Weld vs Colapse

Por: Hullian  

Em: 19/06/2008 18:53

Boa noite a todos! Bom, ultimamente eu tenho tido esta duvida me torturando, pois, não faz muito tempo, assiti um video tutorialde modelagem orgânica e o artista utilizava o weld para soldar os pontos, entretanto, esta técnica apenas sobrepõe os vértices da malha, assim, algumas vezes, ele acabava mechendo sem querer em um polygon que estava soldado e saia do lugar, entao ele tinha de dar um target weld denovo, então eu comecei a me perguntar: por que ele não usou o Colapse, que ao invés de simplesmente sobrepor os vértices, ele literalmente solda os dois em um só, assim quando fosse fazer alguma modificação na malha por polygon. Também andei reparando que os usuários mais antigos e experientes sempre recomendam o weld, nem falam no colapse, então, gostaria de saber qual a desvantagem do colapse para ninguem usar? Valeu!
Crio, logo existo!
Ai Hullian, depende da técnica que o cara usou pra modelar. Se ele modelou com linhas pra depois aplicar o modificador surface, não pode soldar os vértices da linha, eles tem que ficar no mesmo lugar sem soldar, por isso usa só o target weld. Nem dá pra soldar mais de dois vértices no mesmo lugar e nessa técnica usam linhas para criar uma armação de arame e sempre tem 4 vértices no mesmo ponto, não dá pra soldar 4 vértices de uma linha no mesmo ponto. Essa técnica é ruim pra editar o modelo depois, porque quando vai mover os vértices, se não mover todos juntos abre a malha neste ponto. Mas se o cara estava modelando em poly, editando polígonos, quando tiver que soldar dois ou mais vértices vai usar o Weld e vai soldar de verdade, não tem target weld nos polígonos, só nas linhas. As linhas não tem collapse, tem só Weld. Então, se estiver modelando em polígonos, pode usar o Weld ou o Collapse, dá na mesma. Só que com o Weld vc pode soldar vários grupos de vértices prontos ao mesmo tempo. Tipo pra soldar o perfil de um personagem. O Collapse solta todos os vértices selecionados em 1 só. É ai a vantagem do Weld, que vc pode definir uma distância pra soldar e soldar apenas os grupos de vértices próximos
Opa, valeu pelas explicações magster! O video que estou falando saiu na capa aqui do site faz um tempo já, é sobre modelagem de face feminina, no caso é modelagem poly de planes, o cara faz tudo separado (olhos, nariz, boca e orelhas) e depois vai soldando tudo com weld, e foi por isso que fiquei na duvida se o collapse não seria melhor, já q fica um só, mas daria mais trabalho já que teria de fazer de par em par. Aproveitando a oportunidade, deixar os vertices sobrepostos não é ruim não? Não vai dar problemas na hora de fazer rigging?
Crio, logo existo!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717438.

Total de membros registrados: 143183

Últimos membros registrados: rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685.

Usuário(s) on-line na última hora: 786

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.