Olá Pessoal!
Mesmo já sendo registrado desde 2007, só agora fiz uma postagem. Sou usuário do 3dsmax desde quando ele era 3d Studio 3.0 no DOS. Mesmo sem muito tempo, meto a cara direto no 3dsmax9, onde faço as aberturas dos Casamentos, Aniv. 15 anos, Infantís, Institucionais. Últimamente tenho me aprofundado em modelagem, tô gostando da coisa. Vejo muitos videos no youtube e tutoriais daqui.
Vamos lá:
Desenvolvi esse ambiente para uma abertura de aniversário infantil. Gostaria da ajuda dos amigos do fórum para resolver uma limitação que tenho.
Eis minha dúvida e considerações:
Já ví inúmeros tutoriais aqui do fórum, inclusive aquele que instrui como fazer a projeção de raios de luz, com ambiente light. Indo direto ao assunto, eu já consegui fazer com que o meu sol projete raios de luz no solo, através da superfície da água, porém só consegui fazer isso com MentalRay. Como todos sabem, demora muito a renderizar e pra mim não será viável esperar pois quero entregar o serviço daqui duas semanas. Enfim, na animação do quadro abaixo, estou usando o render normal do 3dsmax9. O basicão mesmo. Então, minha pergunta é: tem como fazer com render normal, a projeção de raios de luz vindo do sol atravessando a superfície da água?
(Após a figura, descrevo todos os detalhes da composição)
- Ao fundo, tentei imitar uma névoa usando um CylGizmo com VolumeFog;
- A superfície da água é uma textura com Noise em Opacity com: color#1 preta e Color#2 Branca, Blur: 1, Self-ilumination: Azul fraco, 2-Sided.
- No meu computador, essa cena de 7 segundos(30fps) está demorando umas 2 horas pra renderizar.
Pra quem tiver curiosidade:
- Animação da câmera com alteração suave da lente de 37 para 19mm;
- Toda malha está em lowpoly com Meshsmooth;
- Animações:
- hélice do submarino (giro normal em loop infinito);
- tubos cuspidores (displace spherical);
- bolas (movimento de subir em loop infinito);
- peixes (blend aplicado em grupo);
- bandeira (ripple);
- animação da superfície da água (phase dentro do material Noise);
- 4 luzes omni fracas nos quadrantes (shadows off);
- 1 luz omni como sol (Shadows on, Ray Trace Shadows, Multiplier 1,4, sem Attenuation, em Object Shadows Dens. "0,3".
E por último, o que quer que alguém possa sugerir, um detalhe importante é que o aspecto do ambiente deve ser alegre, feliz. Afinal, é uma abertura de aniversário de 1 aninho.
A animação terá ao todo 30 segundos, com 4 cenas, sendo que a última desembocará nas imagens filmadas na festa.
Um abraço a todos e obrigado desde já.
Marcelo Barros Torres[/img]
Marcelo Barros Torres
Produção de Vídeo
www.registrodigital.net
www.tutos.com.br