Olá pessoal.
Coloquei uma sequência de imagens para tentar colocar o meu ponto de vista. Desculpem pelo excesso de imagens, mas assim acho q é mais fácil pra todo mundo entender...inclusive pessoas que estão simplesmente acompanhando o tópico. Espero que tenha algum valor pra vcs!
Vou tentar explicar as figuras:
1º figura - Normalmente queremos um caustic bem detalhado...por isso seria lógico configurar o photon bem pequeno e aumentar o nº de photons no render final...pois bem...vejam o tamanho do photon nessa imagem e a configuração logo ao lado.
2º figura - Vejam q qdo aumentei o nº de photons a imagem ficou com a "desgraça" do granulado. Mesmo se eu aumentar a quantidade de photons ele vai continuar, pq não tem samples pra suavizar...e o antializing tem q trabalhar duro pra arrumar isso.
3º figura - Com esse tamanhão de photon, normalmente a gente pensa...nossa!!! isso vai ficar horrível!!! Vejam a config ao lado.
4º figura - Aumentei a quantidade de photons...da mesma forma q a 2ª imagem...só q dessa vez eu tbém aumentei o samples por photon....por q agora dá pra usar ele por causa do tamanho do photon...vejam q o resultado é bem melhor....e nessa imagem ainda não tem antialising.
Conclusão: O tamanho do photon é muito importante para se chegar a um resultado adequado e nem sempre deve ser pequeno. A quantidade de photons pra se obter um bom caustic é alto...e isso pode aumentar o tempo de render substancialmente....para não perder tempo desnecessário com isso, aumente o nº de photons a cada render e verifique a imagem....vc vai perceber q há um momento que não adiantará mais aumentar o nº de photons q o resultado continuará o mesmo. Lembrem-se da config de relflections e refractions.
Espero realmete q ajude!
Abraço,
Sander