Problema com textura.

Por: Arthelas  

Em: 22/05/2008 16:02

Fala pessoal... To com um problema que parece bem simples mas que não to conseguindo resolver. Seguinte: Fiz no 3d max uma modelagem de um capacete. Fiz em poly e apliquei uma textura que fiz no Photoshop (via Bitmap). Acontece que quando animo o capacete (uma hora ele faz uma rotação), a textura fica parada. Não acompanha o movinto do capacete. Tem alguma configuração, algum lugar para ativar, para resolver isso ?? Obrigado !! Arthelas;
Mais uma detalhe importante que não comentei. Quando movimento o capacete dentro da viewport, a textura acompanha normal. Somente na hora do RENDER, ela não funciona. =/
vc deve ter deixado alguma coisa ligada ou colocado o mapeamento depois do skin. se o capacete se deforma de algum modo, o uvwmap que mapeia a textura tem que ficar em baixo de tudo. Se tiver uvwmap e ffd em cima, funciona certo, mas se tiver ffd e uvwmap em cima, vai dar esse defeito que vc disse. O uvwmap tem que vir primeiro. Vê se não deixou coisas selecionadas na malha do capacete antes de aplicar o uvwmap e vê se o gizmo do uvwmap não tá ligado. Pra resolver fácil vc pega e colapsa tudo clicando com o botão direito no edit stack. ai o uvwmap fica embutido na malha e nunca mais vai acontecer isso
Mental Ray User
Gutao. Bem, acho que não usei uvwmap. (Não sei muito bem o que é) Fui apenas do editor de materiais, entrei no canal difuse e selecionei Bitmap. Apliquei no capacete e renderizei... Mexer nesse edit stack continua valendo ?? E aonde fica esse edit stack ?? Eu sou bem leigo, então...não manjo direito dos nomes nem lugares. Obrigado !!!
Ai Arthelas, o uvwmap é o modificador que informa pro max como a textura tem que ficar no objeto. sempre que colocar textura no material tem que colocar o uvwmap pra mapear. só nas primitivas do max como box e esfera que já vem com mapeamento. Se vc modelar alguma coisa ou importar de outro programa, tem que mapear. Eu estou achando que vc colocou o Environment no coordinates da textura pra ela poder aparecer, porque ai não precisa do mapeamento, mas se mover o objeto a textura fica parada, porque é uma projeção do environment. vê lá no menu coordinates da textura se não está marcada como environ Precisa ficar como texture. Ai não vai aparecer no objeto se não estiver mapeado, é ai que vc coloca o UVWMap. vê esse tut que vai te ajudar: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14934 OBS: Edit Stack é aquele quadro que tem no início do menu modify, mas vc não precisa dele, o problema é no coordinates que você colocou em environment
Doutor Ego

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717438.

Total de membros registrados: 143184

Últimos membros registrados: Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya.

Usuário(s) on-line na última hora: 905

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.