Simulação física de uma esteira para frutas!

Por: loj  

Em: 17/05/2008 14:04

Mas sabe qual o problema nem todos os arames ficarão no mesmo ângulo. Vamos supor que a fruta bata no primeiro arame, ele vai reagir e sofrer a reação primeiro em relação aos demais que vão reagindo à medida que outra parte da fruta for batendo. Para fazer isso manual é dose! Nesse exemplo aí eu fiz manual entende, pq é um acrílico e ficou fácil. O objeto todo se move. No caso de arames independentes que só vão reagir no momento em que a superfície ou parte dela for batendo...aí é nó fazer um por um. O reactor é uma boa dica, mas não sei como fazer....Se eu colocar tanto a fruta quanto os arames independentes como rigid body, será que funciona?
Ai Loj, vou te dar uma dica muito loca pra fazer isso. Não sei se é a melhor opção porque não sei usar os constraints do Reactor. Mas com certeza dá certo desse jeito que vou te falar. Em vez de criar os arames, cria um tecido igual o acrílico, mas transforma em tecido com o modify cloth ou com o reactor cloth, pra poder reagir a passagem da fruta se deformando por causa dela. Ai vc cria os arames e usa o modificador skin wrap pra lincar os arames no movimento do tecido. Desse jeito os arames vão se deformar igual o tecido. Se vc colocar o tecido em hide e deixar só os arames na cena, vai aparecer que são eles que reagem a passagem da fruta ;) Testa pra ver se fica do jeito que vc quer, acho que é uma solução mais fácil pra este problema
A idéia do Magster é boa, vai dar essa sensação, mas provavelmente os arames vão se curvar um pouco e eu acho que o loj quer que eles fiquem bem retos conforme colidem com a fruta. Dai precisa do reactor pra calcular os arames como rigid body. pra prender uma ponta do arame numa haste na parte de cima bem precisa dos constraints. se fizer uma argola no final do arame e colocar a haste no meio, ele vai segurar o arame e vai colidir com a fruta quando passar.
Doutor Ego
Magster, é uma idéia interessante. Valeu mesmo por estar ajudando, mas é como o Marcola falou, será que os arames vão ficar rígidos ou vão sofrer alguma deformação? Mas não vou ficar abusando da paciência de vcs para saber das possibilidades que se poderia fazer essa cena. Só vamos saber se eu tentar não é verdade?hehe O negócio é tentar já com as dicas de vcs. Vou arrumar um tempo para colocar em prática isso, até pq se eu ficar aqui perguntando, será que assim dá certo, será que de outra forma não é melhor, será que objeto tal vai deformar, heheh, não vou sair do canto.... Mas dicas sempre serão bem vindas é claro como forma de ajudar! Valeu mais uma vez....
Ai Loj, pode fazer do jeito que eu te falei que vai dar certo, eu já fiz um negócio parecido. O arame é uma haste, certo? Pega um círculo e faz uma argola, anexa na haste do arame e pronto, já tem o objeto. Tira várias cópias e coloca uma haste na horizontal passando dentro de todas as argolas. O segredo neste ponto é deixar uma certa distância entre as argolas e a hasta que segura elas, se não o Reactor vai jogar tudo longe quando começar a simular. Só isso mesmo, vai funcionar exatamente como vc quer. OBS: Use o Havok 3 pra calcular isso, quando é só rigid body fica bem melhor com o havok 3. Vc escolhe isso na lista logo no início do menu do reactor no Utilities
Doutor Ego
Blz Marcola, mas como seriam essas argolas? Seria no mesmo mesh dos arames rígidos? Ou separadas? Valeu.
Pelo que eu entendi, é só desenhar uma linha para ser o arame e um círculo na porta de cima. Atacha os dois, liga o enable in render e o enable in viewport pra criar os polígonos e tá pronto.
Mental Ray User

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717438.

Total de membros registrados: 143184

Últimos membros registrados: Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya.

Usuário(s) on-line na última hora: 337

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.