Ajuda com caustics, GI e granulado

Por: Gibran Farfud  

Em: 14/05/2008 13:14

Antes de tudo como é meu primeiro post com duvidas com uma imagem aqui no forum, não sei onde que devo postar estas dúvidas, portanto se for o lugar errado, peço gentilmente para algum moderador mover este tópico para a seção correta e peço desculpas pelo erro. Estou iniciando no MR, comprei o CD da 3D1, porém estou com dificuldades com duas coisas nesse primeiro teste que estou fazendo de uma cena com caustics para estudos próprios. Fiz dois testes com as sombras, um com uma mr Area Spot, convertida para Omni e outra com um mr Area Omni. Minhas dúvidas 1o. - Está saindo muito granulado na cena e principalmente nos vidros, não estou conseguindo tirar, já alterei todos os parâmetros possíveis, tanto no MR quanto nos materiais. Os vidros estou fazendo com o Dielectric Material e usando o Photon Basic nos Photons dos materiais de vidros e líquidos. Como corrigir isto? 2o. - Caustics não está saindo legal, mesmo com muitos photons, não está bem definido como eu quero. Esses pontos circulares maiores na cena, são os photons do caustics, não? Não estou conseguindo tirá-los, nem diminuindo o raio. Fora aquele estouro de caustics na base dos copos que não consigo tirar também. 3o. - Não gostei do resultado da integração de GI e Caustics. Não sei se é por causa do entorno da cena, fiz uma chanfer box para simular um fundo de estúdio, apliquei um material Arch & Design branco com um pouco de reflexão e especular. Desde já agradeço a ajuda. Abraços Gibran
Bem vindo aqui gibran, eu também tenho o CD do mental ray e no começo foi difícil, era muito noob, agora estou melhorando. Tive que assistir umas 10 vezes pra pegar tudo, é muita informação. 1 - O granulado deve ser os samples das sombras, aumenta o U e o V no menu area light parameters, coloca 12 em cada um. Pode melhorar com o AA, vc não postou a sua configuração de AA que fica no menu sampling quality na aba renderer. Tenta colocar 16 no Maximum antes de aumentar os samples das sombras. OBS: quanto maior a área da luz, mais granulado fica e precisa de mais samples, se diminuir a área da luz a sombra fica menos difusa, mas granula menos e exige menos samples. 2 - Desliga os photons do GI cara, estes photons grandes nas paredes são do GI. Tem dois photons, o do GI e o do Cautics, acerta o Caustices primeiro e depois liga o GI. Desliga o Enable na frente do Global Illumination (GI) e testa. Desliga o Final Gather também pra testar e acertar o GI, só depois que isso tiver certo que vc liga o resto. Vê o capítulo de GI no curso de novo, acho que vc não viu esse com calma. Ai vc diminui o Radius do Cautics que vai funcionar. 100 mil photons de Caustics é pouco, coloca uns 300 mil igual colocou no GI. E depois que acertar o caustics e ligar o GI, coloca o multipler dele igual a 1, não pode mudar isso, 1 é o valor fisicamente correto. 3 - o fundo eu achei que está certo, não pode ser muito braco se não não aparece o caustics. tenta trocar por um plane com um tecido de textura, pra parecer uma mesa ;)
Magster, O AA eu coloquei 0,2 em tudo, 1/4 e 16 e Mitchell. O UV da area light eu coloquei em 10 e 10 agora e não alterou praticamente nada. Aumentando a area da omni em Sphere quanto mais baixo, mais estoura. Aumentando o GI para 1, estoura tudo, mesmo com a omni com 0,1 de multipler. Sobre o fundo, a idéia é fazer uma foto como se fosse em um estudio. Se eu colocar só um plane a GI não vai jogar os photons para infinito e demorar mais o render? Já estou achando muito alto o tempo, está demorando em torno de 10 minutos.
farfud, Mantém o fundo para gerar simular um estúdio e desabilita o GI. Usa só o FG, acrescentando um SkyLight na cena. Testa aí. Um abraço,
Uma dica que aprendi aqui no forum... nao use fundo branco use qualquer outra cor pra realsar o vidro ^^
Leandro, Estava justamente pensando nisso agora, colocar uma Skylight mesmo, mas mantenho a Omni ou não?
cara como vc tem o cd aqui da 3d1 não precisa fazer isso mas quando eu to tentando entender oq faz cada opção daquelas do GI e do FG eu vou ligando e mudando o valor de cada uma individualmente pra entender oq cada uma faz...mas com o cd daqui fica mais facil pois o andré explica bem, porem, render é uma parte mais "avançada" do aprendizado do 3d e requer um certo conhecimento prévio de outras coisas... abraço
Cesar, Aí é que está o problema, estou há dois dias ligando e desligando as coisas para ver se funciona, mudando configurações dos materiais, mudando os shaders, luzes e suas configurações, já vi e revi os videos que falam de GI e Caustics nestes dois dias, e não e não consegui resolver. E daí que eu vim pedir ajuda a vocês que entendem mais, eu "aprendi" há pouco mais de um ano a trabalhar no 3D Studio, mas só agora no começo deste ano que comecei a ter tempo para me aprofundar mais, ler mais e, principalmente, estudar mais. Eu não sou muito de pedir, só quando fico em loop e não saio do lugar. E como estava assim havia dois dias, resolvi pedir arrego!!HEHE
Acho que o fórum é pra isso mesmo, pra pedir ajuda e o pessoal das as dicas. Se for pra responder tem que ser com solução, tem vários users que são flooders e postam qualquer coisa pra aumentar o número de posts e subir de rank. O Magster deu boas dicas, também estou estudando estas coisas. Se não configurar cada efeito por vez fica mais difícil. Desliga tudo e testa só o caustics. Posta uma imagem do caustics e da configuração dele, sem FG e sem GI. Vendo só os photons do caustics dá pra tentar falar o que pode estar errado.
Mental Ray User
farfud, Pode manter a Omni, sim. Mas faz como o Gutao falou, testa só o Caustics primeiro, como o André ensina. Depois adiciona o resto. Um abração,

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 844

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.