Ajuda em KF/animação

Por: Azazel  

Em: 04/07/2008 17:54

Olá pessoal! Não posto muito mas sempro tô ligado aqui. Para me salvar um baita tempo, gostaria de saber se é possivel/como faz isso: Modelei um livro e quero animar as páginas virando (sim, inspirado naquele tutorial muito massa da escalight). Dúvida: quero animar várias páginas. Já que o movimento de virar (seus KF) são os mesmos, daria para criar tipo um "preset" dessa animação? Por exmplo, a animação tem X keyframes em determinado espaço de tempo, se desse para seleciona-los e criar um preset, para eu escoler outra página e usálos na animação da mesma. Ou é o caso de copiar e colar os keyframes na outra geometria. Valeu (eu tentei animar isso com bones... não deu certo huehuehue. Vou ter que estudar bastante)
Azazel - The leader of the Se'irim The choices from the Gods are useless as the Gods themself. -Kratos-
Tem o load animation, dá pra vc fazer a animação de uma página, salvar essa animação e dar merge na outra página. Mas eu não sei os detalhes de como fazer, fica no menu file>save animation. Vê o help do max que deve ter bastante informação. Se for animação de posição e rotação, acho que funciona se copiar os keys e colar na time line da outra página. Acho que pelo curve editor não dá, mas pelo dope sheet dá. Pra animar a página do livro virando o cloth é bom, vai deixar mais natural
Azazel, eu faria um simples script pra todas as paginas terem a mesma animação com shift de frames (diferença de tempo) mas eh possivel fazer isso facilmente na mao. Seleciona todas as paginas e marca os KF como vc desejar. Depois pega caga pagina e move os KF dando um espaço de tempo entre o começo de uma pagina e outra. Acredito que vc tenha usado o 3dsmax pra fazer certo ? Se for no XSi eh soh entrar no timeline e dar um copy paste na animação. vlw !
Thunndro, Magster Valeu mesmo pelas excelentes dicas. Resolvi delecionar todas e animar. Depois eu selecionei a página e empurrei os KF mais pra frente. Além, salvei a animação. Sobre script, vouter que dar uma estuda, é sempre bom ter mais de uma alternativa na manga. E sobre o cloth, bem legal a idéia, né? Dei uma olhada no help, mas vou precisar de um bom tempo pra compreender... Agradeço mesmo as dicas, Já aprendi coisas importantes hoje com vocês.
Azazel - The leader of the Se'irim The choices from the Gods are useless as the Gods themself. -Kratos-
Ai Azazel, o Cloth tem uns macetes mesmo, mas fica bem realista. Vc tem que prender um box nos vértices da ponta da página, onde vai "pegar" para virar a folha. Ai vc anima o box se movendo para virar a folha e depois manda o cloth calcular o movimento. Não é tão difícil, mas precisa conhecer legal o cloth primeiro. Tem um tut bom do cloth aqui: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15363
Doutor Ego
Opa marcola, já deu uma luz. O help do cloth é enorme, vou precisar reservar umas horas só pra fuçar lá (e tempo tà difícil de arrumar). Eu não entendi essa de de "prender o box". Enfim, vamos a luta. Muito obrigado pela dica.
Ai Azazel, o cloth simula as forças físicas sobre o tecido e faz ele se comportar de modo realista. Mas você não interage com o tecido em tempo real, dá pra pegar uma ponta dele e puxar para desarrumar um cobertor sobre a cama, mas não dá para animar a virada da folha de um livro puxando a página. Pra animar estas coisas que são simulações físicas vc tem que animar objetos que vão empurrar, puxar, barrar, colidir com o tecido, pra fazer o que vc quer. Por isso precisa pender um box no canto da folha e animar ele como se fosse a mão puxando a folha. É o box que vai puxar essa folha na hora da simulação. Ai quando estiver com o box animado, a folha vai ficar parada, depois vc manda simular o tecido e a folha vai ficar presa no Box, vai ser puxada por ele na simulação e vai virar como uma folha de livro. Pegou?
Doutor Ego
Bem ilustrado marcola. resta saber se no cloth se escolhe onde "grudar" a geometria simulada. Deixa que eu vou pesquisar. Mas muto obrigado pela disposição. azazel
Azazel, o cloth tem sub-objects que vc pode selecionar e criar grupos, estes grupos podem receber comandos como grudar em outro objeto. Esse tut explica: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15363
Mental Ray User
Bo sub-object do cloth tem o vertex, ai vc consegue selecionar os vértices do tecido e fazer um grupo. Esse grupo aparece no quadro do cloth, ai vc seleciona ele, clica no sim node e seleciona o box. Os vértices selecionados vão ficar presos ao box :)
Doutor Ego

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717436.

Total de membros registrados: 143182

Últimos membros registrados: JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545.

Usuário(s) on-line na última hora: 477

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.