Textura sofá realista

Por: Edivalle  

Em: 13/06/2008 18:54

Olá pessoal, estou estudando muito sobre texturas e shaders, e nos meus trabalho sinto muita dificuldade em deixar um sofá com uma impressão macia, até consigo resolver os problemas das dobrinhas e tal, mas quado renderizo em alta resolução, sempre dá aquela impressão que o sofá é muito "duro" Sei q o problema está na composição dos shaders, pois sempre me preocupo com um bom mapeamento e uso texturas em alta resolução Mas ai vem a pergunta, alguém ja conseguiu renderizar um sofá bem de perto e deixa-lo com uma aparencia agradavel ??? Obrigado e grande abraço a todos
Eu avistei mais longe que muitos porque fiquei de pé em ombros de gigantes.
Ai Valle, será que modelar não é a melhor opção? Eu crio uma edge no lugar da dobra e depois dou um extrude nela pra criar a saliência. Fazendo várias uma do lado da outra e dando acabamento nos cantos fica legal. Só na textura não dá pra fazer o relevo legal. A textura é pro material do tecido, as dobras tem que modelar de verdade. Tem um tut pra modelar dobras de almofada na capa do fórum, vê lá.
Mental Ray User
Eu também acho que o melhor é modelar, ainda mais se for pra ver de perto em alta resolução. Efeitos de bump na textura não cria as saliências de verdade e usar displacement além de ficar pesado pode não ficar bom. Modelando as dobras em lowpoly e suavizando com turbo smooth fica bem melhor. Ai usa o bump pra fazer a porosidade do tecido, pra estas coisas pequenas ele funciona bem, pra saliências grandes não serve
Então pessoal, obrigado pelas respostas, mas a modelagem de costuras e coisas do tipo realmente ficam boas, mas oq sinto falta é da composição com shaders, sabe aquele lance de um material aveludado ??? Algo que vc olhe de perto e realmente pareça tecido ? To estudando muito isso, consegue bons resultados usando o mesmo bump do tecido com as costuras, no canal difuse com fallof, mas ai vc aplica a mesma textura nesse fallof em apenas uma das cores, reduzindo o valor da primeira cor, em alguns testes ficou ótimo, mas ainda preciso melhorar Por isso queria algumas opiniões, vou postar uma imagem aqui pra vcs verem como fica Obrigado a todos
Eu de novo pessoal, olha um teste que fiz com esse tecido, ficou com um aspecto melhor, é disso que estou falando, postei tb a imagem com o material q utilizei, um fallof no canal difuse, com a mesma imagem usada no bump, reparem q com as misturas das cores do fallof, ele deixa os cantos proximos as costuras com as cores de acordo com a mistura. Então se alguém souber uma composição diferente para outros tecidos, como couro envelhecido, suede e coisas do tipo, seria bem legal postar aqui para compartilhar, como vou testando e colocando aqui tb. Mas repito, oq estou procurando são materiais bem realistas, nada dessas coisas que vem nos archshaders e archimodels da vida, aquilo é muito legal pra estudar, mas não é viavel para um render com qualiodade X tempo Obrigado a todos
Valle, tá bom isso ai viu ? Eu sinto um pouco a falta de roughness ou se for scanline , orean nyar blin que deixa com aspecto mais de tecido ou de emburrachado o material. Pra mim tha banca isso ai.... vlw !!!!
Também acho que aumentar o valor de roughness (tanto do Arch&Design quanto do shader Oren-Nayar-Blinn do Standard) já daria um ar bem realista ao tecido, mas, ao meu ver, já está ótimo o seu sofá!
Crio, logo existo!
Nossa veio, gostei muito dessa sua textura de sofa. Há uma possibilidade de você mandar ela para mim? Agredeceria muito, obrigado!
Olá pessoal, valeu pelas dicas, mas estou usando o vray, esse parametro roughness, testei com o material standart e realmente fica muito bom.... E onde seria isso nos materiais do Vray ??? Valeu
Ai Valle, parabéns pelo material cara, ficou show. Vou te falar uma coisa que eu fiz uma vez que preceisei renderizar uma almofada bem de perto. Fiz de tudo, fiz o material com falloff, roughness no Arch&Design, bump, mesmo assim faltava alguma coisa. Ai eu criei uns pelinhos bem pequenos com o hair and fur na almofada. Fiz eles um pouco mais claro que a cor do tecido para criar aquela penugem e desaturar conforme a vista.´ São estes pêlos que a técnica do falloff simula, mas quando está vendo muito paralelo o falloff perde a ilusão, precisa dos pêlos de verdade. Foi ai que eu fiz estes pelinhos com o hair and fur. Me inspirei em uma das esferas de usuários aqui do site, tem uma que é de tecido e tem estes pelinhos. Tentei o mesmo e ficou muito bom, tenta ai.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717448.

Total de membros registrados: 143187

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto.

Usuário(s) on-line na última hora: 474

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.