hallowenharvey, assim, eu to de ferias, por isso to escrevendo tando no forum, pq nao tenho muito tempo pra mim, pra poder fazer o que eu gostaria por hobby.
Nao to vindo aqui falar, por que tenho 18 anos de 3d, comecei em 1990 num programa chamado Topas e cheguei a testar o 3d studio 1 pra DOS, o fato eh que ninguem trabalha assim pq nao eh melhor eh simples. Vc tah preocupado com photons ? vc sabe qual foi o primeiro filme de animação que usou radiozidade ? Foi a Era do gelo, e mesmo assim isso nao impediu deles fazerem coisas lindas antes. Eh facil similuar tudo isso com luz, o GI eh uma ferramenta poderosa mas dah pra fazer exatamente tudo sem GI, eu disse TUDO mesmo.
Quando eu entro num topico pra falar alguma coisa não é pra parecer que eu conheço tudo, mas pra ajudar quem tah precisando e esclarecer o que está ao meu alcance. Nao eh uma guerra que quero, quero passar e ganhar conhecimento. Esse tipo de discussão nao leva nada de produtivo, entao vamos ser praticos. Pra quem quiser testar: monta um cena simples, com objetos em primeiro plano e anima esses objetos com qualquer movimento. Depois renderiza soh o BG e coloca de Background e renderiza os objetos com matte na cena. Se souber como fazer pronto tah resolvido em muito menor tempo. E ainda vou mais longe, dah pra fazer sem GI, eu mesmo tenho trabalho que fiz a pouco tempo que nao tem GI, soh scanline. Chegaram a perguntar se tinha SSS na minha cena, o render ficou com menos de 1 minuto porque eu nao podia de me dar ao luxo de ter GI numa cena que teria 8 minutos com 3 personagens animados , 4 secundarios , com fala e interagindo com Live action. Eh um fato, nao discuto com fato, dah pra fazer TUDO sem GI já opniao eh opniao.
Entao vamos ser mais produtivos dessa vez e deixar de lado o resto.
Tenta ajudar o Ricardo a renderizar a cena dele com o menor tempo de render possivel, ele tah precisando de ajuda, eu soh posso ir ateh aqui o resto quem puder...Se candidate.
vlw !