Textura sofá realista

Por: Edivalle  

Em: 13/06/2008 18:54

Olá pessoal, estou estudando muito sobre texturas e shaders, e nos meus trabalho sinto muita dificuldade em deixar um sofá com uma impressão macia, até consigo resolver os problemas das dobrinhas e tal, mas quado renderizo em alta resolução, sempre dá aquela impressão que o sofá é muito "duro" Sei q o problema está na composição dos shaders, pois sempre me preocupo com um bom mapeamento e uso texturas em alta resolução Mas ai vem a pergunta, alguém ja conseguiu renderizar um sofá bem de perto e deixa-lo com uma aparencia agradavel ??? Obrigado e grande abraço a todos
Eu avistei mais longe que muitos porque fiquei de pé em ombros de gigantes.
Ai Valle, será que modelar não é a melhor opção? Eu crio uma edge no lugar da dobra e depois dou um extrude nela pra criar a saliência. Fazendo várias uma do lado da outra e dando acabamento nos cantos fica legal. Só na textura não dá pra fazer o relevo legal. A textura é pro material do tecido, as dobras tem que modelar de verdade. Tem um tut pra modelar dobras de almofada na capa do fórum, vê lá.
Mental Ray User
Eu também acho que o melhor é modelar, ainda mais se for pra ver de perto em alta resolução. Efeitos de bump na textura não cria as saliências de verdade e usar displacement além de ficar pesado pode não ficar bom. Modelando as dobras em lowpoly e suavizando com turbo smooth fica bem melhor. Ai usa o bump pra fazer a porosidade do tecido, pra estas coisas pequenas ele funciona bem, pra saliências grandes não serve