.. pra mexer com eles, tudo igual.. Valeu!
caramba Amon-Ra interessante saber dessa historia, aqui no meu serviço não tem o max ai uma vez fui baixar o blender pra ficar brincando e não consegui fazer nada hehe
Ja ouvi falar que muito coisa que se faz no Maya, no Max é preciso de plugins. Alguém poderia confirmar? Eu também apanhei com o Maya quando comecei a estudar e desisti. Ainda sofro com alguns softwares que tem atalhos diferentes para o manuseio da viewport, um deles é aquele softwares pra gerar ivy, acho um pé no saco rotacionar objetos nele. :D
Eu senti isso no RealFlow, não consigo usar a viewport direito e sofro pra mover ou rotacionar objetos

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717438.

Total de membros registrados: 143184

Últimos membros registrados: Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya.

Usuário(s) on-line na última hora: 285

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.