Como fazer, projeção de luz, superficie da água?

Por: mbtbrasil  

Em: 29/05/2008 14:34

Olá Pessoal! Mesmo já sendo registrado desde 2007, só agora fiz uma postagem. Sou usuário do 3dsmax desde quando ele era 3d Studio 3.0 no DOS. Mesmo sem muito tempo, meto a cara direto no 3dsmax9, onde faço as aberturas dos Casamentos, Aniv. 15 anos, Infantís, Institucionais. Últimamente tenho me aprofundado em modelagem, tô gostando da coisa. Vejo muitos videos no youtube e tutoriais daqui. Vamos lá: Desenvolvi esse ambiente para uma abertura de aniversário infantil. Gostaria da ajuda dos amigos do fórum para resolver uma limitação que tenho. Eis minha dúvida e considerações: Já ví inúmeros tutoriais aqui do fórum, inclusive aquele que instrui como fazer a projeção de raios de luz, com ambiente light. Indo direto ao assunto, eu já consegui fazer com que o meu sol projete raios de luz no solo, através da superfície da água, porém só consegui fazer isso com MentalRay. Como todos sabem, demora muito a renderizar e pra mim não será viável esperar pois quero entregar o serviço daqui duas semanas. Enfim, na animação do quadro abaixo, estou usando o render normal do 3dsmax9. O basicão mesmo. Então, minha pergunta é: tem como fazer com render normal, a projeção de raios de luz vindo do sol atravessando a superfície da água? (Após a figura, descrevo todos os detalhes da composição) - Ao fundo, tentei imitar uma névoa usando um CylGizmo com VolumeFog; - A superfície da água é uma textura com Noise em Opacity com: color#1 preta e Color#2 Branca, Blur: 1, Self-ilumination: Azul fraco, 2-Sided. - No meu computador, essa cena de 7 segundos(30fps) está demorando umas 2 horas pra renderizar. Pra quem tiver curiosidade: - Animação da câmera com alteração suave da lente de 37 para 19mm; - Toda malha está em lowpoly com Meshsmooth; - Animações: - hélice do submarino (giro normal em loop infinito); - tubos cuspidores (displace spherical); - bolas (movimento de subir em loop infinito); - peixes (blend aplicado em grupo); - bandeira (ripple); - animação da superfície da água (phase dentro do material Noise); - 4 luzes omni fracas nos quadrantes (shadows off); - 1 luz omni como sol (Shadows on, Ray Trace Shadows, Multiplier 1,4, sem Attenuation, em Object Shadows Dens. "0,3". E por último, o que quer que alguém possa sugerir, um detalhe importante é que o aspecto do ambiente deve ser alegre, feliz. Afinal, é uma abertura de aniversário de 1 aninho. A animação terá ao todo 30 segundos, com 4 cenas, sendo que a última desembocará nas imagens filmadas na festa. Um abraço a todos e obrigado desde já. Marcelo Barros Torres[/img]
Marcelo Barros Torres Produção de Vídeo www.registrodigital.net www.tutos.com.br
Marcelo, Parabéns pela animação! Pelas stills dá pra ver que está plenamente de acordo com o tema. Sobre os raios de luz atravessarem um material, creio que você precise configurar o tipo da sombra com sendo "raytraced shadows", pois shadow map não reconhece transparência... Daí você escolhe o Mental Ray como renderizador padrão, mas não precisa nem configurar nada. Isso porque em teoria o mental ray trabalha melhor com sombras ray traced em comparação ao scanline. Espero ter ajudado!! Poste aqui aanimação depois se puder! Grande abraço
Doe medula óssea! Doe vida!
Ah, ainda não testei, mas acho que o volume light reconhece a opacidade! então onde o material da água for mais transparente os fachos serão mais intensos, assim cmo ocorre de verdade no fundo do mar....
oi Tirmey, blz? Pois é cara, o Sol, tal como citei acima, está configurado como Ray Trace Shadows. E eu já conseguí fazer os raios com MentalRay, porém vai demorar muuuito pra renderizar. Pelo que já analisei, realmente não tem como fazer com outro render. O que eu gostaria de saber é se alguém tem alguma manha pra imitar esses raios, pode ser com luz ou outra coisa qualquer. Desde que não demore muito pra renderizar. Flw! Quando estiver pronto, posto a abertura com som e tudo mais. Daqui 2 semanas!
Marcelo Barros Torres Produção de Vídeo www.registrodigital.net www.tutos.com.br
Ai mbtbrasil, pra luz atravessar a superfície e criar este efeito que vc quer depende de Caustics, ai só no Mental Ray mesmo. Mas dá pra vc simular legal no scanline sem a luz atravessar de verdade. Vc coloca uma luz Direct Light logo abaixo da superfície da água e usa uma imagem no Projection Map dela. Ai a luz só vai aparecer onde for branco na imagem, onde for preto ela não aparece. Se usar uma imagem de Caustics vai ficar igual o Causitcs de verdade. Dá pra simular essa imagem com o mapa Smoke e com o mapa Noise do Max. O Smoke só de inverter ele já parece com Caustics. Ai pra criar os fachos de luz vc coloca o efeito de volume light na luz Direct. Vai ficar legal.
Boa Magster! Tinha me esquecido do Proj. Map! Tenho inclusive o guia autorizado do 3ds max 8, que tem um tutorial para criação de uma cena submarina, no qual este recurso é utilizado. E por falar nisso, lembrei das pedras e corais neste tutorial, e acho que seria interessante adicionar algumas nesta cena do Mbtbrasil!
Obrigado pelas dicas... MAGster e Tirmey, estou aqui testando e já já posto os resultados! Tirmey, talvez colocarei umas pedrinhas aqui e alí.... mas sabe o que é? Esse serviço é só um complemento á filmagem, então não dá pra ficar detalhaaando demais sabe? Por isso talvez eu não faça outros tantos detalhes. Na cena final o submarino entra num tudo e desliza até sair na imagem.... vou rederiza a ultima em MOV com CanalAlpha ligadão! vai ficar bom!!!!
Não está ficando bom. Até consegui uns resultados. Mas preciso fazer outros testes. Prometo postar depois! Vlw!
cara ficaria melhor de vc colocasse uma foto só nessas esferas
Cara eu tow ligado no que vc quer! algo que simule o caustic na agua mas que nao demore muito... eu faria isso com planes inclinados, faz uns 4 grupos de planes, coloca uma textura pra simular opacidade neles e de uma forma que no meio do plane fique mais opaco e nas bordas do plane mais transparentes(com o intuito de nao mostrar a borda dura do plane) depois vc vai em cada grupo e anima a propriedade do objeto de visibilidade, de uma forma que fique uns grupos aparecenco e outros desaparecendo e assim sucessivamente. espero que tenha entendido, vou ver o q posso fazer aqui e postar.
www.behance.net/sheeperson

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717448.

Total de membros registrados: 143187

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto.

Usuário(s) on-line na última hora: 574

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.