Ajuda com caustics, GI e granulado

Por: Gibran Farfud  

Em: 14/05/2008 13:14

o caustics tem que diminuir até começar a granular, ai vc aumenta a quantidade de photons que some o granulado e fica com desenhos bem definidos. Caustics forma desenhos finos e definidos, não fica borrado assim e isso vc controla no radius
Ajustei o caustics agora, acho que agora ficou bom, abaixo do raio disto começa a aparecer o granulado dos photons e nem aumentando muito eles sai. Acho que na parte de caustics cheguei no resultado que eu queria, tenho que mexer um pouco nos materiais da garrafa ainda, mas isto é o de menos. Agradeço imensamente a ajuda de todos! Abraços
Agora o Caustics ficou mais refinado e não apareceu mais aquela mancha branca em volta do pé do copo. Mas o Caustics ainda está muito forte, diminui um pouco o multipler ou a intensidade da luz ou aumenta o decay dos photons se tiver diminuido ele. Coloca uma imagem hdri panorâmica no environment da cena pra ter mais coisa pro copo refletir, ele está com poucos reflexos Isso vai ajudar a melhorar o material da garrafa também. Mas é isso ai cara, vc tá no caminho certo
opa fala farfud estou fazendo uma cena tmb com o dieletric e apesar de ser bom eu tmb nao consegui me livrar desse granulado ! gostaria de saber se alguem tem a resposta pra isso ja ke ele é fisica mente correto ! eu fiz ele na escala de CM tdo certinho antes que me questionem está tudo conforme manual da 3d1 ! huahauha fiz com uma sky e uma mr spot area e FG cheguei a testar com 50 samples na sombra testei com sombra dura e nada adiantou! bom esperamos soluçoes ! abraçs,...
http://cesar3d.wix.com/cesarcoelho3d
O granulado no caustics não tem haver com qualidade das sombras, só depende da configuração do raio, dos samples e da quantidade de photons. O granulado some se aumentar o raio, mas perde qualidade no caustics se tiver poucos photons. Pra ficar bom tem que usar o menor raio possível com a maior quantidade de photons possível.
UERJ
Olá pessoal. Coloquei uma sequência de imagens para tentar colocar o meu ponto de vista. Desculpem pelo excesso de imagens, mas assim acho q é mais fácil pra todo mundo entender...inclusive pessoas que estão simplesmente acompanhando o tópico. Espero que tenha algum valor pra vcs! Vou tentar explicar as figuras: 1º figura - Normalmente queremos um caustic bem detalhado...por isso seria lógico configurar o photon bem pequeno e aumentar o nº de photons no render final...pois bem...vejam o tamanho do photon nessa imagem e a configuração logo ao lado. 2º figura - Vejam q qdo aumentei o nº de photons a imagem ficou com a "desgraça" do granulado. Mesmo se eu aumentar a quantidade de photons ele vai continuar, pq não tem samples pra suavizar...e o antializing tem q trabalhar duro pra arrumar isso. 3º figura - Com esse tamanhão de photon, normalmente a gente pensa...nossa!!! isso vai ficar horrível!!! Vejam a config ao lado. 4º figura - Aumentei a quantidade de photons...da mesma forma q a 2ª imagem...só q dessa vez eu tbém aumentei o samples por photon....por q agora dá pra usar ele por causa do tamanho do photon...vejam q o resultado é bem melhor....e nessa imagem ainda não tem antialising. Conclusão: O tamanho do photon é muito importante para se chegar a um resultado adequado e nem sempre deve ser pequeno. A quantidade de photons pra se obter um bom caustic é alto...e isso pode aumentar o tempo de render substancialmente....para não perder tempo desnecessário com isso, aumente o nº de photons a cada render e verifique a imagem....vc vai perceber q há um momento que não adiantará mais aumentar o nº de photons q o resultado continuará o mesmo. Lembrem-se da config de relflections e refractions. Espero realmete q ajude! Abraço, Sander
opa valeu sanderpalma mas esse meu problema aonteçe sem o caustics ele fica granulado o vidro igual nas imagens do farfud ! abraçs,..
http://cesar3d.wix.com/cesarcoelho3d
Boa noite. Nossa Sander, isso foi um tutorial! Ficou provado que o que manda é o número de photons. Ótimo teste, parabéns. Gordon, se o granulado é no vidro pode ser por causa da qualidade das sombras de luzes área, pode ser o material ou o Antialiasing.
Ai Sanderpalma, ótima contribuição meu, esse post é um tutorial!
UERJ
Falaí pessoal....então...realmente há um problema no material de vidro com o Dieletric q eu nunca consegui resolver....Ele tem um aspecto mais realistico do que o raytrace, sem dúvida, mas esse granulado eu nunca consegui tirar, assim como o godon e o farfud estão penando pra fazer. Bom...se alguém tiver mais alguma contribuição...será bem vinda...rs...vou acompanhar! Abraço, Sander

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 625

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.