Qual é a real diferênça entre o 3ds Max e o Maya?

Por: marcio.alain  

Em: 13/05/2008 15:45

Falando em animação no max e no maya, vou aproveitar o espaço até pra ver se alguém conhece uma alternativa viável. Eu me deparei com uma situação que seria animar o crescimento de uma arvore. Como uso o max tentei resolver o caso usando ele. Testei com o onyx (via tree storm) e o natFX. Nenhum deles consegue animar isso, embora o natFX cria arvores com especificação de idade. Até agora a única coisa que consegui animar crescendo foi o ivy. O xfrog eu ainda não pude testar então não sei se faz ou não faz. Fora esses 3 não conheço nenhum recurso de qualidade e que faça isso. Já o maya tem o Paint FX que faz isso brincando. Maya: E de acordo com o youtebe o xfrog tb faz isso, mas espero testar: E apenas para falar mais algumas coisas sobre esse softwares o sistema de dinâmicas do maya sempre me pareceu melhor que o do max, ele me parece mais maleavel e leve. Outra coisa bacana do maya é o maya fluids que é fodastico. Mas como o Amon-Ra falou da pra fazer essas coisas no max instalando softwares extra. Só que o problema é esse precisa de softwares extras, ou seja vc tem que gastar comprando recursos que não são nativos do programa e portanto nunca vão ter 100% de interação com o programa, portanto as chances de vc encontrar falhas e bugs são muito maiores. Mas falando ainda na questão de adiquirir softwares extras pro max, tb deve-se levar em conta que o max completo custa em torno de 4 mil enquanto o maya completo (unlimited) custa em torno de 14 mil.
Ambos os softs têm pontos relativos bons e ruins mas a maior diferença de todas mesmo é o nome. =]
bom, pensei q os softs mudassem muita coisa... mas como o Amon-Ra disse, vai a questao de usabilidade!! mas mesmo assim, obrigado a todos q tentaram explicar sobre a minha duvida!!! novamente , obrigado!
HAWF, Isso é mito. Eu resumo da seguinte forma: Max é mais fácil de modelar e Maya é mais fácil pra animar. Isso foi o que eu e muitos colegas meus sentiram. Os dois são ótimos softwares. O Max tem mais facilidade com CAD que o Maya, também. Alinhamento e medidas é mais fácil com ele. O Maya é mais solto. Sobre a modelagem, apesar do NURBS do MAX ser ruim, as Splines fazem bem seu papel, e são bem práticas. No Maya não existe splines. Tudo que é bidimensional, linhas, são curvas NURBS, que é bem melhor que o Max. Então vc é quase obrigado a aprender NURBS pra sanar algumas coisas, mas nada que a modelagem Poly, que também é boa, mas não melhor que o Max, ajude. O resto é questão de adaptação. Um abração.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717448.

Total de membros registrados: 143187

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto.

Usuário(s) on-line na última hora: 527

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.