Ajuda com caustics, GI e granulado

Por: Gibran Farfud  

Em: 14/05/2008 13:14

Gutão, Foi exatamente o que eu fiz, segui o que aprendi no curso de MR, primeiro configurei o GI, depois o Caustics e por último o FG para suavizar a cena. Daí que ajustei o AA. O IOR dos copos é de Cristal (2,00) e não de vidro, só a garrafa é de vidro. O teste que fiz com só com o caustics, a Skylight e Omni ficou assim. Eu queria tirar esse caustics na base dos copos, não sei se isso está correto fisicamente. Acho que vou mudar os photos dos materiais de Photon Basic para o DGS para ver o que dá. E esse granulado no vidro que está me incomodando muito, não consigo tirá-lo.
diminui o radius dos photons para 0,5 ou menos, volta o multipler pra 1 e renderiza, o caustics vai ficar mais suave como na realidade e mais definido. se granular, aumenta a quantidade de photons o vidro granulado por ser os samples das sombras ou o material do vidro, que material usou?
Mental Ray User
Gutao, Dielectric no Surface e no Photons do Mental Ray Connection. Fiz exatamente isso que falaste, agora ficou legal o caustics. Agora vou começar com o FG. O Sample das sombras está em 12. Fiz um render region agora com o FG ligado e continuou o granulado no vidro. Será que devo mexer no Max Depth do Caustics e do FG e o Trace Depth também??
Ai Farfud, o granulado deve ser por causa do material. troca por raytrace normal do max pra ver se some esse granulado, se sumir é o material. Aumentar um pouco o trace depth na aba renderer é bom com vidros, pra ter mais refrações e reflexões. Mas não é no trace depth dos photons ai junto com o caustics, é lá na aba renderer que tem o trace depth pra reflexos e refrações. Se o caustics já tá certo não mexe mais nele, outros erros são por outras coisas na cena
Deu certo, o granulado no vidro sumiu. Deixei um com o shader Dielectric e outro com o Raytrace, no que tinha o Raytrace sumiu e no outro continuou. Aí que eu não entendo, se com o Arch & Design e com o Dielectric que são fisicamente corretos, porque ocorre este problema com eles e com o Raytrace não.
Cara, eu já fiz isso usando Dieletric e não deu granulado, não... Vou até buscar minha cena e ver as configuraçõpes que usei.
A cena está praticamente pronta, só tenho que melhorar o material da garrafa, está muito artificial ainda e o material do lacre também não está legal. Há ainda um pouco de granulado também. __________________________________ Leandro, Também não estou conseguindo entender o por quê deste granulado excessivo com os materiais fisicamente corretos. Tentei com Arch & Design, configurando manualmente e com os presets, com o Dielectric, DGS e Glass, e todos deram o mesmo resultado, o único que não deu foi o Raytrace com o Dielectric aplicado nos photons.
O caustics ainda não está bom, está muito grosso, muito difuso e muito forte!! Diminui mais o radius dos photons, diminui o multipler, caustics é um efeito suave, bem leve, não é pra formar essa luz tão forte. O material do copo ficou bom agora, os outros usando shaders podem estar granulando por diversos motivos, pra usar shader tem que conhecer melhor o mental ray. logo vc vai estar mais por dentro. Shaders fisicamente corretos dependem de tudo estar certo na cena, a escala, a iluminação, os valores do render. Usando multipler tão forte no caustics está fora da física e pode estar criando energia onde não tem, desrespeitando a primeira lei da termodinâmica.
Mental Ray User
Agora que tu falaste sobe isso, das escalas estarem certas, provavelmente este é o problema!! Eu fiz no "zoiometro" tudo. Sem me preocupar muito com escalas. Estou acertando agora os cautics, mantive os samples, diminui um pouco os photons e diminui o raio para 0,1 e ficou ainda grosso, vou diminuir para 0,05 para ver o que acontece. Multiplier está em 1 no Caustics e FG.
Na verdade, não é a escala em si, mas as unidades que se usa na cena. Dependendo da unidade adotada, os efeitos são diferentes, Um abraço,

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 1165

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.