Simulação física de uma esteira para frutas!

Por: loj  

Em: 17/05/2008 14:04

Galera é o seguinte. Um amigo professor quer fazer uma simulação de uma esteira para frutas, por exemplo: Tem uma esteira e no meio dela tem uma pequena plataforma de 30x30cm, exatamente a largura da esteira. Nessa distância, existem pequenos arames rígidos de 2mm distribuídos. Então a intenção é registrar em cada frame essa ação, através de imagens e informações do ângulo dos arames quando a fruta tocar neles. Alguns ficarão parados, outros irão se acomodar e se apoiar no momento que a fruta passar. Os arames não ficarão balançando ao retornar para seu ponto inicial. Eles só podem se mover no eixo que a fruta se mover. Não tem movimento lateral. Eu, não tenho certeza, mas acho que o reactor faria isso, só não entendo nada de reactor! Se alguém pude me ajudar e dar uma dica, eu agradeço! Valeu
eu não entendi direito o processo ai da sua máquina. se tiver imagens de exemplo facilita. dependendo do caso é melhor animar manualmente do que com o reactor. o reactor é bom mesmo pra colisão, quando uma coisa bate na outra e vai cada uma pra um lado. se o grampo fica preso e ainda colide com as frutas, pode ser que dê erro na simulação. posta uma imagem ai pra gente ver
Doutor Ego
tb acho isso, coloka umas imgs!
loj, tudo depende do que voce quer fazer, se quer apenas uma animação ou quer realmente simular fisicamente o movimento da esteira e dos outros elementos. Animar na mão eh rapido, se souber como fazer vai ficar bacana, mas realista com dinamicas e tudo mais só usando o reactor (se voce usar o max) ou o cloth. Coloca umas imagens pra a galera ajudar.... vlw !
Eu acho que o Reactor é a melhor opção. Mesmo que tenha partes móveis que ficam presas a outros objetos, você faz com os constraints do reactor. mas tem que conhecer bem dele, eu por exemplo não sei fazer, mas vi no help juntando vários objetos presos entre si. tem aqueles negócios de dashpot e point-point, são pra isso. vê no help do max
E ai Loj, conseguiu fazer? Posta umas imagens pra gente ver
Doutor Ego
Olá pessoal, descupa a demora, mas estava bastante atarefado. Segue um videozinho aí mais ou menos como deve ser. No lugar do objeto de acrílico que é empurrado pela fruta, serão vários arames... Pq a pessoa que me pediu, quer traçar uma forma geométrica a partir do momento em que os arames se acomodam na fruta e registrar o ângulo e a distância em cada frame. Com o objeto de acrílico até ficaria fácil animar na mão, mas com vários arames, gostaria de saber se não teria uma forma automática, dinâmica de se fazer isso. Valeu...
Acho que se vc fizer o mesmo que fez com o acrílico vai dar certo. A diferença é que vai ter que fazer em vários arames um do lado do outro em vez de fazer uma vez só no acrílico. EU achei que era diferente quando vc postou da primeira vez. Se os arames fica presos em cima e só reagem a passagem da fruta, acho que dá pra fazer fácil com o reactor. OBS: Ele não vai aceitar linhas e vc vai fazer o arame com linhas usando ligando o enable in render pra dar a espessura. Então, depois que fizer isso vc clica com o botão direito e transforma em mesh, ai vai poder usar com o reactor rigid body
Magster, valeu pelas dicas. Teria uma dica de como pelo menos eu poderia iniciar? Já testei algumas coisas, mas a minha dificuldade é usar e aplicar de forma correta as funções.... Se tiver algum material específico relacionado e esse tipo de diânmica, tb serve... Valeu....
Ai Loj, vc vai fazer igual o acrílico balançando. Vc fez certo, conseguiu prender o acrílico na parte de cima e fez ele reagir com a fruta. Pra fazer com arames vai ser exatamente igual, mas em vez do acrílico vc vai usar um arame. A diferença é que terá que fazer a mesma coisa em cada arame que for colocar
Doutor Ego

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717438.

Total de membros registrados: 143184

Últimos membros registrados: Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya.

Usuário(s) on-line na última hora: 1004

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.